Com um levantamento rápido na internet, você logo nota que o aplicativo de delivery representa um cenário bastante rentável no Brasil. Tanto é que um artigo veiculado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) mostra que, já em 2020, o nosso país tinha quase metade de todo o mercado de delivery na América Latina (cerca de 48,77%).
Já um relatório de 2022 do instituto Statista aponta que cerca de 63 milhões de brasileiros fazem uso desses apps na rotina. Eles são responsáveis por gerar nada mais, nada menos que uma receita anual de U$ 3,2 bilhões só com a compra de alimentos.
Diante de números tão positivos e atrativos, muitos empreendedores do ramo gastronômico se questionam como aderir a esse recurso, como ele funciona na prática e quais vantagens e desvantagens podem trazer. Pensando nisso, preparamos um post que vai lhe deixar a par de tudo isso. Acompanhe!
O que é um aplicativo de delivery?
Ele consiste na evolução tecnológica do serviço de delivery que por muito tempo foi realizado por meio do telefone, com o cliente ligando para o estabelecimento para adquirir item X, Y ou Z no conforto de casa. Na atualidade, a ligação é dispensada.
Agora as pessoas baixam um programa no smartphone — que pode ser exclusivamente do estabelecimento ou uma plataforma que concentra várias marcas. Feito isso, elas se cadastram nele e ficam aptas a fazerem as encomendas de produto que desejam.
Os pedidos podem ser pagos diretamente pela própria plataforma ou no momento da entrega. No caso de restaurantes, é possível utilizar um aplicativo de delivery para vender bebidas, aperitivos, doces, sobremesas, marmitas ou mesmo refeições completas.
Como funciona um app de delivery?
Antes de começar a receber pedidos, o restaurante precisa criar um perfil de venda. Ele deve conter as principais informações do estabelecimento para que o cliente possa identificá-lo e saber mais detalhes de como ele opera. Por exemplo, o perfil deve ter:
- Horários de funcionamento;
- Meios de pagamento aceitos;
- Endereço e telefone de contato;
- Taxa de entrega (se houver);
- Descrição do restaurante (o que ele vende e qual o público dele);
- CNPJ do estabelecimento.
O próximo passo é montar e detalhar o cardápio do serviço com as descrições de cada prato, assim como o peso ou as unidades de alimento que vem em cada porção. Também é interessante ter fotos para esses pratos, pois isso facilita o processo de escolha do consumidor. Por último, não pode faltar o preço cobrado por item do menu.
O terceiro passo é planejar as configurações de tempo de espera e entrega dos pedidos com base em uma estimativa do preparo mais o deslocamento do entregador. Concluída essa parte inicial, o restaurante pode ficar ativo para vendas. O app vai sinalizá-lo quando houver novas solicitações feitas por clientes.
Elas vão ficar com um status disponível tanto para o estabelecimento quanto para o cliente. Assim, o primeiro pode atualizá-lo conforme a encomenda avança, enquanto o segundo pode acompanhar em que etapa ela está. Veja:
- Pedido recebido;
- Pedido em preparação;
- Pedido em separação;
- Pedido saiu para entrega; e
- Pedido entregue.
Além do status, que permite informação em tempo real sobre possíveis imprevistos, atrasos e cancelamentos, o aplicativo de delivery também costuma disponibilizar a opção de chat ou ligação rápida para o estabelecimento.
Quais as vantagens e desvantagens em criar um app próprio ou investir em aplicativos prontos?
Como dito há pouco, você tem duas opções quando se trata de aplicativo de delivery: ter um app próprio ou fazer parte de uma plataforma que opera como marketplace de vários restaurantes na sua região. Abaixo, você vai conhecer quais as vantagens e desvantagens dessas duas alternativas. Fique atento!
App próprio
Vantagens
Com um app do seu estabelecimento, você não tem concorrência para seu preocupar dentro do sistema. Afinal, independentemente do pedido feito, o cliente está comprando apenas da sua marca. Outra vantagem marcante aqui é que você não tem que ceder comissões ou repasses de verba para terceiros.
Afinal, é o seu restaurante que opera e está à frente de todas as atividades da plataforma. Isso dá maior independência, autonomia e poder de mudanças para a marca.
Desvantagens
Você precisa ter uma equipe de desenvolvimento, manutenção e gestão do aplicativo de delivery, seja ela própria, seja ela terceirizada. Afinal, ele deverá ser planejado do zero.
Isso representa uma despesa extra mensal. Além disso, é preciso investir mais em marketing digital para divulgar o serviço e estimular o download do app. Vale mencionar ainda a necessidade de contar com entregadores fixos para realizar o delivery.
Apps prontos
Vantagens
Uma das principais vantagens é a praticidade. Isso porque você só precisa cadastrar o seu estabelecimento no app. Feito isso, já está apto a vender e a gerenciar os pedidos pelo sistema da empresa que opera a plataforma.
Outro ponto positivo dessa opção é o acesso ao banco de clientes dos aplicativos que contam com milhares ou mesmo milhões de usuários fazendo pedidos diariamente. Por fim, muitos apps prontos permitem que pessoas se inscrevam neles para atuarem como entregadores. Portanto, uma vez parceiro do sistema, você também pode desfrutar dessa rede sem qualquer estabelecimento de vínculos empregatícios.
Desvantagens
Podemos citar duas desvantagens desse modelo. A primeira é o custo para se manter na plataforma. Afinal, os apps prontos cobram não apenas um plano de assinatura pelo serviço disponibilizado, mas também uma comissão em cima de cada venda realizada. Os valores, é claro, vão variar conforme cada aplicativo de delivery.
A segunda, por sua vez, é que você vai disputar a atenção do cliente com restaurantes concorrentes que também estão cadastrados no app. Por conta disso, muitas vezes é preciso pensar em descontos e ofertas especiais ou mesmo fazer investimentos extras em anúncios dentro da plataforma para sair na frente.
Quais são as principais plataformas de delivery do país?
Para encerrar, vale a pena falarmos sobre as principais plataformas de delivery nas quais você pode cadastrar o seu negócio. Afinal, há muitas empresas que já estão consolidadas no cenário nacional, enquanto outras vem despontando no setor nos últimos anos. Portanto, fique atento a elas!
iFood
O iFood é, facilmente, um dos aplicativos mais populares do ramo. Disponível em todo o país, ele conta, segundo o próprio site, com mais de 300 mil estabelecimentos comerciais cadastrados e intermedia, em média, cerca de 60 milhões de pedidos mensais.
Mas não para aí, já que, além de englobar restaurantes dos mais variados segmentos, ele também disponibiliza a função de compras em mercados, farmácia, pet shops, lojas de conveniência etc.
Rappi
O Rappi tem uma cartela de serviços diversificado como o anterior. Além do acesso aos restaurantes da região onde se encontra, o consumidor pode fazer compras remotas em farmácias, shoppings, supermercados etc.
O grande diferencial dele é o fato da empresa estar ativa em outros países da América Latina. São eles: Argentina, Chile, Colômbia, México, Costa Rica, Peru, Uruguai e Equador.
Não é para menos que, como aponta o site da marca, ela acumula mais de 30 milhões de usuários. Portanto, a depender do crescimento do seu negócio, é possível utilizá-lo na sua estratégia de entrada em outros mercados.
Zé Delivery
O Zé Delivery, por sua vez, tem cobertura em todos os estados e capitais do Brasil. Ele é focado na venda de bebidas (tanto alcoólicas quanto não alcoólicas) e petiscos para acompanhamento delas.
Porém, também disponibiliza para os usuários a opção de compra de gelo, descartáveis e acessórios para o consumo de drinks. O app permite o cadastro não só de lojas e mercados, mas também restaurantes, bistrôs, cantinas e demais serviços de gastronomia.
Aiqfome
Presente em 23 estados brasileiros — entre eles São Paulo, Paraná, Ceará, Amazonas e Mato Grosso —, o Aiqfome é mais uma alternativa de plataforma de delivery para o seu negócio. Entre os segmentos que mais se destacam no app estão as pizzarias, os restaurantes de culinária oriental, os fast foods e os restaurantes de marmitas.
99 Food
O 99 Food é a nova plataforma do app 99 que já está ativa em algumas das principais capitais brasileiras, como Salvador, Manaus, São Paulo e Belo Horizonte. Ele é voltado para o delivery de restaurantes parceiros, com destaque para o food truck, o fast food e os pratos executivos personalizados.
Como estratégia de crescimento, a empresa vem divulgando o serviço dentro do aplicativo de transporte com promoções, descontos e ofertas especiais para captação de clientes.
Pede Pronto
O Pede Pronto é um aplicativo ainda recente comparado aos demais, mas que já tem uma rede de parceiros comerciais bem estabelecida no eixo Rio-São Paulo. O foco dele é justamente os restaurantes com entrega de refeições no formato delivery e drive-thru.
Além disso, ele conta com uma iniciativa chamada Taste Lab que fornece promoções especiais para os usuários para estimulá-los a conhecer novas marcas gastronômicas.
Como mostrado, investir em um aplicativo de delivery é bastante vantajoso. É uma forma de promover o seu restaurante, aumentar os lucros, atrair e fidelizar novos clientes e, de quebra, ainda expandir a presença da sua marca na rede virtual.
Porém, antes de iniciar o serviço, é importante planejar a logística do estabelecimento e traçar um comparativo entre as opções que você tem disponível: ter um app próprio ou se cadastrar em plataformas de delivery. Afinal, a depender dos seus objetivos comerciais, uma delas pode se encaixar mais com o seu modelo de atuação — e cabe a você avaliar os prós e contras disso.
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