O aumento de produtividade é fator determinante para o sucesso para negócios de todos os tipos. Depois da abertura de um estabelecimento, se torna uma fonte de lucro e saúde financeira. Com as pizzarias não poderia ser diferente. Diante da crise econômica do país, o aumento da produtividade é ainda mais importante, assim como gerir melhor seu negócio e aproveitar o máximo de recursos para sobreviver e lucrar. Mas como vender mais pizzas?
Para dar dicas sobre como aumentar a produção e as vendas, convidamos Adenilson Bomfim — mais conhecido como Adenilson Pizzaiolo —, hoje à frente de um dos canais mais acessados do YouTube quando o assunto é preparar a redondinha perfeita. Ele trabalha há duas décadas no ramo e abriu a Pizzaria do Pizza, em Mongaguá-SP.
Quer aprender como? A seguir, entenda melhor o conceito de produtividade, como avaliar e melhorar esse aspecto na sua pizzaria! Boa leitura!
O que é aumento de produtividade?
O aumento de produtividade também está associado à maior rentabilidade. Ou seja, significa que a empresa possui um planejamento eficiente, além de uma equipe qualificada. Em outras palavras, isso ocorre quando o negócio produz mais e melhor sem desperdício de recursos e tempo.
Como consequência, vai conseguir ofertar os melhores produtos e serviços, bem como um atendimento de qualidade aos clientes.
Como avaliar o aumento de produtividade na pizzaria?
Existem vários indicadores que podem contribuir com números interessantes e que vão ajudá-lo a realizar uma avaliação precisa da produtividade da pizzaria. Confira quais são!
Ticket médio
Trata-se de um indicador muito importante para a pizzaria, tendo em vista que indica o quanto, em média, os consumidores estão gastando no seu negócio. Para calcular a fórmula é simples:
ticket médio = valor total de vendas no dia/total de cliente no dia.
É possível repetir esse cálculo todos os dias da semana para compreender em quais dias os clientes estão gastando mais. Também é possível mensurar o ticket médio semanal e mensal, que podem contribuir para orientar as estratégias. Esses dados permitem implementar medidas bastante úteis para alavancar as vendas.
Uma dica para aumentar o ticket médio é melhorar o cardápio e inserir fotos atrativas ou criar combos que chamem a atenção dos clientes, e os levem a gastar mais.
Tempo médio de preparação dos pedidos
Deixar os clientes esperando muito tempo por um pedido é uma péssima ideia. Se a pizzaria encontrar problemas na cozinha, o consumidor não ficará apenas insatisfeito, como também vai desistir do pedido e buscar pela concorrência.
Sendo assim, uma boa maneira de detectar problemas na forma como a cozinha está organizada é avaliando o tempo médio de preparo dos pedidos. Com isso, será mais simples mensurar se existe a necessidade de investir em novos equipamentos e treinamentos.
Tempo médio de espera
Filas de espera podem acontecer. Contudo, fila muito grande, que mostra dificuldade para ser reduzida, pode apontar problemas com a gestão interna, como erros na administração da lista de espera ou falhas frequentes no atendimento.
Usando um indicador para avaliar o tempo médio de espera, fica mais fácil detectar esse tipo de problema. Com isso, ações como a implementação de ferramentas para o gerenciamento automatizado da fila, ou melhorias no processo podem ser empregadas com precisão.
Taxa de entregas dentro do prazo
Caso a pizzaria tenha serviço delivery, uma boa alternativa é estruturar uma métrica para apontar quantas se as entregas estão sendo realizadas dentro do prazo. Saber se os entregadores usam bons trajetos, possibilita ao negócio otimizar os processos envolvidos e elevar a satisfação do cliente.
Tempo de ciclo do pedido
Esse indicador se refere ao intervalo de tempo que o entregador demora para chegar até o cliente. Ou seja, é o tempo total computado, desde o momento em que o cliente fez o pedido até a entrega do produto.
Para fazer esse cálculo, no delivery é um processo mais fácil, tendo em vista que o entregador informa no ato da entrega. Já na pizzaria, uma maneira de fazer isso é por intermédio da comanda eletrônica, onde um sistema registra a hora que o pedido foi enviado para a cozinha e o momento que ele foi entregue ao garçom para ser levado até a mesa.
Para chegar ao resultado, a fórmula é bem simples:
Tempo de ciclo do pedido = hora do pedido – hora da entrega.
Indicadores relacionados à segurança alimentar
As normas sanitárias de segurança alimentar devem ser rigorosamente respeitadas em um estabelecimento de alimentação e, por este motivo, também é um indicador muito importante. Nesse caso, será preciso pesquisar os documentos da Anvisa e averiguar se a pizzaria está adequada, desenvolvendo estratégias para cumprir todos os requisitos e exigências.
Outro ponto é acompanhar a manutenção dos equipamentos e agendar as revisões periódicas, assegurando o pleno funcionamento das atividades. Isso vale para fornos, refrigeradores e demais.
Satisfação dos clientes
É preciso entender qual é a satisfação dos clientes ao frequentar a pizzaria. Para conseguir mensurar essa questão você pode utilizar uma ferramenta conhecida como Net Promoter Score (NPS).
A principal vantagem do NPS é a simplicidade que os consumidores têm para responder e a maneira como as informações e apresentam para você. A pergunta que precisa ser respondida por eles é: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa pizzaria para seus familiares e amigos?”
Você pode pedir para que eles respondam manualmente, antes de saírem do estabelecimento, via e-mail, por meio de totens digitais, WhatsApp, entre outros. Os dados da pesquisa podem ser classificados de três formas:
- Detratores: clientes que deram notas de 0 a 6;
- Neutros: clientes que deram notas 7 ou 8;
- Promotores: clientes que deram notas 9 ou 10.
Nesse caso, o ideal é ter muito mais clientes promotores do que neutros e detratores. Após, você pode usar a seguinte fórmula:
NPS = (promotores – detratores / total de clientes) x 100.
Como aumentar a produtividade da pizzaria?
Existem algumas estratégias que podem ser bastante efetivas quando o assunto é aumentar a produtividade da pizzaria. Confira algumas delas!
Fique de olho no porcionamento dos ingredientes
Nada de preparar os recheios das pizzas “na mãozada”, sem obedecer às medidas. Além de conferir um gosto enjoativo ao produto final, os exageros do dia a dia custam caro.
“Trabalhamos com uma ficha técnica e seguimos à risca. Estimamos a saída de cada sabor e separamos, todos os dias, os ingredientes em saquinhos pesados em balanças”, diz Adenilson.
E ele é campeão no quesito vender mais pizzas!
O funcionário pode até perder um pouco de tempo antes de abrir a pizzaria, mas ganha rapidez na montagem, principalmente nos horários de pico. O esforço compensa: a economia pode chegar a 30% do custo com ingredientes para o mesmo número de pizzas.
Avalie fornos e combustível
Adenilson não teve dúvidas ao abrir sua pizzaria e optou por um forno de esteira movido a gás (GLP).
“O patrão consegue controlar a produção e até colocar a mão na massa se preciso, pois esse forno não precisa de um funcionário tão qualificado e produz muitas pizzas por hora”, atesta.
O GLP também é mais uniforme que a lenha e não tem falhas de qualidade e abastecimento.
“Com o GLP, perdemos menos tempo mantendo a temperatura do forno, reduzimos desperdício e imprevistos, além de manter o funcionário focado no preparo das massas e recheios”.
Esteja sempre capacitado(a)
Vender pizzas é um negócio lucrativo, mas para isso é preciso ter determinação e estudar um bocado sobre empreendedorismo. Adenilson é um verdadeiro incentivador do “faça você mesmo” e sugere que proprietários e gerentes de pizzarias estejam sempre de olho nas tendências do mercado e inovações, além de buscarem capacitação técnica e de gestão.
“Precisamos entender o processo, garantir a qualidade das pizzas e controlar a produtividade. É fundamental buscar informações e se atualizar para isso”, afirma ele.
Tenha um cadastro de clientes
Um bom cadastro de clientes é essencial para agilizar o atendimento de qualquer pizzaria, principalmente nas entregas delivery e, com isso, evitar falhas nas entregas. Muitas vezes ocorre do atender anotar um nome, endereço ou telefone errado e, assim, afetar o atendimento e o trabalho do motoboy. Com um bom sistema de cadastro você pode deixar os dados salvos, o que vai otimizar o tempo de atendimento do cliente nos próximos pedidos.
Aposte nos pedidos pré-agendados
Tem dias que os pedidos de delivery apresentam um volume muito alto. Sendo assim, uma ideia é realizar campanhas de divulgação para que os clientes façam os pedidos com antecedência e agendem o horário da entrega.
Com essa atitude você consegue desocupar o telefone em horários de pico e assegura que os clientes fiquem satisfeitos, considerando que eles também vão pedir com mais tranquilidade e não ficarão presos e impacientes casos os canais de comunicação estiverem ocupados.
Controle os produtos vendidos
Com uma rotina bastante corrida, nem sempre é possível coletar informações para prever as vendas. Mesmo assim, é muito importante entender quais sabores têm mais saída e, com isso, gerar uma determinada previsibilidade.
Por exemplo, qual tamanho de pizza vende mais: grande, média, broto; quanto representa as vendas de cada tamanho; quais dias de semana vendem mais; quais sabores têm menos saída, entre outros dados.
Tudo isso é muito significativo para quem prepara as pizzas. Afinal, possibilita que o trabalho seja adiantado, com o preparo das massas, separação dos ingredientes, ajustes das bancadas com os itens mais vendidos próximos do pizzaiolo.
Integre um sistema aos aplicativos de delivery
Existem vários aplicativos que realizam serviços de delivery no Brasil, como o iFood, Uber Eats e Rappi, colaborando com várias pizzarias a faturarem mais. Nesse caso, os estabelecimentos cadastrados precisam estar atento quanto à necessidade de uma boa gestão dos pedidos, para serem realizados de maneira ágil e eficiente.
O consumidor que solicita pela plataforma e não tem uma boa experiência, pode, facilmente, comprar do seu concorrente na próxima vez que solicitar pelo delivery.
Treine a equipe
Treinar os funcionários da pizzaria também é uma medida importante para quem busca melhorar a produtividade e a qualidade do atendimento. Isso porque, um time com atendimento qualificado vai agilizar os processos do estabelecimento, considerando que possuem uma maior compreensão das etapas da produção.
Desde o serviço financeiro até servir ou entregar a pizza para o cliente, é preciso que eles estejam por dentro do funcionamento do negócio em geral. Dessa forma, no momento do treinamento, comece explicando esse processo, para que eles consigam verbalizar os motivos de alguma falha que possa acontecer.
Tenha em mente que não é possível pedir aos colaboradores um nível de excelência se eles não são treinados ou instruídos para isso. Por este motivo, assegure que todos os integrantes da equipe conheçam o cardápio, o padrão de atendimento aos clientes, promoções, como agir em casos de reclamações e demais imprevistos e demais.
É necessário instruí-los no sentido de sempre procurarem soluções, mantendo a calma, de maneira direta e recorrendo à gerência ou responsável em casos de dúvida.
Escute o feedback dos clientes
Ouvir o que os clientes têm a dizer nem sempre é uma tarefa tão simples, já que pode haver algumas reclamações. No entanto, se você ouvi-los com profissionalismo e atenção, vai receber informações muito valiosas que podem influenciar nas próximas decisões a serem tomadas.
Assim, para entender como aumentar a produtividade de uma pizzaria, é essencial ouvir esse retorno com paciência para servirem de base para melhorias. Por exemplo, caso o cliente tenha reclamado da demora do preparo, da qualidade da pizza ou do atendimento, você pode usar como dicas do que estão pensando sobre o estabelecimento, por este motivo, é importante ficar atento a esses feedbacks.
Como você pôde perceber, existem várias ações que podem ser implementadas como forma de criar um planejamento efetivo e condizente com a realidade da pizzaria e, com isso, conquistar o aumento da produtividade. Então, não espere mais para colocar as dicas apresentadas em prática e, assim, melhorar os resultados do seu negócio e torná-lo mais competitivo.
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