O beneficiamento de sementes é um método composto por diversas etapas. Assim, é um procedimento minucioso que consegue elevar bastante a qualidade de sementes e grãos de diferentes tipos. Neste conteúdo, vamos falar dos aspectos, fases e aplicações feitas.
Para isso, começaremos explicando o que é beneficiamento de sementes e como o processo funciona. Falaremos, em seguida, sobre a importância e os benefícios dessa técnica produtiva. Por fim, vamos esclarecer de que modo empregar o beneficiamento de sementes, com as melhores dicas.
Acompanhe a leitura e melhore a qualidade dos seus produtos!
O que é beneficiamento de sementes?
O beneficiamento de sementes consiste em um conjunto de medidas capazes de melhorar a sua qualidade e proporcionar um longo período de armazenagem com conservação. Esse armazenamento auxilia a manter a excelência do produto e possibilita a sua venda, mesmo após um tempo de colheita.
Para isso, a produção e o beneficiamento de sementes são voltados para a remoção de resíduos indesejáveis, dos maiores aos mais sutis e difíceis de perceber. Assim, são eliminadas impurezas como:
- raízes;
- ramos;
- folhas;
- colmos;
- vagens;
- hastes;
- torrões de solo;
- pedras pequenas;
- sementes e grãos de culturas diversas da selecionada;
- pragas vivas ou mortas, ou partes delas (por exemplo, insetos);
- quaisquer outros elementos indesejados.
Além disso, nesse procedimento, elimina-se o excesso de umidade para uniformizar a massa de sementes e mantê-la conservada por mais tempo.
Como funciona o beneficiamento de sementes?
O beneficiamento de sementes é dividido em várias etapas, essenciais para organizar o fluxo de trabalho e otimizá-lo. Nesse caso, é fundamental analisar os aspectos físicos e fisiológicos dos grãos e aplicar procedimentos para classificá-los, limpá-los, secá-los e armazená-los.
Confira as etapas a seguir!
Recepção
Nessa fase, o beneficiamento de sementes de soja, café, milho, feijão e arroz tem o objetivo de identificar e caracterizar os lotes. Cada um deles apresenta uma quantidade específica de grãos, com atributos e qualidades semelhantes.
Dessa maneira, é possível, por exemplo, verificar o nível de umidade das sementes e colocar os lotes mais úmidos sob um tempo maior de secagem, enquanto outros precisarão passar por um menor período desse processo.
Logo, esse é um estágio fundamental de constatação de característica e tomada de decisão em relação às etapas necessárias a cada lote.
Amostragem
Complementar à fase anterior, na etapa de amostragem, é necessário colher uma parte do lote a fim de determinar aspectos fisiológicos e físicos das sementes, como temperatura e umidade.
Por meio de ferramentas conhecidas como caladores (pneumáticos ou manuais), é possível constatar o nível de impureza e a qualidade de cada grão.
Pré-limpeza
É o procedimento que realiza a eliminação de impurezas e resquícios estranhos presentes nas sementes por meio de peneiras de elevada produção e máquinas de ar. Aqui, o foco principal é remover as impurezas, considerando a produtividade em detrimento da qualidade. Mais adiante, ainda ocorre uma limpeza complementar a essa.
Procedimentos específicos
Muitas sementes exigem algumas ações mais específicas, como a debulha ou o descascamento. Nessa fase, são empregadas as medidas conforme cada tipo de grão.
Secagem
Trata-se da uniformização da umidade para que ela fique equilibrada junto ao ar. Para isso, é necessário removê-la até a porcentagem ideal, que varia segundo cada semente.
Com um sistema automatizado, é possível elevar a qualidade das sementes e mantê-las sob armazenamento durante um período bem mais longo.
Limpeza
Nessa fase, os grãos são separados de acordo com seus aspectos físicos, como:
- cor;
- textura.
- formato;
- largura;
- comprimento;
- espessura;
- nível de absorção de líquidos;
- condutibilidade da eletricidade.
Classificação
As sementes são categorizadas conforme o padrão de qualidade de cada tipo. Isso é imprescindível para comercializá-las de acordo com a sua qualidade.
Armazenagem
O beneficiamento e armazenamento de sementes lida com a preservação correta das sementes. Para isso, o produto é pesado e pode ser armazenado já nas embalagens ou em tanques como silos, quando a venda é feita a granel.
Qual é a sua importância?
Além da qualidade da semente para o consumidor final, o beneficiamento de sementes é indicado para atender leis sobre o tema e melhorar a competitividade da produção agrícola.
A retirada de impurezas e a secagem correta para armazenagem possibilita a entrega de um produto sem resíduos indesejados. Caso contrário, o consumidor poderia encontrar resquícios prejudiciais e sujeira, o que acarreta em um golpe na imagem da empresa, processos, multas e a contaminação de pessoas.
Quais são os benefícios do beneficiamento de sementes?
O beneficiamento é capaz de elevar a produtividade e tornar a empresa mais competitiva no mercado. Caso seja realizado de maneira correta, é possível elevar a qualidade das sementes, tornando o negócio bem-visto no mercado. Por consequência, amplia-se a competitividade e eleva a procura pelos grãos.
Além disso, por lei, é necessário manter um nível obrigatório de qualidade dos produtos. Quando esse passo não ocorre, o agricultor fica passível de receber multas e penalidades.
É possível, ainda, preservar as sementes com qualidade por mais tempo. Por consequência, pode haver o aumento do preço. Logo, além da qualidade adquirida, o produto consegue esperar pela entressafra para efetuar a comercialização, elevando o valor por conta da alta procura.
Como usar na prática?
O beneficiamento de sementes segue procedimentos que não são obrigatórios por lei, e o agricultor pode empregar aqueles que se adéquam de modo otimizado à sua produção. É fato que, se nenhuma das etapas citadas forem feitas, o produtor não obtém as vantagens oferecidas.
Nesse caso, a pré-limpeza, secagem e limpeza são indispensáveis, pois focam na remoção de impurezas e na melhora do grão para armazenagem e venda. Por isso, é importante que pelo menos esses cuidados sejam efetuados após a colheita.
Para isso, é possível empregar a tecnologia por meio de um sistema de secagem de sementes. Ele colhe dados de temperatura e umidade, via sensores de dados, e possibilita o monitoramento desses atributos. Tais informações são transmitidas para um painel online que torna as decisões mais ágeis e assertivas.
Como vimos, o beneficiamento de sementes é muito importante. Assim, não basta somente realizar a colheita e já comercializar os grãos, sendo necessário realizar um tratamento após essa atividade para oferecer o melhor aos clientes.
A Ultragaz para o agronegócio continua somando energia à tecnologia. Entre em contato conosco e saiba como obter uma secagem de sementes automatizada!