Cardápio de bebidas: confira os melhores modelos!

Cardápio de bebidas: entenda qual é a importância dele para o faturamento do seu estabelecimento!

Para os donos de restaurante, pizzaria ou, até mesmo, hamburgueria, não é difícil perceber a importância que as bebidas têm no seu faturamento. Afinal de contas, é muito pouco provável que alguém vá comer em algum lugar e opte por não beber absolutamente nada, não é verdade?

Por isso, é importante ter uma boa variedade de bebidas para oferecer à clientela, e claro, apresentá-la por meio de um bom cardápio. Utilizando o modelo e conceito certo, você, com certeza, conseguirá atiçar muito mais a sede e a vontade de consumir do seu cliente.

Se, por um acaso, você não sabe quais são os modelos de cardápio de bebidas e nem como montar um que seja realmente bom, pode ficar tranquilo que nós vamos ajudar! Neste texto, vamos mostrar tudo o que precisa saber para montar um cardápio atrativo e vendedor. Continue com a gente!

Qual é a importância de investir em um bom cardápio de bebidas?

Antes de falarmos mais sobre as opções de modelos de cardápio e como fazer para montar um que seja realmente eficiente, precisamos entender a sua importância. Afinal, apenas dessa forma poderemos dar a ele a real atenção que merece.

Não importa se o seu negócio é uma hamburgueria, uma churrascaria ou um restaurante mais tradicional. Todas as pessoas que frequentam o local costumam consumir bebidas, certo? De forma geral, elas servem de acompanhamento para as refeições, o que ajuda muito no aumento do valor do ticket médio do seu negócio.

Para quem não está acostumado com o conceito de ticket médio, isso nada mais é do que um indicador de performance que avalia qual é o valor médio que cada cliente consome. Ou seja, quanto mais bebidas os seus clientes comprarem, maior será esse indicador e, portanto, o seu faturamento.

Quais são as vantagens?

Ao conseguir montar um bom cardápio de bebidas, é possível contar com inúmeras vantagens que trarão um retorno considerável para o seu estabelecimento. Afinal, no processo de montar o cardápio, você estudará as opções de bebidas que costumam ser mais atrativas para os clientes, o que vai aumentar as suas vendas.

Além disso, com os tipos de bebidas bem separados e organizados, o cliente encontrará o que está procurando com mais facilidade e pode, até mesmo, consumir mais. Já imaginou se o consumidor deseja um determinado tipo de cerveja que tem na casa, mas não encontra — e deixa de consumir por culpa disso? Ou consome em menor quantidade? Seria péssimo.

Isso tudo sem falar que um cardápio bem montado causará uma boa impressão aos clientes, demonstrando mais profissionalismo e comprometimento do seu restaurante.

Quais bebidas não podem faltar no seu cardápio?

Um cardápio eficiente e bem montado não pode se limitar apenas a apresentar bem as opções da casa, mas precisa ter bebidas que sejam realmente atrativas para o público. Portanto, é fundamental entender quais são aquelas mais importantes e desejadas pelas pessoas no seu estabelecimento.

É claro que em cada local pode haver uma preferência única, afinal, é natural que em um restaurante de massas as pessoas tomem mais vinho, por exemplo. Entretanto, ainda assim é possível destacar algumas opções principais.

Para que isso possa ser feito, antes de tudo, é preciso separar as bebidas em três grupos principais: os não alcoólicos, os alcoólicos e os fermentados. Identificando as suas diferenças, vamos mostrar as bebidas mais importantes de cada um. Acompanhe!

Bebidas não alcoólicas

Essas são as bebidas que não possuem nenhuma forma de inserção ou fermentação alcoólica e podem ser tanto industrializadas quanto naturais.

Normalmente, os itens mais consumidos nessa modalidade são refrigerantes, chás, sucos naturais e industrializados, e drinques não alcoólicos. Em meio a tudo isso, claro, é sempre bom ter a velha e clássica água, tanto natural quanto com gás.

Bebidas alcoólicas

Tratando agora das bebidas que possuem álcool em sua composição, é importante notarmos que elas costumam se diferenciar pelo seu teor alcoólico. É fundamental se atentar à regra que proíbe a venda desses produtos para menores de 18 anos, evitando problemas para o seu estabelecimento.

As opções mais consumidas costumam variar muito em cada tipo de lugar e evento, mas as cervejas e os drinks costumam fazer bastante sucesso. Além disso, a depender do ambiente, ter algumas doses de bebidas mais fortes (como whisky ou cachaça) também pode ser uma boa opção.

Bebidas fermentadas

Por fim, os vinhos e os espumantes são os principais tipos de bebidas fermentadas que costumam ser comercializadas, e fazem bastante sucesso. Assim como no caso anterior, o ambiente onde elas serão vendidas faz bastante diferença, e dependendo do estilo do seu restaurante, podem fazer mais ou menos sentido oferecê-las.

Vale destacar também a importância de oferecer aquelas bebidas que estão na moda entre o seu perfil de consumidor. Drinks com gin, kombuchas e cervejas fitness são exemplos do que está em alta no mercado e podem surpreender positivamente a clientela!

Como montar um cardápio de bebidas?

Chegando, enfim, à questão de como montar um bom cardápio de bebidas, existem alguns pontos que merecem a sua atenção. Um deles, com certeza, é a escolha dos produtos, que devem ser selecionados considerando o público-alvo do seu estabelecimento.

Além disso, com boas descrições e nomes criativos, a tendência é que os clientes fiquem bem mais interessados em consumir as bebidas. Uma boa diversidade disposta em um modelo de cardápio bem adequado ao seu público, com fotos e descrições detalhadas e interessantes, é fundamental para que o seu cardápio seja um sucesso.

Quais são os modelos de cardápio?

Tanto para bares quanto para restaurantes, o uso do espaço no cardápio de bebidas pode ocorrer de diversas formas bem diferentes, e é essencial escolher uma que se adéque ao seu público.

De forma geral, existem 3 tipos principais:

  • menu de bebidas: consiste no uso de várias páginas de menu, utilizando imagens descritivas em algumas bebidas, principalmente em cervejas e drinks;
  • lista de bebidas: é uma versão mais simples e compacta da ideia anterior, já que não têm imagens — apenas lista as bebidas existentes na casa;
  • apresentação individual de bebidas: é a ideia de deixar algumas bebidas em uma situação de maior destaque, dedicando um espaço maior ou, até mesmo, uma página inteira do seu cardápio a elas.

Um bom cardápio de bebidas tem um forte potencial para melhorar o seu ticket médio e, com isso, melhorar o faturamento do seu estabelecimento. Mas é fundamental saber quem é o seu público-alvo e selecionar bem tanto o modelo do cardápio quanto as bebidas que serão ofertadas.

Gostou do conteúdo? Nós podemos somar a nossa energia! Entre em contato conosco para seguirmos ajudando você a aprimorar o seu negócio!

Por Redação

Cardápio de bebidas: confira os melhores modelos!

Cardápio de bebidas: entenda qual é a importância dele para o faturamento do seu estabelecimento!
6 min

Para os donos de restaurante, pizzaria ou, até mesmo, hamburgueria, não é difícil perceber a importância que as bebidas têm no seu faturamento. Afinal de contas, é muito pouco provável que alguém vá comer em algum lugar e opte por não beber absolutamente nada, não é verdade?

Por isso, é importante ter uma boa variedade de bebidas para oferecer à clientela, e claro, apresentá-la por meio de um bom cardápio. Utilizando o modelo e conceito certo, você, com certeza, conseguirá atiçar muito mais a sede e a vontade de consumir do seu cliente.

Se, por um acaso, você não sabe quais são os modelos de cardápio de bebidas e nem como montar um que seja realmente bom, pode ficar tranquilo que nós vamos ajudar! Neste texto, vamos mostrar tudo o que precisa saber para montar um cardápio atrativo e vendedor. Continue com a gente!

Qual é a importância de investir em um bom cardápio de bebidas?

Antes de falarmos mais sobre as opções de modelos de cardápio e como fazer para montar um que seja realmente eficiente, precisamos entender a sua importância. Afinal, apenas dessa forma poderemos dar a ele a real atenção que merece.

Não importa se o seu negócio é uma hamburgueria, uma churrascaria ou um restaurante mais tradicional. Todas as pessoas que frequentam o local costumam consumir bebidas, certo? De forma geral, elas servem de acompanhamento para as refeições, o que ajuda muito no aumento do valor do ticket médio do seu negócio.

Para quem não está acostumado com o conceito de ticket médio, isso nada mais é do que um indicador de performance que avalia qual é o valor médio que cada cliente consome. Ou seja, quanto mais bebidas os seus clientes comprarem, maior será esse indicador e, portanto, o seu faturamento.

Quais são as vantagens?

Ao conseguir montar um bom cardápio de bebidas, é possível contar com inúmeras vantagens que trarão um retorno considerável para o seu estabelecimento. Afinal, no processo de montar o cardápio, você estudará as opções de bebidas que costumam ser mais atrativas para os clientes, o que vai aumentar as suas vendas.

Além disso, com os tipos de bebidas bem separados e organizados, o cliente encontrará o que está procurando com mais facilidade e pode, até mesmo, consumir mais. Já imaginou se o consumidor deseja um determinado tipo de cerveja que tem na casa, mas não encontra — e deixa de consumir por culpa disso? Ou consome em menor quantidade? Seria péssimo.

Isso tudo sem falar que um cardápio bem montado causará uma boa impressão aos clientes, demonstrando mais profissionalismo e comprometimento do seu restaurante.

Quais bebidas não podem faltar no seu cardápio?

Um cardápio eficiente e bem montado não pode se limitar apenas a apresentar bem as opções da casa, mas precisa ter bebidas que sejam realmente atrativas para o público. Portanto, é fundamental entender quais são aquelas mais importantes e desejadas pelas pessoas no seu estabelecimento.

É claro que em cada local pode haver uma preferência única, afinal, é natural que em um restaurante de massas as pessoas tomem mais vinho, por exemplo. Entretanto, ainda assim é possível destacar algumas opções principais.

Para que isso possa ser feito, antes de tudo, é preciso separar as bebidas em três grupos principais: os não alcoólicos, os alcoólicos e os fermentados. Identificando as suas diferenças, vamos mostrar as bebidas mais importantes de cada um. Acompanhe!

Bebidas não alcoólicas

Essas são as bebidas que não possuem nenhuma forma de inserção ou fermentação alcoólica e podem ser tanto industrializadas quanto naturais.

Normalmente, os itens mais consumidos nessa modalidade são refrigerantes, chás, sucos naturais e industrializados, e drinques não alcoólicos. Em meio a tudo isso, claro, é sempre bom ter a velha e clássica água, tanto natural quanto com gás.

Bebidas alcoólicas

Tratando agora das bebidas que possuem álcool em sua composição, é importante notarmos que elas costumam se diferenciar pelo seu teor alcoólico. É fundamental se atentar à regra que proíbe a venda desses produtos para menores de 18 anos, evitando problemas para o seu estabelecimento.

As opções mais consumidas costumam variar muito em cada tipo de lugar e evento, mas as cervejas e os drinks costumam fazer bastante sucesso. Além disso, a depender do ambiente, ter algumas doses de bebidas mais fortes (como whisky ou cachaça) também pode ser uma boa opção.

Bebidas fermentadas

Por fim, os vinhos e os espumantes são os principais tipos de bebidas fermentadas que costumam ser comercializadas, e fazem bastante sucesso. Assim como no caso anterior, o ambiente onde elas serão vendidas faz bastante diferença, e dependendo do estilo do seu restaurante, podem fazer mais ou menos sentido oferecê-las.

Vale destacar também a importância de oferecer aquelas bebidas que estão na moda entre o seu perfil de consumidor. Drinks com gin, kombuchas e cervejas fitness são exemplos do que está em alta no mercado e podem surpreender positivamente a clientela!

Como montar um cardápio de bebidas?

Chegando, enfim, à questão de como montar um bom cardápio de bebidas, existem alguns pontos que merecem a sua atenção. Um deles, com certeza, é a escolha dos produtos, que devem ser selecionados considerando o público-alvo do seu estabelecimento.

Além disso, com boas descrições e nomes criativos, a tendência é que os clientes fiquem bem mais interessados em consumir as bebidas. Uma boa diversidade disposta em um modelo de cardápio bem adequado ao seu público, com fotos e descrições detalhadas e interessantes, é fundamental para que o seu cardápio seja um sucesso.

Quais são os modelos de cardápio?

Tanto para bares quanto para restaurantes, o uso do espaço no cardápio de bebidas pode ocorrer de diversas formas bem diferentes, e é essencial escolher uma que se adéque ao seu público.

De forma geral, existem 3 tipos principais:

  • menu de bebidas: consiste no uso de várias páginas de menu, utilizando imagens descritivas em algumas bebidas, principalmente em cervejas e drinks;
  • lista de bebidas: é uma versão mais simples e compacta da ideia anterior, já que não têm imagens — apenas lista as bebidas existentes na casa;
  • apresentação individual de bebidas: é a ideia de deixar algumas bebidas em uma situação de maior destaque, dedicando um espaço maior ou, até mesmo, uma página inteira do seu cardápio a elas.

Um bom cardápio de bebidas tem um forte potencial para melhorar o seu ticket médio e, com isso, melhorar o faturamento do seu estabelecimento. Mas é fundamental saber quem é o seu público-alvo e selecionar bem tanto o modelo do cardápio quanto as bebidas que serão ofertadas.

Gostou do conteúdo? Nós podemos somar a nossa energia! Entre em contato conosco para seguirmos ajudando você a aprimorar o seu negócio!

Por Redação