Não há dúvidas quanto à importância do cardápio de pizzaria, tendo em vista que é por meio dele que os clientes têm o primeiro contato com os produtos servidos no estabelecimento. Sendo assim, ele precisa apresentar as informações de maneira prática e legível, a fim de facilitar as escolhas.
No entanto, é comum surgirem algumas dúvidas ao criar o cardápio. Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas dicas essenciais. Confira!
1. Entenda o que colocar no seu cardápio de pizzaria
Para criar um cardápio completo é necessário muito mais que somente apresentar os sabores das pizzas. É importante detalhar as bebidas, entradas, sobremesas e demais produtos que o local oferece. Também, é indicado que você escreva todos os ingredientes que compõem cada tipo de pizza, bem como o tamanho.
Com isso, fica mais fácil para os clientes fazerem suas escolhas e realizarem os seus pedidos, principalmente no caso daqueles que seguem algum tipo de dieta, apresentam alguma restrição alimentar ou alergia a um determinado ingrediente.
2. Escolha a paleta de cores
Também é preciso escolher o template que melhor combina com o estilo que escolheu para o seu estabelecimento. Dependendo da identidade visual adotada, o cardápio de pizzaria pode ter cores mais claras ou mais fortes, acompanhando o layout da pizzaria.
A definição da cor de fundo para o cardápio é fundamental, sendo indicado optar por uma que contrate com a fonte. Além de bonito, o cardápio deve ser funcional, acessível e legível, para atender a todos os tipos de cliente. Por este motivo, talvez seja uma boa alternativa inserir uma versão em braile, considerando que além satisfazer esse público, será um grande diferencial competitivo.
3. Facilite a leitura
Opte por fontes de imprensa (que não são emendadas) e realize a impressão em tamanho razoável, para ser acessível a todos. Por exemplo, coloque cores mais escuras para as letras, pois são mais simples de serem compreendidas. Após, separe a pizza por sabores e tamanhos.
Outro ponto interessante é que as pizzas pedidas com mais frequência estejam entre as primeiras opções da lista e, caso o estabelecimento trabalhe com tamanhos variados, não deixe de colocar os respectivos valores.
4. Faça a descrição dos sabores
Além de fazer a classificação por ordem de sabor no cardápio de pizzas tradicionais ou inovadoras, detalhe cada ingrediente. Assim, os clientes que apresentam alguma restrição, alergia alimentar, ou simplesmente não gostam de um certo produto, conseguem identificar esses itens, com facilidade e rapidez.
A descrição detalhada do cardápio também aumenta as vendas, já que é por meio da leitura que os clientes decidem se vão consumir ou não algo no estabelecimento. Por este motivo, utilize adjetivos como saboroso, delicioso e cremoso. A utilização desses termos podem fazer com que o cliente mude a sua opinião a respeito de algum prato. Isso também pode influenciar no consumo de mais uma alternativa do cardápio.
5. Capriche nas fotos
O cardápio precisa ter as opções acompanhadas com as imagens das pizzas. Elas são importantes para ilustrar o sabor e os seus ingredientes, despertando o interesse dos consumidores.
Para obter boas fotos de cada versão do produto ofertado pelo local, é muito importante que as imagens sejam produzidas com o intuito de aguçar o paladar. O ideal é contratar um fotógrafo profissional, com experiência em fotografar comidas, para realizar registros com câmera de boa qualidade, usando uma iluminação adequada.
Esses aspectos são fundamentais para ressaltar os formatos e cores das pizzas, além de capturar os ângulos mais favoráveis, apresentando as opções por inteiro.
6. Crie uma lista de preços
Ao elaborar o cardápio da pizzaria também é importante se colocar no lugar dos clientes. Além das informações sobre as pizzas e seus ingredientes, é necessário inserir o valor que será cobrado. No caso da pizza ter duas versões, por exemplo, com borda recheada ou crocante, cada uma delas precisa ter o seu preço especificado.
Tenha em mente que os valores cobrados podem ser determinantes para que os clientes queiram ou não consumir as opções de pizza. A propósito, eles devem ser os mais justos possíveis, tanto para o negócio quanto para o público.
Para estabelecer o preço das pizzas no cardápio considere os custos de cada ingrediente, mão de obra, fornecedores, infraestrutura, porcentagem de lucro e demais aspectos financeiros. Também é importante pesquisar os preços praticados pela concorrência.
7. Cuide da impressão do cardápio
Após terminar a confecção do cardápio, é preciso imprimi-lo. Esse é um processo que requer atenção, considerando a importância de utilizar as tintas adequadas e ferramentas eficientes. Isso vai garantir que as imagens sejam impressas com boa qualidade, retratando com o máximo de realidade as fotos das pizzas, bebidas e entradas.
Para que o cardápio fique bem elaborado, o recomendado é imprimi-lo em uma gráfica de confiança.
8. Invista no cardápio digital
O cardápio digital é uma ótima opção para a pizzaria. Ele simplifica a escolha do produto e realização dos pedidos. Esse formato também ajuda a diminuir as possibilidades de errar nas anotações e proporciona maior rapidez na entrega dos pratos. Além disso, é imprescindível para o cardápio de pizzaria delivery.
Há outros benefícios também, como a possibilidade de apresentar um menu atualizado de maneira simplificada e com um layout mais interativo e moderno, adequados às tendências de inovação no ramo da gastronomia.
Além de investir em um bom cardápio para a sua pizzaria, não esqueça de garantir uma estrutura ideal de fornecimento de gás. Esse é um aspecto fundamental para otimizar o funcionamento da cozinha com eficiência energética.
Agora que você já sabe como criar um cardápio de pizzaria, não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática. Estamos certos de que elas te ajudarão a apresentar os produtos da melhor forma e a despertar o desejo em seus clientes, aumentando a sua competitividade e lucratividade. A Ultragaz pode te ajudar nesse sentido, somando energia ao seu negócio.!
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