Cada vez mais os restaurantes estão apresentando um cardápio vegano como alternativa ao cardápio normal, por causa do número de pessoas que têm aderido a esse conceito.
Afinal, o veganismo, na realidade, não é só uma dieta, é também um estilo de vida em que a pessoa opta por não consumir mais nenhum produto de origem animal. Sendo assim, em um cardápio vegano, não só a carne é proibida como qualquer outro ingrediente de origem animal, como ovos e leite.
Com o aumento exponencial da procura por comida vegana, os estabelecimentos precisam se adaptar. Oferecer um cardápio vegano pode impactar diretamente as suas vendas. Além disso, ele vai aumentar a variedade de opções do seu menu.
Para se aprofundar mais no assunto, continue a leitura!
O que é cardápio vegano?
Antes de saber o que é o cardápio vegano, é necessário entender o conceito do veganismo. Muitas pessoas confundem o veganismo com o vegetarianismo, porém, existe uma grande diferença entre os dois.
Para começar, o vegetarianismo se restringe somente à alimentação, já no veganismo, além da alimentação, também é restringido qualquer tipo de produto de origem animal ou que tenha sido testado em animais. Outra diferença é que, no vegetarianismo, os ingredientes de origem animal são permitidos, como ovos e leite.
Agora que entendemos a diferença entre os conceitos, vamos aos detalhes. Ser vegano é seguir uma filosofia de vida que não compactua com qualquer tipo de sofrimento dos animais. Ou seja, é mais do que somente restringir a alimentação e os produtos que a pessoa consome.
E aí vamos a resposta da pergunta deste título: o cardápio vegano é um menu diferenciado, com pratos feitos sem ingredientes de origem animal. Porém, mais do que isso, essas receitas devem ter o valor nutricional tão saudável quanto um prato normal. Afinal, esse é o grande desafio — ser saudável mesmo sem se alimentar de ingredientes de origem animal.
Por que oferecer um cardápio vegano?
Primeiramente, porque pode ser muito lucrativo. Os pratos veganos costumam ter um preço de venda mais alto, mas não necessariamente são mais caros na hora de preparar. É claro que para oferecer uma comida que tenha valores nutricionais bons é necessário investir em sementes e grãos que podem ser até um pouco caros, porém, quando se compara com o preço da carne, por exemplo, o valor é bem inferior.
Outro fator que torna interessantíssimo oferecer um cardápio vegano é a fidelidade do cliente. Por ser um tipo de comida que não se encontra em todos os lugares, as chances de você fidelizar aquele consumidor vegano são muito grandes.
E melhor ainda se ele for com a família que não é vegana! Ou seja, além de fidelizar aquele cliente vegano, você vai conquistar mais pessoas — que sempre voltarão ao seu restaurante por saber que ele atende ao gosto de todos.
Quais são os principais modelos de cardápio vegano?
Existem diferentes tipos de cardápios veganos. Por exemplo, há um específico para quem quer emagrecer, outro para quem quer substituir a carne em sua alimentação ou para quem só quer atingir o valor nutricional para se manter saudável. Veja só!
Cardápio vegano para emagrecimento
Muitas pessoas que adotam a dieta vegana acabam engordando por causa do consumo excessivo de carboidratos. Afinal, muitos ingredientes veganos são ricos nessa substância, como é o caso da batata, da batata-doce, do arroz e da soja.
Para os clientes que estão buscando o emagrecimento, basta oferecer pratos com ingredientes que tenham menos carboidratos — ou não tenham. Pratos com legumes e vegetais mais leves podem ser uma boa pedida.
Cardápio vegano para substituição de carne
Normalmente, quando a pessoa está começando uma dieta vegana, ela sente falta da carne. E justamente por isso ela precisa de um cardápio com algo que substitua essa proteína. Alguns ingredientes famosos por fazer esse papel é a soja e a berinjela, mas é claro que a criatividade do seu chefe de cozinha pode ser um grande diferencial nessa hora.
Alguns pratos já ficaram famosos por fazer essa substituição muito bem. Por exemplo, a berinjela à parmegiana assada no forno. Essa receita fica muito parecida com um bife a parmegiana, porém, no lugar da carne está uma fatia de berinjela. E para substituir a tradicional muçarela, é utilizado o queijo tofu.
Cardápio vegano equilibrado
Nesse tipo de cardápio, o cliente busca um prato com valores nutricionais equilibrados. Aqui, é interessante ter uma grande variedade de ingredientes. Quanto mais criativas e saborosas forem as receitas, melhor.
O mais importante é que independentemente do tipo de dieta vegana que a pessoa estiver fazendo, a comida seja saborosa, e, claro, isso é uma missão para o seu chefe de cozinha, que deve ter a competência e o conhecimento para trabalhar nesses pratos.
Uma boa solução para o preparo desses cardápios é a contratação de um nutricionista, que vai avaliar os valores nutricionais e trabalhar em conjunto com o seu Chef. Outro ponto importante é investir em treinamentos para os funcionários da sua cozinha, para que eles aprendam mais sobre a comida vegana.
Por mais que pareça uma grande limitação não poder usar ingredientes de origem animal, existem diversas combinações de sabores que podem resultar em pratos espetaculares e de dar água na boca até de quem não é vegano.
Como oferecer esse cardápio no seu restaurante?
Se você for ofertar um mix extenso de pratos veganos, é aconselhável fazer um cardápio separado do tradicional. Porém, lembre-se de entregar os dois aos clientes. Afinal, mesmo que a pessoa não seja vegana, ela pode querer experimentar.
Vale ressaltar que os seus clientes veganos devem ser tratados da mesma forma que um consumidor que não seja, principalmente sem preconceitos. E, claro, ter uma equipe preparada para transmitir as informações necessárias sobre os pratos é essencial para garantir um bom atendimento.
Já é possível concluir que são inúmeros os benefícios de ter um cardápio vegano em seu portfólio. Com a crescente da comunidade vegana e a busca cada vez maior por esse tipo alimentação, é importante os restaurantes se adaptarem. A criatividade nesse tipo de prato pode ser o diferencial do seu estabelecimento, mesmo que ele não seja voltado para esse tipo de culinária.
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