A cada ano, o Brasil tem batido recorde atrás de recorde na produção de soja, se mostrando mais do que sólido no posto de maior exportador e produtor dessa commoditie. Com algo próximo de 120 toneladas produzidas por ano, é bem plausível afirmar que somos uma verdadeira referência no assunto, mas será que isso acontece por pura sorte de ter um solo abençoado? Ou há algo mais?
É claro que o Brasil possui uma geografia que realmente é de grande ajuda para todo o agronegócio. Entretanto, boa parte desses resultados se devem a como é feita a colheita de soja. Diversos cuidados relacionados com a época do plantio, até o momento certo de realizar a colheita, têm um forte impacto sobre a produtividade do setor.
Todo o processo é feito com muito cuidado e precisão, visando justamente obter o melhor e mais eficiente resultado. Mas você está familiarizado com todos esses processos? Sabe qual é o tempo entre o plantio e a colheita? Quer saber mais a respeito? Então, continue com a gente que vamos explicar tudo sobre esse assunto!
Quando é feita a colheita de soja?
Como comentamos, todo o processo desde o plantio até a colheita da soja não é uma tarefa fácil. Em todas as etapas e estágios, existem diversos cuidados e detalhes que precisam ser tratados com muita precisão, se você quiser garantir uma colheita realmente produtiva.
Uma das principais preocupações que você deve ter é justamente quando realizar a colheita da soja, uma vez que ela pode estar em diversos estágios distintos de maturação. De forma geral, o melhor e mais produtivo momento para se realizar a colheita é quando o grão atinge a chamada maturidade fisiológica.
Esse estado da soja possui o nome de fase reprodutiva R7, e pode ser facilmente identificado quando se observa a coloração das vagens, que devem ser mais amareladas ou na cor marrom. Com cerca de 70% das vagens já apresentando esse aspecto, as chances de estar nesse estado são bem elevadas.
Entretanto, ainda é necessário tomar muito cuidado com a alta umidade e com a quantidade de ramos e folhas apresentadas pela soja nessa fase, uma vez que eles dificultam e prejudicam a colheita. Por isso, a recomendação geral é que o sojicultor utilize um dessecante, logo que o grão apresente pelo menos uma vagem com coloração madura, como forma de facilitar o processo.
Qual é o tempo entre plantio e colheita?
Obviamente que a soja plantada hoje não estará pronta para a colheita no dia ou semana seguinte, não é verdade? Existe todo um período de tempo que deve ser aguardado com muita paciência e cuidado, até que o grão esteja devidamente preparado para ser colhido.
De forma geral, o tempo de colheita de soja pode variar significativamente, a depender das condições da região onde o cultivo está ocorrendo. Entretanto, é possível afirmar que, em média, esse processo leva de 100 até 160 dias, enquanto que o tempo comum das cultivares mais plantadas varia entre 60 e 120 dias.
A depender das condições climáticas da sua região, lembre-se sempre de selecionar uma variedade mais tardia ou precoce de cultivar de soja, buscando se adequar às condições climáticas do ciclo. Para tal feito, o ideal é consultar o zoneamento agrícola da soja na sua área, que pode ser feito a partir do aplicativo Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa.
Como fazer o cálculo certo para o plantio?
O processo de plantio da soja deve ser feito com muito cuidado, uma vez que, durante o período de desenvolvimento do grão, o clima poderá afetá-lo consideravelmente. É fundamental que durante cada etapa do seu desenvolvimento a soja fique exposta à condição climática mais adequada para ela, o que requer projeções bem precisas.
As chuvas são uma das coisas mais importantes de serem levadas em consideração, uma vez que seu período ideal para o grão é quando ele está na fase do florescimento e do enchimento de grãos. Realizar todas essas projeções e monitoramentos é uma tarefa difícil e requer, além de atenção à previsão do tempo, o trabalho com um bom zoneamento agrícola.
Como fazer o cálculo correto para a colheita?
Como já havíamos mencionado, a colheita é um dos pontos mais cruciais em todo o processo do plantio e soja, e requer muita atenção na hora de realizá-la. Existem muitos itens que tornam essa ação tão complexa e, entre elas, nós temos como protagonista o teor de umidade ideal.
De forma geral, a colheita deve ocorrer logo após a maturação fisiológica da soja. Entretanto, se o nível de umidade dela estiver fora do ideal, você terá queda no rendimento. Isso porque tanto níveis mais baixos, quanto mais elevados de umidade tornam prováveis a possibilidade do processo de colheita resultar em danos para os grãos.
Atualmente, a principal faixa de umidade que é recomendada para a realização da colheita é entre 13% e 15%. Portanto, é importantíssimo realizar medições e um forte monitoramento desse indicador, para que você consiga fazer a colheita o quanto antes e com o melhor desempenho possível.
Após isso, no período de armazenamento, os processos de secagem e as condições de armazenamento também devem ser tratados com muito cuidado e atenção para garantir os melhores resultados.
Como fazer uma colheita eficiente?
Se você deseja realizar uma colheita que seja realmente eficiente, a capacitação e o planejamento são uma das coisas mais importantes que você deve ter. A primeira etapa pela qual você deve passar é a realização de um bom cronograma de plantio e colheita, para evitar que as plantas fiquem no campo por tempo demais.
Depois disso, o trato e o cuidado com o solo é fundamental para prevenir doenças, pragas, e plantas da ninha. Então, você deve acompanhar o processo de maturação da soja e realizar o processo de dessecação quando ela atingir o estágio de maturação correto, visando facilitar a colheita.
Feito isso, antes de começar a colheita, você deverá revisar todas as máquinas envolvidas nessa etapa, visando evitar problemas e imprevistos na hora. Monitore o grau de umidade dos grãos, junto da previsão do tempo, para determinar o momento certo de iniciar a colheita, e então, realizá-la com calma, evitando causar danos a soja.
Depois disso, você deverá planejar com muito cuidado o processo de armazenamento e transporte dos grãos para os seus compradores no mercado. Por fim, realize um relatório com todas as informações de problemas que ocorreram e práticas que funcionaram, visando ter um processo mais eficiente na próxima vez.
Enfim, muita gente não sabe como é feita a colheita de soja, e nem imagina os detalhes e cuidados que esse processo exige. Para que tudo corra bem, é necessário muito planejamento e estudo, além de cuidados com o clima, a terra, e a umidade dos grãos, visando garantir a maior produtividade possível.
Esse conteúdo foi útil para você. Então, entre em contato conosco e confira de que maneira a Ultragaz pode somar energia à sua produção!