Aprender como vender nas redes sociais é uma das necessidades que a transformação digital trouxe. Isso porque quase 160 milhões de pessoas usam esses canais diariamente apenas no Brasil, segundo estudos da Statista.
Sabe o que significam tais números? O significado é a grande audiência disponível para conhecer seus produtos, consumi-los e prolongar o relacionamento com a marca para além do contato presencial. Bacana, não é?
Contudo, para aproveitar os benefícios das redes sociais e fazer o gol com o aumento das vendas, é preciso driblar alguns desafios. Por exemplo, você disputa atenção com contas profissionais e pessoais. Mas ei, sem desânimo!
É possível ter bons resultados digitalmente, se souber como fazer isso. Pensando em ajudar você, listamos uma série de dicas de como divulgar seu restaurante e vender mais pelas redes sociais. Acompanhe!
Qual é a importância das redes sociais para os negócios?
Conforme mencionado na pesquisa da Statista, as redes sociais recebem acesso diário de milhares de pessoas. Logo, existe um grande público que pode acompanhar seu estabelecimento digitalmente, para manter a relação com a clientela.
Em outras palavras, há diversas pessoas rolando o feed das redes sociais. Originalmente, tais espaços foram criados para que os usuários interajam com amigos, colegas e familiares, como ao compartilhar uma viagem.
Com o tempo, as redes sociais ganharam outras finalidades e passaram a ser visadas também por empresas, como bares e restaurantes. Afinal, quem é bobo de desperdiçar canais que reúnem a audiência diariamente, podendo aumentar visibilidade e melhorar posicionamento da marca etc.
Os lucros obtidos pelos negócios que começaram a atuar nas redes sociais foram tantos, que elas desenvolveram funcionalidades próprias para as empresas. É o caso do WhatsApp e Instagram na versão comercial, que conta com recursos diferenciais do pessoal. E, ainda, a possibilidade de vender diretamente por esses canais, como no Instagram Shop.
Por onde começar a investir nas redes sociais?
Para iniciar a jornada do seu estabelecimento nas plataformas digitais, escolha o canal que faça mais sentido para o seu negócio. Por exemplo, em geral, bares e restaurantes costumam adotar o Facebook, Instagram e TikTok em suas estratégias, por serem canais com foco em lifestyle.
Isto é, sabe as fotos que os consumidores costumam tirar nesses locais? Eles servem para divulgar o seu negócio, principalmente se marcarem o perfil das suas redes sociais ou se algum elemento dele aparecer no registro.
De todo modo, é importante analisar em quais espaços o seu público se encontra e qual objetivo do estabelecimento. Por exemplo, o LinkedIn é uma rede social profissional, destinada a quem busca ou oferece emprego, deseja construir networking, divulgar portfólio etc.
No entanto, mesmo que a intenção do seu estabelecimento seja buscar cozinheiros, garçons e outros profissionais para o bar ou restaurante, é preciso analisar alguns pontos. Entre eles, o seu público costuma buscar emprego no LinkedIn? É comum que muitos façam isso nos canais citados, como Instagram e Facebook, por exemplo. Logo, leve isso em consideração.
Como vender mais nas redes sociais?
Após escolher os canais digitais que o seu estabelecimento marcará presença para vender e fidelizar o consumidor, é necessário aplicar algumas recomendações. Confira a seguir!
Crie perfis com identidade visual alinhada à marca
Construir perfis com avatar, capa e imagens, e cuja identidade visual se alinhe sempre à sua marca, ajuda o estabelecimento a ficar na mente do público. Isto é, pense no Nubank, que tem a cor roxa como identidade do negócio, e analise as redes sociais dessa fintech, como Instagram.
Esse tom é presente em todas as publicações, além da capa de destaques e avatar. Desse modo, quando os usuários veem os posts, já associam automaticamente ao Nubank. Essa rápida associação é importante também, porque as pessoas acompanham diversos conteúdos todos os dias, profissionais e pessoais. Diante disso, você não deseja passar despercebido, certo?
Tenha um plano editorial
Esse plano consiste na definição de temas e conteúdos a serem abordados no perfil da empresa. Funciona como um calendário: 25 é Natal, 31 é Ano Novo etc. Logo, cada data precisa de textos, imagens e informações referentes a algumas datas.
Claro que você não precisa seguir todos os eventos existentes, como até o Dia do Jornalista, se isso não fizer sentido para o negócio. Assim, que tal elaborar uma postagem no Dia da Cerveja, exaltando uma bebida popular, e até anunciar promoção no seu bar ou restaurante?
Para isso, é preciso que o plano editorial seja construído antes de os materiais serem produzidos e publicados. Desse modo, é possível evitar atrasos e até problemas logísticos. É o caso da falta de bebida em estoque, quando há uma promoção e o público tende a ser maior.
Use ferramentas para agendar as postagens
Esse tipo de recurso é fundamental para trazer mais praticidade e rapidez na comunicação das redes sociais. Quer dizer, montou o plano editorial e já adiantou os materiais necessários para cada evento? Programe-os para garantir que eles sejam publicados no dia certo.
Afinal, pode acontecer algum imprevisto ou até esquecimento com o responsável pela publicação manual. Então, para evitar que isso afete a comunicação com seus consumidores e até interfira na divulgação de promoções, lançamentos etc., use tal ferramenta.
Por outro lado, elas não podem servir para que a produção de conteúdo das suas redes sociais se torne engessada. Isso porque pode surgir algum assunto muito quente e associado ao seu estabelecimento, que fará mais sentido ser publicado naquele exato dia.
Basta pensar nos memes que surgiram na Copa do Mundo, como o relacionado ao jogador Richarlyson e a frase dita por ele: ‘’I speak english, my friend’’. Esse é um exemplo de conteúdo que, se demorar a ser publicado, perde totalmente o timing. Logo, fique de olho para não dormir no ponto!
Faça boas fotografias e vídeos
Você já começou a comer com os olhos após ver uma comida de aparência saborosa? Da mesma maneira, já perdeu o apetite devido a uma imagem pouco atraente da refeição? Isso deixa claro a importância de fazer boas fotografias e vídeos para alimentar, com o perdão pelo trocadilho, o conteúdo das redes sociais.
Apesar disso, o que não falta por aí são bares e restaurantes que pecam na apresentação dos pratos. Isso ocorre porque a câmera não capta os ângulos certos, deixa muita sombra nas imagens, não faz uma boa apresentação na mesa etc. Desse jeito, fica difícil querer consumir no local.
Tenha em mente que as redes sociais são uma continuação do que o seu estabelecimento oferece presencialmente. Assim, mesmo que, no ambiente físico, as refeições sejam atrativas, deixar a desejar nos registros virtuais é uma falha que pode afetar suas vendas. Nesse sentido, saiba que a fotografia gastronômica tem particularidades. Para tal, confira algumas dicas:
- Usar a câmera que você já tem e melhor conhece;
- Ter cuidado com a direção de abordagem do prato;
- Observar a iluminação comum nesse tipo de registro;
- Preferir a iluminação continuada, como ao utilizar uma lâmpada LED, já que o flash é mais difícil de aplicar no caso de iniciantes.
Anote ideias de postagens
Se você acha que produzir conteúdo para as redes sociais, na intenção de vender mais, envolve apenas fazer artes bonitas e textos sem erros ortográficos, se enganou feio. Quando as publicações são diferenciadas, propõem uma conversa com o público e chamam a atenção dele positivamente, o resultado tende a ser melhor.
Isso ocorre, pois, lembra que o consumidor acompanha diversos conteúdos todos os dias. Por essa razão, há mais vantagem para quem conseguir fisgar a atenção dele. Será que isso é possível apenas com imagens atraentes e textos bem-escritos, sem uma estratégia por trás?
Se você acredita que sim, talvez ainda não tenha tido experiência orgânica com a produção de conteúdo, cujas métricas podem evidenciar a dificuldade de se destacar nesses canais. Pensando nisso, anota as ideias de postagem quando elas surgirem, e não apenas diante do computador.
Até porque, elas podem aparecer na sua mente em momentos aleatórios, como ao caminhar pela rua, conversar com alguém, esperar na fila do caixa etc. Por esse motivo, vale a pena manter um bloco de notas por perto para evitar esquecimentos.
Faça parcerias com influenciadores digitais
Esses profissionais podem ser divididos em nano, micro e grandes influenciadores, conforme a quantidade de seguidores. Cada um deles consegue ser benéfico e trazer resultados para o seu negócio, dependendo da estratégia desenvolvida.
Seja como for, o objetivo é que essas pessoas ‘’emprestem’’ o carisma e a reputação delas para divulgar o seu bar ou restaurante. Assim, o público dos influencers podem ser direcionados para o seu perfil, que também deve ter cuidado com a maneira como se apresenta. Caso contrário, a divulgação pode ser em vão.
Quer conhecer outras dicas de como vender nas redes sociais? Então:
- Distribua cupons para engajar a audiência;
- Use a localização e hashtags nas suas postagens para chamar atenção para o local;
- Interaja com os seguidores para criar um relacionamento com o público.
Tudo isso são estratégias efetivas de como vender nas redes sociais vão trazer resultados satisfatórios para o seu negócio.
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