Custos indiretos: o que são, como funcionam e exemplos!

Nem sempre os custos indiretos — como aluguel de instalações, marketing etc....

Nem sempre os custos indiretos — como aluguel de instalações, marketing etc. — são vistos com tanta atenção quanto os diretos, que podem estar relacionados a matéria-prima, embalagens, mão de obra, comissão de vendas, entre outros.

Afinal, os custos indiretos, geralmente, não podem ser atribuídos a um único produto ou serviço. Isso porque eles são distribuídos em vários, com base em uma taxa ou percentual definido, dificultando a sua mensuração.

No entanto, é tão importante definir os custos indiretos de uma empresa quanto os diretos, já que eles também afetam a rentabilidade do negócio e podem deixá-lo inadimplente sem a adequada gestão financeira.

Quer entender mais sobre o que são custos indiretos e conhecer alguns exemplos? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que são custos indiretos?

São aqueles que não podem ser facilmente associados a um produto ou serviço vendido do seu negócio — porém, são igualmente necessários para manter a empresa funcionando. Por exemplo, se você tem um restaurante, é possível que, ao pensar nos custos necessários para mantê-lo, venha à sua mente a matéria-prima, os garçons etc.

Esses são os custos diretos, que têm uma relação mais explícita com o andamento da empresa. No entanto, se o seu restaurante ficar sem pagar o aluguel, a energia elétrica e outras despesas indiretas, o estabelecimento também pode ficar sem funcionar, certo?

Até se, esporadicamente, você presenteia a equipe com cafés ou bombons, esse custo indireto precisa ser incluído nas despesas corporativas. Afinal, mesmo que isso aparente ter pouco impacto no orçamento e a exclusão deles não impeça o funcionamento direto do negócio, esse custo traz consequências.

Primeiro porque são itens que contribuem para o bem-estar dos funcionários, indiretamente impactando a produtividade e a motivação do time. Segundo, caso surjam períodos de crise financeira, será preciso analisar todos os custos envolvidos no negócio.

Quais as diferenças entre custos diretos, indiretos, fixos e variáveis?

Existem quatro tipos principais de custos que as empresas enfrentam: diretos, indiretos, fixos e variáveis. Acompanhe as principais diferenças entre eles:

  • custos diretos: envolvem aqueles diretamente associados à produção ou venda de um produto ou serviço específico, como matéria-prima, mão de obra direta e comissões de vendas de uma loja;
  • custos indiretos: são os que não podem ser facilmente atribuídos a um produto ou serviço específico, mas não deixam de ser necessários para manter a empresa funcionando, como aluguel, salários dos funcionários da administração, contas de luz e água etc.;
  • custos fixos: estes não mudam, independentemente do nível de produção ou venda de um produto ou serviço, como aluguel, salários da equipe, seguro e depreciação;
  • custos variáveis: são os custos que se alteram conforme o nível de produção ou venda de um produto ou serviço, como matéria-prima, mão de obra direta e comissões de vendas.

Como os custos indiretos funcionam?

Para destinar os custos indiretos da sua empresa, existe um método de rateio que os distribui entre os diferentes produtos ou serviços. Assim, cada um absorve parte desses custos indiretos. Se eles não forem alocados adequadamente, o negócio pode subestimar ou superestimar o custo de produção ou venda, gerando prejuízos e decisões erradas.

Existem diversos métodos de rateio para ajudar você nessa missão, como proporção de horas trabalhadas, proporção de espaço físico utilizado, proporção de vendas, entre outros.

Qual é a importância de calcular os custos indiretos?

Gerenciar os custos indiretos é importante para manter a saúde financeira da empresa. Afinal, é necessário controlar esses valores e buscar formas de reduzi-los sem prejudicar o funcionamento do estabelecimento.

O controle adequado dos custos indiretos permite uma visão mais clara dos seus gastos e, consequentemente, decisões mais conscientes e estratégicas, que envolvem questões de preços, estratégias de produção, investimentos em novos projetos etc.

Isso porque os gastos pequenos e cotidianos podem fazer muita diferença no orçamento quando somados e causar uma surpresa na gestão de custos. Assim, calcular os custos indiretos ajuda você a avaliar se existem despesas desnecessárias ou se o método de alocação está injusto. A partir dessas informações podem (e devem) ser feitos ajustes e melhorias na gestão financeira.

Outra razão para calcular os custos indiretos é garantir a sustentabilidade financeira da empresa ao longo prazo. Isto é, quando os custos indiretos não são adequadamente controlados e alocados, eles podem prejudicar a margem de lucro — inclusive, tornando o negócio inviável em um cenário de alta competitividade.

Como calculá-los?

Para calcular os custos indiretos, é necessário identificar todas as despesas que não estão diretamente ligadas à venda ou à produção de um produto ou serviço específico, como:

  • aluguel, condomínio e IPTU do imóvel utilizado pela empresa;
  • salários e encargos dos funcionários da administração e de suporte;
  • contas de luz, água, telefone e internet;
  • materiais de escritório, limpeza e manutenção;
  • seguros, taxas e impostos.

Feito isso, é necessário somar esses valores para obter o total de custos indiretos da empresa em um determinado período (geralmente, um mês ou um ano).

No entanto, os custos indiretos não podem ser diretamente atribuídos a um produto ou serviço específico. Logo, é necessário utilizar um método de rateio que distribua esses valores entre os diferentes produtos ou serviços da empresa. Como mencionado, existem diversos métodos, e o escolhido deve considerar as particularidades do negócio e as características dos produtos ou serviços oferecidos.

Métodos de rateio

Alguns dos mais comuns são:

  • proporção de horas trabalhadas: por exemplo, se um funcionário trabalha 60% do tempo na produção e 40% na administração, os custos indiretos serão repartidos de acordo com essa proporção;
  • proporção de espaço físico utilizado: se a produção ocupa 80% do espaço físico da empresa e a administração 20%, os custos indiretos serão distribuídos conforme essa proporção;
  • proporção de vendas: se um produto representa 30% das vendas da empresa, por exemplo, esse será o percentual dos custos indiretos;
  • custo direto: se um produto tem um custo direto de R$ 100 e outro produto de R$ 200, o primeiro receberá metade dos custos indiretos e o segundo receberá a outra metade;
  • método de análise de atividades: por exemplo, se um departamento utiliza mais recursos de informática, ele receberá uma proporção maior dos custos indiretos relacionados à tecnologia da informação.

Então, entendeu o que são os custos indiretos a partir dos exemplos e outras informações relevantes trazidas sobre o assunto? Essa compreensão é fundamental para tomar melhores decisões financeiras e elevar o crescimento do seu negócio.

Se você gostou do conteúdo, saiba que a Ultragaz tem diversas soluções para o seu negócio. Entre em contato com a gente e vamos somar essa energia!

Por Redação

Custos indiretos: o que são, como funcionam e exemplos!

Nem sempre os custos indiretos — como aluguel de instalações, marketing etc....
7 min

Nem sempre os custos indiretos — como aluguel de instalações, marketing etc. — são vistos com tanta atenção quanto os diretos, que podem estar relacionados a matéria-prima, embalagens, mão de obra, comissão de vendas, entre outros.

Afinal, os custos indiretos, geralmente, não podem ser atribuídos a um único produto ou serviço. Isso porque eles são distribuídos em vários, com base em uma taxa ou percentual definido, dificultando a sua mensuração.

No entanto, é tão importante definir os custos indiretos de uma empresa quanto os diretos, já que eles também afetam a rentabilidade do negócio e podem deixá-lo inadimplente sem a adequada gestão financeira.

Quer entender mais sobre o que são custos indiretos e conhecer alguns exemplos? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que são custos indiretos?

São aqueles que não podem ser facilmente associados a um produto ou serviço vendido do seu negócio — porém, são igualmente necessários para manter a empresa funcionando. Por exemplo, se você tem um restaurante, é possível que, ao pensar nos custos necessários para mantê-lo, venha à sua mente a matéria-prima, os garçons etc.

Esses são os custos diretos, que têm uma relação mais explícita com o andamento da empresa. No entanto, se o seu restaurante ficar sem pagar o aluguel, a energia elétrica e outras despesas indiretas, o estabelecimento também pode ficar sem funcionar, certo?

Até se, esporadicamente, você presenteia a equipe com cafés ou bombons, esse custo indireto precisa ser incluído nas despesas corporativas. Afinal, mesmo que isso aparente ter pouco impacto no orçamento e a exclusão deles não impeça o funcionamento direto do negócio, esse custo traz consequências.

Primeiro porque são itens que contribuem para o bem-estar dos funcionários, indiretamente impactando a produtividade e a motivação do time. Segundo, caso surjam períodos de crise financeira, será preciso analisar todos os custos envolvidos no negócio.

Quais as diferenças entre custos diretos, indiretos, fixos e variáveis?

Existem quatro tipos principais de custos que as empresas enfrentam: diretos, indiretos, fixos e variáveis. Acompanhe as principais diferenças entre eles:

  • custos diretos: envolvem aqueles diretamente associados à produção ou venda de um produto ou serviço específico, como matéria-prima, mão de obra direta e comissões de vendas de uma loja;
  • custos indiretos: são os que não podem ser facilmente atribuídos a um produto ou serviço específico, mas não deixam de ser necessários para manter a empresa funcionando, como aluguel, salários dos funcionários da administração, contas de luz e água etc.;
  • custos fixos: estes não mudam, independentemente do nível de produção ou venda de um produto ou serviço, como aluguel, salários da equipe, seguro e depreciação;
  • custos variáveis: são os custos que se alteram conforme o nível de produção ou venda de um produto ou serviço, como matéria-prima, mão de obra direta e comissões de vendas.

Como os custos indiretos funcionam?

Para destinar os custos indiretos da sua empresa, existe um método de rateio que os distribui entre os diferentes produtos ou serviços. Assim, cada um absorve parte desses custos indiretos. Se eles não forem alocados adequadamente, o negócio pode subestimar ou superestimar o custo de produção ou venda, gerando prejuízos e decisões erradas.

Existem diversos métodos de rateio para ajudar você nessa missão, como proporção de horas trabalhadas, proporção de espaço físico utilizado, proporção de vendas, entre outros.

Qual é a importância de calcular os custos indiretos?

Gerenciar os custos indiretos é importante para manter a saúde financeira da empresa. Afinal, é necessário controlar esses valores e buscar formas de reduzi-los sem prejudicar o funcionamento do estabelecimento.

O controle adequado dos custos indiretos permite uma visão mais clara dos seus gastos e, consequentemente, decisões mais conscientes e estratégicas, que envolvem questões de preços, estratégias de produção, investimentos em novos projetos etc.

Isso porque os gastos pequenos e cotidianos podem fazer muita diferença no orçamento quando somados e causar uma surpresa na gestão de custos. Assim, calcular os custos indiretos ajuda você a avaliar se existem despesas desnecessárias ou se o método de alocação está injusto. A partir dessas informações podem (e devem) ser feitos ajustes e melhorias na gestão financeira.

Outra razão para calcular os custos indiretos é garantir a sustentabilidade financeira da empresa ao longo prazo. Isto é, quando os custos indiretos não são adequadamente controlados e alocados, eles podem prejudicar a margem de lucro — inclusive, tornando o negócio inviável em um cenário de alta competitividade.

Como calculá-los?

Para calcular os custos indiretos, é necessário identificar todas as despesas que não estão diretamente ligadas à venda ou à produção de um produto ou serviço específico, como:

  • aluguel, condomínio e IPTU do imóvel utilizado pela empresa;
  • salários e encargos dos funcionários da administração e de suporte;
  • contas de luz, água, telefone e internet;
  • materiais de escritório, limpeza e manutenção;
  • seguros, taxas e impostos.

Feito isso, é necessário somar esses valores para obter o total de custos indiretos da empresa em um determinado período (geralmente, um mês ou um ano).

No entanto, os custos indiretos não podem ser diretamente atribuídos a um produto ou serviço específico. Logo, é necessário utilizar um método de rateio que distribua esses valores entre os diferentes produtos ou serviços da empresa. Como mencionado, existem diversos métodos, e o escolhido deve considerar as particularidades do negócio e as características dos produtos ou serviços oferecidos.

Métodos de rateio

Alguns dos mais comuns são:

  • proporção de horas trabalhadas: por exemplo, se um funcionário trabalha 60% do tempo na produção e 40% na administração, os custos indiretos serão repartidos de acordo com essa proporção;
  • proporção de espaço físico utilizado: se a produção ocupa 80% do espaço físico da empresa e a administração 20%, os custos indiretos serão distribuídos conforme essa proporção;
  • proporção de vendas: se um produto representa 30% das vendas da empresa, por exemplo, esse será o percentual dos custos indiretos;
  • custo direto: se um produto tem um custo direto de R$ 100 e outro produto de R$ 200, o primeiro receberá metade dos custos indiretos e o segundo receberá a outra metade;
  • método de análise de atividades: por exemplo, se um departamento utiliza mais recursos de informática, ele receberá uma proporção maior dos custos indiretos relacionados à tecnologia da informação.

Então, entendeu o que são os custos indiretos a partir dos exemplos e outras informações relevantes trazidas sobre o assunto? Essa compreensão é fundamental para tomar melhores decisões financeiras e elevar o crescimento do seu negócio.

Se você gostou do conteúdo, saiba que a Ultragaz tem diversas soluções para o seu negócio. Entre em contato com a gente e vamos somar essa energia!

Por Redação