Se você se interessa por novas formas de empreender já deve ter ouvido falar sobre uma tendência no setor de food service que vem fazendo sucesso, a “Dark Kitchen“. Essa novidade no mundo dos negócios está aumentando cada dia mais a sua popularidade.
Trata-se de uma tendência que está chamando a atenção de muitos proprietários de restaurantes, tendo em vista que o seu objetivo é inovar não apenas nos pratos mas também nas formas de serviços. É uma tendência que foge dos formatos tradicionais de alimentação, com ênfase no atendimento ao público e delivery.
E você, faz parte desse público? Se ficou curioso para saber mais sobre Dark Kitchen, veja o que preparamos para você neste post. Prossiga a leitura e entenda melhor sobre os seguintes aspectos:
O que é dark kitchen?
“Dark kitchen”, também pode ser chamada de restaurante fantasma, ou em inglês, ghost restaurant e se trata de um negócio focado no serviço de alimentação que produz somente comida para viagem. Ou seja, esse tipo de comércio não conta com espaço para almoço ou janta, ficando conectados com os serviços de entrega de comida online.
Dentro desse setor existem vários formatos de Dark kitchen adotados por algumas marcas já consolidadas internacionalmente, conforme comentamos a seguir.
Modelo tradicional de empresa 100% delivery
Algumas empresas atuam há muito tempo nesse formato, inclusive com identificação da marca na fachada. Normalmente focam em somente um tipo de comida, e na maioria das vezes são pizzas.
Dark kichen própria
Restaurantes com bons resultados, tanto no salão quanto no delivery, buscam um espaço para não dividir as estruturas já existentes, e passam a ter uma cozinha apenas para delivery. Neste caso também se enquadra os restaurantes construídos somente para o delivery, como algumas redes de franquias.
Restaurante tradicional que se transforma em uma Dark Kitchen multimarca no delivery
Muitos restaurantes podem ter uma capacidade ociosa na cozinha, em alguns períodos do dia, e escolhem desenvolver uma nova marca focada somente no delivery. Dessa forma, a cozinha que antes ficava ociosa em determinado período, agora serve como uma Dark kitchen para essa nova operação.
Cloud kitchens
Neste modelo várias marcas de uma mesma empresa podem atuar com sistemas integrados num mesmo local. Neste contexto, a empresa pode mensurar o desempenho de cada uma das marcas e testá-las para verificar se obtiveram sucesso e continuam. Caso contrário, são encerradas e dão lugar a uma nova.
Como esse conceito funciona?
Na prática, as cozinhas que seguem o conceito Dark Kitchen, não se diferenciam tanto das que integrame um restaurante tradicional. A principal diferença está no modelo de gestão do negócio e, claro, sua conexão com a tecnologia.
Além de dependerem dos aplicativos de delivery para as operações tenham sucesso, as Dark Kitchens também baseiam seu funcionamento e administração em componentes modernos que englobam as seguintes tecnologias:
- Analytics em tempo real;
- Aplicativos para se comunicar com entregadores;
- Aplicativo para rastrear os entregadores;
- Central de atendimento;
- Controle de custos;
- Controle de estoque;
- Gestão da cozinha;
- Gestão dos clientes;
- Integração de dados financeiros e fiscais;
- Plataforma de delivery API;
- Plataforma de gestão das entregas;
- Plataforma de processamento de pagamentos;
- Plataformas e aplicativos de pedidos mobile;
- Previsão de vendas baseada em IA (Inteligência Artificial).
No entanto, saiba que essas ferramentas não são obrigatórias e nem todas são utilizadas por proprietários desse tipo de negócio, mas, são frequentemente utilizadas na rotina do segmento. O propósito é otimizar a atividade de maneira que escale os resultados.
Quais são as vantagens e desvantagens?
As Dark kitchens apresentam um grande retorno positivo devido às suas vantagens, inclusive, é comum saber de empresários que preferem encerrar suas atividades presenciais para fazer o atendimento por meio do delivery, e pedidos sendo produzidos nas “cozinhas fantasmas”. A seguir, conheça algumas das vantagens dessa escolha:
- Possibilidade de expansão;
- Custo fixo menor quando comparado a um restaurante com sala de atendimento (aluguel, funcionários, etc);
- Investimento menor para o início da operação;
- Oportunidade de dividir os custos com outras empresas do setor.
Já as desvantagens mais comuns a serem enfrentadas são:
- Depender de aplicativos de delivery;
- Não ter uma fachada para atrair os clientes que passam em frente do negócio;
- Dificuldade de diversificar o menu.
Quais são as exigências para abrir uma Dark kitchen?
Para abrir uma Dark kitchen é necessário montar uma boa estrutura física com cozinha, equipamentos e utensílios de qualidade. Entretanto, não exige um espaço muito grande, já que esse tipo de estabelecimento não irá oferecer o consumo no local.
Uma área com aproximadamente 30 m² já pode operar com uma cozinha desse tipo. Agora se você pretende trabalhar com o comércio de vários tipos de culinária num mesmo lugar, será necessário mais espaço para se organizar.
Grande parte dos equipamentos de trabalho podem ser padronizados para o desenvolvimento do negócio. Isso porque, mesmo atuando com vários tipos de cardápio, a produção dos pratos utilizam os mesmos equipamentos.
Equipamentos e estrutura necessários
Existem alguns tipos de comida que exigem utensílios específicos, portanto, tudo vai depender da escolha dos alimentos que serão oferecidos. Veja os principais equipamentos necessários:
- Armários e prateleiras;
- Fogão industrial;
- Forno elétrico;
- Freezers;
- Geladeira;
- Máquina seladora de embalagens;
- Panelas;
- Utensílios de cozinha, entre outros itens.
Além desses custos, o novo empreendedor também deverá investir em estoque ou reservar uma quantia em dinheiro para compra de insumos, dependendo do tipo de comida que irá comercializar.
Trabalhar com alimentos, tipo fast food, por exemplo, possibilita a estocagem dos ingredientes. Diferente de pratos como da culinária japonesa ou comida fitness, que dependem de alimentos mais frescos, e por isso, precisam ser comprados diariamente.
E claro, é fundamental regularizar o negócio conforme a legislação, sendo indicado contratar os serviços de um contador. Afinal, será necessário ter o CNPJ, alvará da vigilância sanitária, fazer o registro para emissão de nota, licença da prefeitura municipal e liberação do corpo de bombeiros.
Como o restaurante pode implementar a Dark kitchen?
Se você chegou até aqui, é porque esse modelo de empreendimento de alguma maneira chamou a sua atenção. Então, que tal você saber quais são os principais pontos a serem considerados na hora de montar uma Dark kitchens? Vamos lá!
Monte um Plano de Negócio
Assim como qualquer empresa, a primeira etapa é desenvolver o plano de negócio. Afinal, isso garante que todas as ideias que você tem para o seu projeto sejam avaliadas e colocadas em prática, respeitando cada fase.
Desta forma, não deixe isso de lado, pois o planejamento será fundamental em todo o processo de abertura e gestão do seu negócio.
Defina o tipo de alimento para comercializar
Uma escolha que é extremamente importante e pode ser decisiva para o sucesso da sua empresa e, ao mesmo tempo, difícil de ser decidida, é o tipo de cardápio que irá comercializar.
Existem diversos pratos que podem ser comercializados no modelo delivery, como:
- Açaí;
- Bolos;
- Comida japonesa;
- Hambúrguer;
- Lanches;
- Massas;
- Marmitas;
- Pizza;
- Sorvetes.
Portanto, para chegar à decisão final, considere vários fatores e não somente o lucro, pense no quanto será prazeroso trabalhar com a refeição, se existe demanda, se existem muitos concorrentes, se existem profissionais especializados etc.
Selecione o local para montar a cozinha
Outro ponto importante é na hora de escolher o local que irá montar a sua cozinha. Mesmo que seus clientes não frequentem o ambiente do seu restaurante, é interessante pensar na logística e no custo que pode ter com as entregas.
Porém, a prioridade é que a cozinha possua uma estrutura adequada para os processos operacionais e atenda ao tamanho do seu negócio.
Para uma produtividade adequada dos seus pratos e mais eficiência, verifique a instalação de Gás GLP. Em caso de produções em larga escala, o gás a granel pode ser a opção mais prática.
Contrate sua equipe de funcionários
Mesmo que a equipe de funcionários de uma Dark Kitchen seja menor por não haver a necessidade de garçons, é importante buscar uma equipe capacitada. Isso porque, o ritmo de trabalho pode ser intenso e acelerado, dependendo do sucesso do seu negócio.
Além disso, escolher um chef de cozinha e auxiliares que entendam do tipo de comida que irá servir, demanda muito trabalho de pesquisa, entrevista e contratação. Uma alternativa é contar com a ajuda de empresas especializadas em processos de seleção.
Invista em Marketing Digital para Restaurantes
Para atrair e conquistar os consumidores e clientes na internet, é essencial investir em marketing digital. Dessa forma, crie perfis nas redes sociais e divulgue sua Dark Kitchen, fazendo publicações interessantes que transmitam a alma da sua cozinha.
Outra maneira de chegar até seu público é por meio de anúncios, principalmente no Google. Afinal, é nesse site de busca que a maioria das pessoas pesquisa, inclusive, sobre restaurantes delivery.
Se dedicar no desenvolvimento de uma Dark kitchen é apostar no setor de bares e restaurantes. Devido à mudança de hábitos dos consumidores, que passaram a utilizar mais os serviços de delivery, esse modelo de empreendimento tem se mostrado uma ótima opção de negócio.
E boa parte do funcionamento e da gestão acontece de forma digital. Dessa forma, é indispensável possuir uma infraestrutura tecnológica moderna, de modo a proporcionar todos os recursos necessários para o funcionamento do negócio.
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