O desperdício de alimentos é algo que deve ser evitado ao máximo na produção gastronômica, já que ele gera, por consequência, um aumento de gastos, pois os ingredientes que poderiam ser usados estão indo para o lixo.
Por isso, neste conteúdo, vamos tratar detalhadamente desse tema. Você vai conferir dados sobre o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo, os problemas ocasionados por essa prática indevida e como evitar esse desperdício no seu restaurante.
Fique conosco e aprenda como aproveitar ao máximo os ingredientes!
Quais são as causas do desperdício de alimentos no Brasil e no mundo?
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 17% dos alimentos produzidos são descartados sem aproveitamento algum. Esse desperdício de alimentos no mundo ocorre quando uma quantidade não é aproveitada ou reaproveitada em qualquer uma das fases da cadeia produtiva.
A produção das empresas alimentícias é, muitas vezes, bem alta. É possível, hoje, gerar grandes volumes de comida, porém, nem sempre há um número de consumidores compatível com essa quantidade, o que aumenta o desperdício.
Isso é resultado da falta de recursos financeiros de algumas pessoas, que não conseguem comprar os alimentos ou da desatenção de quem gere a produção alimentícia e gastronômica.
Em supermercados, por exemplo, é comum alguns produtos passarem do vencimento todos os dias. Esse descuido, no fim do mês, acarreta um montante de produtos alimentícios que não podem ser consumidos por estarem fora da validade, o que leva ao descarte das mercadorias não vendidas.
Em restaurantes e outros estabelecimentos gastronômicos, essa lógica também acontece, mas em uma escala bem menor. Há ainda o não aproveitamento total dos ingredientes em situações que poderiam ser melhor empregados. Confira outras causas desse problema:
- perdas elevadas durante o transporte e o armazenamento incorreto;
- compra de muitos produtos perecíveis;
- embalagens inapropriadas;
- pouca pesquisa na hora de adquirir alimentos orgânicos;
- descarte incorreto de legumes, verduras e frutas.
Quais são os problemas ocasionados pelo desperdício de alimentos?
Além do óbvio relacionado à fome, o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo vai além da ineficiência alimentar ou do descarte incorreto de lixo orgânico. Ele gera o não aproveitamento de outros recursos. Afinal, para produzir comida são necessários água, terra, adubo, entre outros insumos, e quando os alimentos são jogados fora, esses recursos aplicados também são desperdiçados.
Ainda segundo a mesma pesquisa do PNUMA citada no tópico acima, os alimentos descartados geram um aumento de 10% na produção de gases do efeito estufa. Além desses problemas, ocorrem:
- mais desmatamento, para aumentar uma produção alimentícia incapaz de sanar as necessidades alimentares de diversas pessoas no mundo;
- aumento da procura por transporte, o que também impacta o meio ambiente, já que a distribuição desses produtos é feita por meio de veículos movidos a combustíveis fósseis;
- perda financeira para as próprias empresas que acontece, por exemplo, quando os supermercados precisam descartar grandes quantidades de comida vencida ou quando os ingredientes não são bem aproveitados em restaurantes industriais.
Quais são os prejuízos disso?
Se você comprou algo e não usa, então, aplicou dinheiro à toa no item adquirido. Portanto, quando a comida que poderia ser aproveitada é jogada fora, é como se o dinheiro estivesse indo para o lixo. Logo, muitos alimentos descartados significam altas quantias desperdiçadas.
Além disso, se a quantidade de comida jogada fora aumenta, há uma elevação nos preços. Um evento histórico sobre essa dinâmica foi a queima de café realizada por Getúlio Vargas na década de 30, com a intenção de elevar os lucros com esse produto.
Como diminuir o desperdício de alimentos em restaurantes?
Agora, vamos dar algumas dicas práticas de como evitar o desperdício de alimentos. Aplique-as no seu negócio e pare de jogar dinheiro fora!
Use o máximo possível dos ingredientes
É necessário aproveitar todo o alimento. Casca, polpa, sementes: tudo isso pode ser utilizado, mesmo que em diferentes receitas.
Não descarte verduras, legumes ou frutas só por estarem com um formato estranho ou algum machucado na superfície. Corte os alimentos e confira o que pode ser aproveitado na sua cozinha.
Preste atenção no armazenamento
A conservação correta é algo indispensável para reduzir o desperdício de alimentos. Mantenha-os longe do sol, em uma área sem umidade e com ventilação.
Tente sempre usar primeiro aqueles com a data de validade mais próxima. Para isso, organize os alimentos nas dispensas e nos refrigeradores de modo que esses fiquem mais fáceis de alcançar. Disponha-os também com a informação da validade visível.
Faça a gestão do estoque
Realizar um gerenciamento correto do estoque de alimentos é indispensável. Use aplicativos para auxiliar na administração, incluindo também as datas de validade. Muitos apps específicos para o mercado mostram essas informações, além de notificarem sobre a necessidade de reabastecer algum ingrediente.
Elabore receitas com alimentos em comum
Ao definir o cardápio, você pode incluir receitas que precisam dos mesmos ingredientes na preparação delas. Assim, é possível impedir o vencimento da validade dos alimentos, por haver um consumo maior deles no preparo dos pratos.
Faça um descarte sustentável
A redução de resíduos orgânicos em restaurantes pode ser feita de modo sustentável. Essa também é uma forma de reaproveitar os alimentos, ainda que não seja nas receitas.
Você pode, por exemplo, usar uma máquina recicladora de resíduos capaz de converter os restos orgânicos em fertilizantes, que vão ser reutilizados em hortas próprias ou, ainda, comercializados. Assim, é possível obter uma renda extra com os resíduos.
Realize uma projeção de demanda
Ao estimar quantos clientes o seu estabelecimento costuma atender a cada dia, levando em consideração dias úteis, fins de semana e feriados, é possível definir uma lista de compras mais acertada. Você pode usar softwares para ajudar nesse cálculo!
Outra medida eficiente é oferecer reservas para determinar um número de pessoas no seu restaurante. Mas é preciso avaliar se tal alternativa é compatível com o perfil do seu estabelecimento e da clientela.
Como vimos, o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo é bastante alto, infelizmente. Ele acontece desde o início da cadeia produtiva até a residência dos consumidores finais, passando pelas empresas intermediárias, como supermercados e restaurantes.
Ao aplicar as dicas apontadas neste conteúdo, você vai conseguir minimizar ou até eliminar o desperdício de alimentos e, com isso, aproveitar mais o investimento financeiro feito no seu estabelecimento.
A Ultragaz continua somando energia à tecnologia. Entre em contato conosco e saiba como instalar um sistema de gás sofisticado no seu restaurante!