Nem todos os pratos têm um dia só para eles como o hambúrguer! O Dia do Hambúrguer é uma data para comemorar essa criação gastronômica tão amada e tão consumida.
Eclético, prático e gostoso, o sanduíche conseguiu cativar o paladar das pessoas por todo o mundo. Aliás, isso vale tanto para aqueles mais simples e com poucos ingredientes quanto para as opções que envolvem uma verdadeira complexidade de sabores.
Para os empreendedores do ramo alimentício, esse dia é ideal para investir em estratégias no intuito de ampliar o faturamento e conquistar novos clientes. Quer saber como surgiu essa iguaria e conferir algumas dicas-chave para a sua hamburgueria aproveitar a data? Continue a leitura!
O que é o Dia do Hambúrguer?
O Dia do Hambúrguer é comemorado em 28 de maio — uma data dedicada ao sanduíche conhecido e consumido no mundo todo. Sim! Um prato simples, mas delicioso e popular, que merece um dia só dele.
O formato do sanduíche que conhecemos hoje foi criado nos Estados Unidos. Inicialmente, a combinação era composta de pão e carne, mas, depois, incluíram queijos, molhos e saladas, transformando-o em um dos pratos mais apreciados no mundo inteiro.
Ou seja, para os empreendimentos, trata-se de uma oportunidade de conquistar novos clientes e de melhorar o faturamento da hamburgueria. Para os consumidores, por sua vez, é uma excelente chance de experimentar novas combinações.
Como surgiu o hambúrguer?
Durante o século XIII, o Imperador da Mongólia, Genghis Khan, dominou a Ásia, o Oriente Médio e a Europa Oriental. Em meio às viagens com as suas tropas, a carne de caça que era consumida ficava armazenada entre a sela e o couro dos cavalos.
Com isso, o alimento se tornava uma espécie de pasta, que, ao ser preparada, era moldada em forma de esferas achatadas. Com o tempo, esse processo ficou conhecido pela Europa e pela Ásia.
Então, no século XVII, na Alemanha, um açougueiro, em vez de amassar a carne, fez a moagem, adicionou temperos e moldou em formato de discos. Os bifes de carne moída se tornaram populares na cidade de Hamburgo devido ao seu sabor e ao baixo preço, mas eram consumidos sem nenhuma montagem “especial”.
Inclusive, até hoje, não se sabe ao certo quem fez e quando aconteceu a união de pão e carne. Só em 1904, o hambúrguer foi lançado oficialmente na feira mundial de Saint Louis, capital de Missouri, nos EUA, ao público americano.
Aliás, na verdade, não existem comprovações de que realmente foram os norte-americanos que criaram o sanduíche que comemos atualmente. Contudo, sem dúvidas, foram eles que ficaram com os créditos!
Quando é celebrada a data?
Como dito, o dia 28 de maio foi o escolhido para celebrar o Dia Internacional do Hambúrguer, e a explicação é bastante simples. Foi nesse dia que o sanduíche foi apresentado na feira de Saint Louis e se tornou um prato comercializado.
Inclusive, essa mudança de hábito na hora de comê-lo fez com que o hambúrguer deixasse de ser preparado somente em casa, tornando-se uma febre mundial. Assim, o prato passou a ser vendido em lojas e em franquias especializadas, seguindo um conceito de hamburgueria.
Por que é importante atentar ao Dia do Hambúrguer?
Por ser uma data comemorativa, o comércio do sanduíche fica bastante aquecido. Ou seja, o seu dia de celebração representa uma ótima oportunidade para tornar os seus hambúrgueres conhecidos.
Na prática, o Dia do Hambúrguer é uma data favorável para criar promoções para os clientes, conquistar novos consumidores, aumentar os lucros e até mesmo posicionar a sua marca no mercado. Afinal, é bem comum que os amantes do prato aproveitem o dia para deixar a dieta regular de lado.
Como criar um cardápio de hambúrgueres?
Para criar um cardápio de hambúrgueres, inicialmente, é necessário determinar como o menu será apresentado aos clientes — de modo físico ou digital. Depois, é preciso escolher os nomes para cada um dos lanches e elaborar a descrição de cada receita, incluindo os seus ingredientes.
Caso você decida ilustrar o seu cardápio com imagens dos sanduíches, o ideal é fazer uma grande produção para compor a apresentação. Entretanto, é importante estar atento ao tema considerado, que deve estar de acordo com os padrões do estabelecimento, seguindo a mesma fonte e a paleta de cores.
A seguir, veja um passo a passo para elaborar um cardápio de hambúrgueres criativo!
Defina o estilo da sua hamburgueria e o que deseja oferecer aos clientes
Além de analisar como será a apresentação, o empreendedor deve priorizar a qualidade dos seus produtos. Desse modo, foque encontrar bons fornecedores de ingredientes para elaborar as suas receitas.
O cardápio precisa ser planejado e personalizado de acordo com o ambiente, mas, para isso, é necessário estabelecer o seu estilo e o seu público-alvo. Hambúrgueres artesanais ou gourmets, por exemplo, normalmente chamam mais atenção e devem ficar em destaque.
Avalie os possíveis concorrentes
Ao entrar nesse tipo de mercado, é recomendável avaliar a concorrência que será encarada. Portanto, visite os estabelecimentos que ficam na região do seu negócio, dando preferência para aqueles que têm um público semelhante ao que você pretende atingir.
Assim, será possível ter uma visão diferenciada de um mesmo ramo, reunindo insights que o levem à inovação. Oferecer experiências e itens que a sua concorrência não oferece à clientela é uma ótima forma de se destacar.
Não se esqueça de também consultar todos os menus, as especialidades, os preços, os temas e os “hambúrgueres da casa”. É mais fácil sair do “lugar-comum” ao compreendê-lo.
Use e abuse da criatividade
A utilização de cores, ilustrações, descrições e preços está ligada diretamente aos desejos do consumidor. Por isso, vale a pena investir na criatividade ao montar a sua hamburgueria.
Atualmente, os clientes não buscam somente um local que ofereça um hambúrguer. Na verdade, geralmente, eles buscam experiências diferenciadas e de qualidade.
Já percebeu como as pessoas gostam de postar o que comem, aonde vão e o que fazem? Pois bem! Ser criativo e projetar um espaço interessante, com um cardápio diferenciado, pode ser até uma estratégia para facilitar o marketing orgânico.
Mantenha o cardápio atualizado
Para alguns empreendedores, isso pode parecer óbvio, porém, não servir mais um prato e mantê-lo no cardápio, por exemplo, é um grande erro. É importante que, caso algum hambúrguer não atinja as vendas esperadas — o que é normal — e tenha de sair do menu, o estabelecimento tire a opção do cardápio que é entregue ao cliente.
Criar expectativas e, logo após, gerar um sentimento de frustração no seu público pode ser um fator decisivo para que os visitantes escolham outro local da próxima vez.
Como vimos, o Dia do Hambúrguer é uma data que não deve passar em branco, principalmente por ser comemorada mundialmente. Por isso, se você tem um empreendimento do ramo alimentício, analise as melhores estratégias para tirar proveito da celebração, de forma que atraia mais clientes e eleve os lucros obtidos pelo seu estabelecimento.
Aliás, se você precisar de uma ajudinha para otimizar os processos e os custos da sua hamburgueria, conte conosco! Entre em contato e saiba como podemos ajudar!