O gerente de restaurante ou pizzaria é um funcionário essencial para o pleno funcionamento do negócio, tendo em vista que a sua função é direcionada para cuidar dos serviços em geral, para que tudo saia com a máxima qualidade. O principal objetivo é ajudar o estabelecimento a oferecer o melhor aos seus clientes, se diferenciando da concorrência e alcançando excelentes resultados.
Mas, você sabe, em detalhes, o que faz esse profissional, principais habilidades que ele precisar ter e suas responsabilidades? Descubra neste artigo!
O que faz um gerente de restaurante ou pizzaria?
O gerente de um restaurante ou pizzaria tem a função de assegurar que o local opere de maneira eficaz e lucrativa, mantendo seu conceito e reputação no mercado. Para isso, precisa administrar uma série de atividades, independentemente do tamanho do estabelecimento, sendo responsável pelo desempenho do negócio, saúde e segurança da equipe e manutenção dos padrões de qualidade.
Quais são suas principais habilidades?
A seguir, veja as habilidades que um gerente de restaurante precisa ter.
1. Liderança
Para ser um líder, o gerente não dever ser apenas um chefe, mas conseguir lidar com pessoas, motivando-as para desenvolver suas funções com autonomia, da melhor forma possível. Também, se preocupa com a evolução individual dos colaboradores e busca extrair o melhor de cada um. Além disso, sabe delegar as tarefas e confia no seu time. Dessa forma, não sobrecarrega nem a si e nem aos demais funcionários.
Outro ponto é que precisa saber conversar com os integrantes da equipe, oferecer feedbacks de maneira periódica e saber utilizar o tempo para elaborar estratégias, a fim de atingir os resultados esperados pelo estabelecimento.
2. Conhecimento sobre a área de atuação
É importante ter conhecimento básico a respeito da vivência em um ambiente gastronômico e processos administrativos. Outra questão é conhecer bem os alimentos e bebidas servidos no menu do restaurante, bem como o plano de negócio.
A mente também precisa estar aberta para a obtenção de novos conhecimentos, por meio da realização de treinamentos, principalmente quando entender que algum atributo importante precisa de aprimoramento.
É importante ter em mente que o setor de gastronomia está sempre em mudanças e se atualizar sobre tendências faz parte desse processo.
3. Comunicação
Um bom gerente de restaurante consegue lidar com os mais variados públicos, clientes, equipe e fornecedores. Por esse motivo, é essencial saber dialogar de maneira clara para não existirem ruídos ou mal entendidos que possam gerar algum tipo de conflito capaz de interferir no bom desenvolvimento das funções.
Além disso, é necessário trabalhar a comunicação interna, para que todos os colaboradores estejam alinhados à essência do restaurante e seus valores.
4. Adaptação aos diferentes cenários
As mudanças de cenários podem fazer com que os negócios precisem se reinventar. Para isso, é indispensável que o gerente de restaurante consiga se adaptar e aproveitar o momento para contribuir na implementação de práticas que possam levar ao alcance de melhorias e solução dos problemas.
5. Organização
A organização é necessária para que o gerente consiga cumprir tudo que o cargo exige. Faz parte de suas atividades, a coordenação da sua própria agenda, funções dos funcionários, bem como a escala de trabalho, recebimento de produtos dos fornecedores, entre outras funções. São atividades que exigem um senso organizacional, sem o qual não conseguem ser executados de maneira correta.
Graças aos avanços tecnológicos é possível contar com aplicativos gerenciais que oferecem ferramentas poderosas para auxiliar na gestão. Todo recurso que puder otimizar o tempo contribui para que o trabalho não se acumule, e ficar sempre em dia com todos os compromissos.
6. Atualização sobre as tecnologias do mercado
E por falar em tecnologia, como para qualquer tipo de segmento, as inovações na área da alimentação estão em constante desenvolvimento. A concorrência já utiliza muitas delas, como o cardápio QR Code e o delivery.
Para não ficar para trás, é fundamental se manter sempre atualizado em relação às alterações que o segmento gastronômico vem passando, bem como sobre as soluções tecnológicas que estão proporcionando bons resultados.
Sendo assim, o ideal é pesquisar e estudar o mercado de maneira constante. Só assim será possível assegurar que o estabelecimento não fique ultrapassado e perca clientes.
7. Relacionamento sólido com os fornecedores
É importante saber se relacionar e negociar com os fornecedores, já que essa é uma ótima maneira para alcançar resultados mais favoráveis para o negócio. Por exemplo, custos acima da média precisam ser negociados para evitar prejuízos ou ganhos muito baixos.
Por isso, é necessário alinhar essa competência com uma gestão financeira efetiva do restaurante e, assim, entender quando negociar.
8. Visão geral do negócio
A visão gerencial também precisa ser desenvolvida, com visão de futuro e medidas que possam ser implementadas. Além disso, é preciso perceber as necessidades de melhorias, analisando o que não está dando certo e o que pode ser modificado para melhorar o desempenho do negócio.
Isso significa ter um olhar de atenção a tudo que ocorre no estabelecimento, desde a insatisfação dos funcionários, problemas com fornecedores, pratos com maiores ou menores números de pedidos, entre outras questões.
É preciso acompanhar todos os indicadores que tiver em mãos para controlar o estoque e estabelecer metas, bem como manter o negócio no caminho certo.
Quais são as responsabilidades de um gerente de restaurante ou pizzaria?
Entre as principais responsabilidades de um gerente podemos citar:
- recrutar, treinar e gerenciar o pessoal;
- planejar e administrar menus;
- estruturar atividades de marketing, como descontos e promoções;
- definir orçamentos e alinhá-los com os proprietários e sócios;
- criar relatórios periódicos, além de fazer o controle de alimentos e vendas;
- elaborar e executar plano de vendas, lucro, faturamento;
- responder às reclamações de clientes;
- manter padrões de controle de qualidade, segurança, higiene e saúde;
- verificar e controlar o estoque.
Enfim, são diversas as habilidades e responsabilidades de um gerente de restaurante ou pizzaria. Agora que você já sabe mais sobre o assunto, não deixe de avaliar as competências necessárias para contratar um profissional comprometido e alinhado com as metas do seu negócio.
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