8 habilidades de um bom gerente de restaurante

O gerente de restaurante ou pizzaria é um funcionário essencial para o...

O gerente de restaurante ou pizzaria é um funcionário essencial para o pleno funcionamento do negócio, tendo em vista que a sua função é direcionada para cuidar dos serviços em geral, para que tudo saia com a máxima qualidade. O principal objetivo é ajudar o estabelecimento a oferecer o melhor aos seus clientes, se diferenciando da concorrência e alcançando excelentes resultados.

Mas, você sabe, em detalhes, o que faz esse profissional, principais habilidades que ele precisar ter e suas responsabilidades? Descubra neste artigo!

O que faz um gerente de restaurante ou pizzaria?

O gerente de um restaurante ou pizzaria tem a função de assegurar que o local opere de maneira eficaz e lucrativa, mantendo seu conceito e reputação no mercado. Para isso, precisa administrar uma série de atividades, independentemente do tamanho do estabelecimento, sendo responsável pelo desempenho do negócio, saúde e segurança da equipe e manutenção dos padrões de qualidade.

Quais são suas principais habilidades?

A seguir, veja as habilidades que um gerente de restaurante precisa ter.

1. Liderança

Para ser um líder, o gerente não dever ser apenas um chefe, mas conseguir lidar com pessoas, motivando-as para desenvolver suas funções com autonomia, da melhor forma possível. Também, se preocupa com a evolução individual dos colaboradores e busca extrair o melhor de cada um. Além disso, sabe delegar as tarefas e confia no seu time. Dessa forma, não sobrecarrega nem a si e nem aos demais funcionários.

Outro ponto é que precisa saber conversar com os integrantes da equipe, oferecer feedbacks de maneira periódica e saber utilizar o tempo para elaborar estratégias, a fim de atingir os resultados esperados pelo estabelecimento.

2. Conhecimento sobre a área de atuação

É importante ter conhecimento básico a respeito da vivência em um ambiente gastronômico e processos administrativos. Outra questão é conhecer bem os alimentos e bebidas servidos no menu do restaurante, bem como o plano de negócio.

A mente também precisa estar aberta para a obtenção de novos conhecimentos, por meio da realização de treinamentos, principalmente quando entender que algum atributo importante precisa de aprimoramento.

É importante ter em mente que o setor de gastronomia está sempre em mudanças e se atualizar sobre tendências faz parte desse processo.

3. Comunicação

Um bom gerente de restaurante consegue lidar com os mais variados públicos, clientes, equipe e fornecedores. Por esse motivo, é essencial saber dialogar de maneira clara para não existirem ruídos ou mal entendidos que possam gerar algum tipo de conflito capaz de interferir no bom desenvolvimento das funções.

Além disso, é necessário trabalhar a comunicação interna, para que todos os colaboradores estejam alinhados à essência do restaurante e seus valores.

4. Adaptação aos diferentes cenários

As mudanças de cenários podem fazer com que os negócios precisem se reinventar. Para isso, é indispensável que o gerente de restaurante consiga se adaptar e aproveitar o momento para contribuir na implementação de práticas que possam levar ao alcance de melhorias e solução dos problemas.

5. Organização

A organização é necessária para que o gerente consiga cumprir tudo que o cargo exige. Faz parte de suas atividades, a coordenação da sua própria agenda, funções dos funcionários, bem como a escala de trabalho, recebimento de produtos dos fornecedores, entre outras funções. São atividades que exigem um senso organizacional, sem o qual não conseguem ser executados de maneira correta.

Graças aos avanços tecnológicos é possível contar com aplicativos gerenciais que oferecem ferramentas poderosas para auxiliar na gestão. Todo recurso que puder otimizar o tempo contribui para que o trabalho não se acumule, e ficar sempre em dia com todos os compromissos.

6. Atualização sobre as tecnologias do mercado

E por falar em tecnologia, como para qualquer tipo de segmento, as inovações na área da alimentação estão em constante desenvolvimento. A concorrência já utiliza muitas delas, como o cardápio QR Code e o delivery.

Para não ficar para trás, é fundamental se manter sempre atualizado em relação às alterações que o segmento gastronômico vem passando, bem como sobre as soluções tecnológicas que estão proporcionando bons resultados.

Sendo assim, o ideal é pesquisar e estudar o mercado de maneira constante. Só assim será possível assegurar que o estabelecimento não fique ultrapassado e perca clientes.

7. Relacionamento sólido com os fornecedores

É importante saber se relacionar e negociar com os fornecedores, já que essa é uma ótima maneira para alcançar resultados mais favoráveis para o negócio. Por exemplo, custos acima da média precisam ser negociados para evitar prejuízos ou ganhos muito baixos.

Por isso, é necessário alinhar essa competência com uma gestão financeira efetiva do restaurante e, assim, entender quando negociar.

8. Visão geral do negócio

A visão gerencial também precisa ser desenvolvida, com visão de futuro e medidas que possam ser implementadas. Além disso, é preciso perceber as necessidades de melhorias, analisando o que não está dando certo e o que pode ser modificado para melhorar o desempenho do negócio.

Isso significa ter um olhar de atenção a tudo que ocorre no estabelecimento, desde a insatisfação dos funcionários, problemas com fornecedores, pratos com maiores ou menores números de pedidos, entre outras questões.

É preciso acompanhar todos os indicadores que tiver em mãos para controlar o estoque e estabelecer metas, bem como manter o negócio no caminho certo.

Quais são as responsabilidades de um gerente de restaurante ou pizzaria?

Entre as principais responsabilidades de um gerente podemos citar:

  • recrutar, treinar e gerenciar o pessoal;
  • planejar e administrar menus;
  • estruturar atividades de marketing, como descontos e promoções;
  • definir orçamentos e alinhá-los com os proprietários e sócios;
  • criar relatórios periódicos, além de fazer o controle de alimentos e vendas;
  • elaborar e executar plano de vendas, lucro, faturamento;
  • responder às reclamações de clientes;
  • manter padrões de controle de qualidade, segurança, higiene e saúde;
  • verificar e controlar o estoque.

Enfim, são diversas as habilidades e responsabilidades de um gerente de restaurante ou pizzaria. Agora que você já sabe mais sobre o assunto, não deixe de avaliar as competências necessárias para contratar um profissional comprometido e alinhado com as metas do seu negócio.

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Por Redação

8 habilidades de um bom gerente de restaurante

O gerente de restaurante ou pizzaria é um funcionário essencial para o...
6 min

O gerente de restaurante ou pizzaria é um funcionário essencial para o pleno funcionamento do negócio, tendo em vista que a sua função é direcionada para cuidar dos serviços em geral, para que tudo saia com a máxima qualidade. O principal objetivo é ajudar o estabelecimento a oferecer o melhor aos seus clientes, se diferenciando da concorrência e alcançando excelentes resultados.

Mas, você sabe, em detalhes, o que faz esse profissional, principais habilidades que ele precisar ter e suas responsabilidades? Descubra neste artigo!

O que faz um gerente de restaurante ou pizzaria?

O gerente de um restaurante ou pizzaria tem a função de assegurar que o local opere de maneira eficaz e lucrativa, mantendo seu conceito e reputação no mercado. Para isso, precisa administrar uma série de atividades, independentemente do tamanho do estabelecimento, sendo responsável pelo desempenho do negócio, saúde e segurança da equipe e manutenção dos padrões de qualidade.

Quais são suas principais habilidades?

A seguir, veja as habilidades que um gerente de restaurante precisa ter.

1. Liderança

Para ser um líder, o gerente não dever ser apenas um chefe, mas conseguir lidar com pessoas, motivando-as para desenvolver suas funções com autonomia, da melhor forma possível. Também, se preocupa com a evolução individual dos colaboradores e busca extrair o melhor de cada um. Além disso, sabe delegar as tarefas e confia no seu time. Dessa forma, não sobrecarrega nem a si e nem aos demais funcionários.

Outro ponto é que precisa saber conversar com os integrantes da equipe, oferecer feedbacks de maneira periódica e saber utilizar o tempo para elaborar estratégias, a fim de atingir os resultados esperados pelo estabelecimento.

2. Conhecimento sobre a área de atuação

É importante ter conhecimento básico a respeito da vivência em um ambiente gastronômico e processos administrativos. Outra questão é conhecer bem os alimentos e bebidas servidos no menu do restaurante, bem como o plano de negócio.

A mente também precisa estar aberta para a obtenção de novos conhecimentos, por meio da realização de treinamentos, principalmente quando entender que algum atributo importante precisa de aprimoramento.

É importante ter em mente que o setor de gastronomia está sempre em mudanças e se atualizar sobre tendências faz parte desse processo.

3. Comunicação

Um bom gerente de restaurante consegue lidar com os mais variados públicos, clientes, equipe e fornecedores. Por esse motivo, é essencial saber dialogar de maneira clara para não existirem ruídos ou mal entendidos que possam gerar algum tipo de conflito capaz de interferir no bom desenvolvimento das funções.

Além disso, é necessário trabalhar a comunicação interna, para que todos os colaboradores estejam alinhados à essência do restaurante e seus valores.

4. Adaptação aos diferentes cenários

As mudanças de cenários podem fazer com que os negócios precisem se reinventar. Para isso, é indispensável que o gerente de restaurante consiga se adaptar e aproveitar o momento para contribuir na implementação de práticas que possam levar ao alcance de melhorias e solução dos problemas.

5. Organização

A organização é necessária para que o gerente consiga cumprir tudo que o cargo exige. Faz parte de suas atividades, a coordenação da sua própria agenda, funções dos funcionários, bem como a escala de trabalho, recebimento de produtos dos fornecedores, entre outras funções. São atividades que exigem um senso organizacional, sem o qual não conseguem ser executados de maneira correta.

Graças aos avanços tecnológicos é possível contar com aplicativos gerenciais que oferecem ferramentas poderosas para auxiliar na gestão. Todo recurso que puder otimizar o tempo contribui para que o trabalho não se acumule, e ficar sempre em dia com todos os compromissos.

6. Atualização sobre as tecnologias do mercado

E por falar em tecnologia, como para qualquer tipo de segmento, as inovações na área da alimentação estão em constante desenvolvimento. A concorrência já utiliza muitas delas, como o cardápio QR Code e o delivery.

Para não ficar para trás, é fundamental se manter sempre atualizado em relação às alterações que o segmento gastronômico vem passando, bem como sobre as soluções tecnológicas que estão proporcionando bons resultados.

Sendo assim, o ideal é pesquisar e estudar o mercado de maneira constante. Só assim será possível assegurar que o estabelecimento não fique ultrapassado e perca clientes.

7. Relacionamento sólido com os fornecedores

É importante saber se relacionar e negociar com os fornecedores, já que essa é uma ótima maneira para alcançar resultados mais favoráveis para o negócio. Por exemplo, custos acima da média precisam ser negociados para evitar prejuízos ou ganhos muito baixos.

Por isso, é necessário alinhar essa competência com uma gestão financeira efetiva do restaurante e, assim, entender quando negociar.

8. Visão geral do negócio

A visão gerencial também precisa ser desenvolvida, com visão de futuro e medidas que possam ser implementadas. Além disso, é preciso perceber as necessidades de melhorias, analisando o que não está dando certo e o que pode ser modificado para melhorar o desempenho do negócio.

Isso significa ter um olhar de atenção a tudo que ocorre no estabelecimento, desde a insatisfação dos funcionários, problemas com fornecedores, pratos com maiores ou menores números de pedidos, entre outras questões.

É preciso acompanhar todos os indicadores que tiver em mãos para controlar o estoque e estabelecer metas, bem como manter o negócio no caminho certo.

Quais são as responsabilidades de um gerente de restaurante ou pizzaria?

Entre as principais responsabilidades de um gerente podemos citar:

  • recrutar, treinar e gerenciar o pessoal;
  • planejar e administrar menus;
  • estruturar atividades de marketing, como descontos e promoções;
  • definir orçamentos e alinhá-los com os proprietários e sócios;
  • criar relatórios periódicos, além de fazer o controle de alimentos e vendas;
  • elaborar e executar plano de vendas, lucro, faturamento;
  • responder às reclamações de clientes;
  • manter padrões de controle de qualidade, segurança, higiene e saúde;
  • verificar e controlar o estoque.

Enfim, são diversas as habilidades e responsabilidades de um gerente de restaurante ou pizzaria. Agora que você já sabe mais sobre o assunto, não deixe de avaliar as competências necessárias para contratar um profissional comprometido e alinhado com as metas do seu negócio.

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