6 dicas de como diferenciar o seu happy hour

O happy hour é um momento esperado por muitas pessoas que saem do trabalho ou faculdade para se distrair, conversar, descansar e esquecer um pouco das seriedades e responsabilidades da vida. Por is...

O happy hour é um momento esperado por muitas pessoas que saem do trabalho ou faculdade para se distrair, conversar, descansar e esquecer um pouco das seriedades e responsabilidades da vida. Por isso, nesse evento as pessoas querem ser bem servidas, com pratos e bebidas saborosas, em um lugar aconchegante.

Neste post, mostraremos como o happy hour pode ser uma forma de diferenciar o seu negócio. Para tal, falaremos da importância desse momento para o restaurante e daremos 6 dicas para atrair mais clientes para curtir o seu estabelecimento.

Fique com a gente e saiba mais do assunto!

O que é happy hour?

Trata-se de quando as pessoas saem do trabalho ou da faculdade, junto dos colegas, e vão a algum lugar para se divertirem. No entanto, tal diversão normalmente não é muito agitada, como uma balada ou festa, mas sim uma conversa em um ambiente tranquilo, com comida e bebida boa, além de um ótimo atendimento. Ou seja, o seu restaurante pode atender perfeitamente a esse público.

A “hora feliz”, tradução de happy hour, costuma ser realizada após o término do expediente. Logo, é muito comum ocorrer à tarde, sobretudo a partir das 17h. Mas isso quando falamos do convencional horário comercial. Assim, as pessoas vão a esse evento com a intenção de se socializar e se aliviar das seriedades da vida.

Qual a importância do happy hour para o restaurante?

Estimular horários para a realização de happy hour no seu restaurante é um excelente diferencial para atrair mais público e, por consequência, elevar a renda. Você pode conquistar uma alta quantidade de clientes durante a semana. Isso é interessante, pois, em muitos estabelecimentos, após o horário do almoço, a movimentação de pessoas costuma cair.

Atração de clientes

Os happy hours conseguem trazer indivíduos em momentos fora da tradicional hora de almoço, como universitários. Além desses clientes, podem vir pessoas de expedientes diferentes do horário comercial. Isso pode variar conforme o tipo de empresa, como hospitais, e a movimentação do entorno.

Você pode avaliar os estabelecimentos ao redor e horários comuns de saída. É possível fazer uma pesquisa com os clientes, quando eles vierem até seu restaurante para almoçar.

Fidelização de clientes

Elaborar estratégias para estimular o happy hour, além de conquistar novos clientes, será interessante para fidelizar os que já costumam almoçar no restaurante. Estes vão voltar para curtir o fim do expediente no seu estabelecimento.

Propaganda dos clientes

Os clientes vão ainda promover o marketing boca a boca, pois os funcionários começam a indicar seu estabelecimento às pessoas recém-chegadas na empresa deles. Isso também pode ocorrer com os universitários, quando os veteranos falarem do seu restaurante aos calouros.

Como diferenciar o happy hour para atrair mais clientes?

Agora apontaremos algumas estratégias para você colocar em prática e conseguir os benefícios citados acima. Fique com a gente e aprenda mais um pouco!

1. Horas especiais de happy hour

Como falado, você conseguirá trazer um público em momentos fora do tradicional horário de almoço. Por isso, é interessante traçar períodos e dias para o happy hour. Publique essa agenda no site e redes sociais do estabelecimento. Isso é importante para evitar confusões, como clientes indo ao restaurante em horários ou dias em que não acontece o happy hour.

2. Comidas diferenciadas nestes horários

Não será mais hora do almoço, então esqueça o arroz e feijão. É necessário elaborar pratos e petiscos para o happy hour. Ao servir, por exemplo, porções, use esse seu talento gastronômico. Você pode criar receitas de diferentes molhos exclusivos, esse é um modo de fidelizar seus clientes. Alguns exemplos de comidas para o happy hour são: 

  • Nachos;
  • Anéis de cebola;
  • Alternativas de lanches rápidos;
  • Porção de linguiça calabresa;
  • Porção de provolone frito;
  • Frango a passarinho;
  • Mandioca ou batata frita.

Além de determinadas comidas para esse momento, é essencial atender a alguns públicos específicos, como os vegetarianos e veganos, e oferecer drinks e cervejas sem álcool às pessoas que não bebem ou estão motorizadas.

3. Promoções de happy hour

Tem comida, tem bebida, tem diversão, momento happy hour tem de ter promoções também! Por isso, elabore algumas para manter os clientes sempre satisfeitos em relação aos preços. Você pode oferecer opções, como:

  • Bebidas em dobro;
  • Lanche e/ou salgado em dobro;
  • Porções em dobro;
  • Descontos via cupons;
  • Promoção personalizada;
  • Combos de bebidas e/ou petiscos.

4. Diferentes atrativos

É possível aplicar várias atrações no seu restaurante. Para tal, você tem de avaliar o gosto dos clientes, a ambientação que deseja passar para eles, além do espaço disponível e disposição do local. Talvez, em algum caso, seja necessário fazer alguma reforma no restaurante para mudar o espaço, mas, provavelmente, nada profundo. Isso é até interessante para renovar o seu estabelecimento.

Confira exemplos:

  • Toque uma música (ao vivo ou discotecagem);
  • Ofereça shows de humor (ao vivo ou pela TV);
  • Transmita esportes nos telões;
  • Instale um karaokê;
  • Coloque uma mesa de bilhar;
  • Ofereça jogos de dardos.

5. Clima propício

Antes de ir a um happy hour, as pessoas saíram de um lugar de responsabilidades. Por isso, buscam o alívio da seriedade do ambiente anterior. É indispensável um lugar aconchegante, agradável e bonito.

Para tal, foque na decoração do seu restaurante e nas luzes dele. As cadeiras e mesas devem ser confortáveis, e a música não pode estar em um volume muito alto, pois as pessoas querem conversar. Ainda, reserve um local para os fumantes, esse público tende a acender alguns cigarros nesse momento.

Facilitar o atendimento também gera menos estresse e, por consequência, fidelizará seus clientes. Por essa razão, concentre-se também na qualidade do atendimento.

6. Parceria com empresas próximas

Como dito antes, você pode fazer pesquisas e recolher dados sobre as empresas do entorno. Dessa maneira, é possível entrar em contato com essas corporações e estabelecer parcerias interessantes para ambos os negócios.

Por exemplo, proponha descontos especiais aos funcionários de grandes empresas, se elas fizerem propaganda do seu restaurante. Isso, inclusive, pode atender aos horários de almoço também, trazendo mais clientes em todos os períodos.

Como notou, o happy hour é um momento indispensável para o brasileiro. Somos muito trabalhadores e, por isso, precisamos de um instante e lugar para se distrair com os amigos e descansar das seriedades da vida.

A Ultragaz está aqui para ajudar você a compor os eventos do seu restaurante. Conte com a gente para abastecer seu negócio!

Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Por Redação

6 dicas de como diferenciar o seu happy hour

O happy hour é um momento esperado por muitas pessoas que saem do trabalho ou faculdade para se distrair, conversar, descansar e esquecer um pouco das seriedades e responsabilidades da vida. Por is...
6 min

O happy hour é um momento esperado por muitas pessoas que saem do trabalho ou faculdade para se distrair, conversar, descansar e esquecer um pouco das seriedades e responsabilidades da vida. Por isso, nesse evento as pessoas querem ser bem servidas, com pratos e bebidas saborosas, em um lugar aconchegante.

Neste post, mostraremos como o happy hour pode ser uma forma de diferenciar o seu negócio. Para tal, falaremos da importância desse momento para o restaurante e daremos 6 dicas para atrair mais clientes para curtir o seu estabelecimento.

Fique com a gente e saiba mais do assunto!

O que é happy hour?

Trata-se de quando as pessoas saem do trabalho ou da faculdade, junto dos colegas, e vão a algum lugar para se divertirem. No entanto, tal diversão normalmente não é muito agitada, como uma balada ou festa, mas sim uma conversa em um ambiente tranquilo, com comida e bebida boa, além de um ótimo atendimento. Ou seja, o seu restaurante pode atender perfeitamente a esse público.

A “hora feliz”, tradução de happy hour, costuma ser realizada após o término do expediente. Logo, é muito comum ocorrer à tarde, sobretudo a partir das 17h. Mas isso quando falamos do convencional horário comercial. Assim, as pessoas vão a esse evento com a intenção de se socializar e se aliviar das seriedades da vida.

Qual a importância do happy hour para o restaurante?

Estimular horários para a realização de happy hour no seu restaurante é um excelente diferencial para atrair mais público e, por consequência, elevar a renda. Você pode conquistar uma alta quantidade de clientes durante a semana. Isso é interessante, pois, em muitos estabelecimentos, após o horário do almoço, a movimentação de pessoas costuma cair.

Atração de clientes

Os happy hours conseguem trazer indivíduos em momentos fora da tradicional hora de almoço, como universitários. Além desses clientes, podem vir pessoas de expedientes diferentes do horário comercial. Isso pode variar conforme o tipo de empresa, como hospitais, e a movimentação do entorno.

Você pode avaliar os estabelecimentos ao redor e horários comuns de saída. É possível fazer uma pesquisa com os clientes, quando eles vierem até seu restaurante para almoçar.

Fidelização de clientes

Elaborar estratégias para estimular o happy hour, além de conquistar novos clientes, será interessante para fidelizar os que já costumam almoçar no restaurante. Estes vão voltar para curtir o fim do expediente no seu estabelecimento.

Propaganda dos clientes

Os clientes vão ainda promover o marketing boca a boca, pois os funcionários começam a indicar seu estabelecimento às pessoas recém-chegadas na empresa deles. Isso também pode ocorrer com os universitários, quando os veteranos falarem do seu restaurante aos calouros.

Como diferenciar o happy hour para atrair mais clientes?

Agora apontaremos algumas estratégias para você colocar em prática e conseguir os benefícios citados acima. Fique com a gente e aprenda mais um pouco!

1. Horas especiais de happy hour

Como falado, você conseguirá trazer um público em momentos fora do tradicional horário de almoço. Por isso, é interessante traçar períodos e dias para o happy hour. Publique essa agenda no site e redes sociais do estabelecimento. Isso é importante para evitar confusões, como clientes indo ao restaurante em horários ou dias em que não acontece o happy hour.

2. Comidas diferenciadas nestes horários

Não será mais hora do almoço, então esqueça o arroz e feijão. É necessário elaborar pratos e petiscos para o happy hour. Ao servir, por exemplo, porções, use esse seu talento gastronômico. Você pode criar receitas de diferentes molhos exclusivos, esse é um modo de fidelizar seus clientes. Alguns exemplos de comidas para o happy hour são: 

  • Nachos;
  • Anéis de cebola;
  • Alternativas de lanches rápidos;
  • Porção de linguiça calabresa;
  • Porção de provolone frito;
  • Frango a passarinho;
  • Mandioca ou batata frita.

Além de determinadas comidas para esse momento, é essencial atender a alguns públicos específicos, como os vegetarianos e veganos, e oferecer drinks e cervejas sem álcool às pessoas que não bebem ou estão motorizadas.

3. Promoções de happy hour

Tem comida, tem bebida, tem diversão, momento happy hour tem de ter promoções também! Por isso, elabore algumas para manter os clientes sempre satisfeitos em relação aos preços. Você pode oferecer opções, como:

  • Bebidas em dobro;
  • Lanche e/ou salgado em dobro;
  • Porções em dobro;
  • Descontos via cupons;
  • Promoção personalizada;
  • Combos de bebidas e/ou petiscos.

4. Diferentes atrativos

É possível aplicar várias atrações no seu restaurante. Para tal, você tem de avaliar o gosto dos clientes, a ambientação que deseja passar para eles, além do espaço disponível e disposição do local. Talvez, em algum caso, seja necessário fazer alguma reforma no restaurante para mudar o espaço, mas, provavelmente, nada profundo. Isso é até interessante para renovar o seu estabelecimento.

Confira exemplos:

  • Toque uma música (ao vivo ou discotecagem);
  • Ofereça shows de humor (ao vivo ou pela TV);
  • Transmita esportes nos telões;
  • Instale um karaokê;
  • Coloque uma mesa de bilhar;
  • Ofereça jogos de dardos.

5. Clima propício

Antes de ir a um happy hour, as pessoas saíram de um lugar de responsabilidades. Por isso, buscam o alívio da seriedade do ambiente anterior. É indispensável um lugar aconchegante, agradável e bonito.

Para tal, foque na decoração do seu restaurante e nas luzes dele. As cadeiras e mesas devem ser confortáveis, e a música não pode estar em um volume muito alto, pois as pessoas querem conversar. Ainda, reserve um local para os fumantes, esse público tende a acender alguns cigarros nesse momento.

Facilitar o atendimento também gera menos estresse e, por consequência, fidelizará seus clientes. Por essa razão, concentre-se também na qualidade do atendimento.

6. Parceria com empresas próximas

Como dito antes, você pode fazer pesquisas e recolher dados sobre as empresas do entorno. Dessa maneira, é possível entrar em contato com essas corporações e estabelecer parcerias interessantes para ambos os negócios.

Por exemplo, proponha descontos especiais aos funcionários de grandes empresas, se elas fizerem propaganda do seu restaurante. Isso, inclusive, pode atender aos horários de almoço também, trazendo mais clientes em todos os períodos.

Como notou, o happy hour é um momento indispensável para o brasileiro. Somos muito trabalhadores e, por isso, precisamos de um instante e lugar para se distrair com os amigos e descansar das seriedades da vida.

A Ultragaz está aqui para ajudar você a compor os eventos do seu restaurante. Conte com a gente para abastecer seu negócio!

Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Por Redação