Manual de conduta de restaurante: saiba como criar com estas 6 dicas

Não há dúvidas da importância de criar um manual de conduta para...

Não há dúvidas da importância de criar um manual de conduta para o restaurante, tendo em vista se tratar de um documento que apresenta todas as diretrizes ligada a como deve ser o ambiente de trabalho, incluindo atendimento ao cliente, práticas da cozinha, hábitos de higiene, entre outros. Isso porque esse documento, além de simplificar os processos que fazem parte da rotina do estabelecimento, ainda contribui para a efetividade na gestão dos processos.

Mas você sabe como elaborá-lo da melhor forma? Então, leia este conteúdo e veja as dicas que preparamos! 

O que é o manual de conduta do restaurante?

É um documento que apresenta detalhes específicos de cada estabelecimento e tem a finalidade de servir como direcionamento para todos os funcionários, abrangendo todos os processos executados durante o trabalho, desde a forma de lidar com os clientes até os métodos aplicados na cozinha.

Qual é a importância do manual de conduta para restaurante?

Apesar de a elaboração do manual de conduta não ser obrigatória pela Anvisa, é importante que o restaurante dê atenção a esse ponto. Assim, os colaboradores ficam alinhados e os procedimentos padronizados.

Essa ferramenta tem uma utilidade prática de assegurar que todos os integrantes da equipe estejam sempre em sintonia, o que também contribui bastante em casos de alta rotatividade de funcionários, o que pode ser comum em alguns restaurantes. Contando com o documento como guia, o treinamento de novos profissionais é simplificado.

Mas, para que o documento esteja em conformidade com o dia a dia da equipe, é necessário criá-lo de forma personalizada. Sendo assim, é preciso observar todos os processos do restaurante e ver como os funcionários atuam em cada etapa. Após, decida como será a regra de conduta.

Como criar o manual de conduta do seu restaurante?

Para ajudar você a elaborar o manual de conduta do restaurante, separamos algumas dicas!

1. Atendimento ao cliente

As práticas aqui dependem muito da abordagem que será feita. Contudo, algumas ações são válidas em praticamente todos os contextos.

Uso de maquiagem em excesso

Aqui, o visual em si não é o grande problema. O uso excessivo de maquiagem precisa ser evitado com o intuito de impedir que resíduos dos produtos, como pó e cílios postiços, por exemplo, entrem em contato com o alimento.

Corte de cabelo

O mais adequado é que todos os garçons mantenham os cabelos curtos. Isso não é obrigatório para os atendentes, porém, a utilização da touca é indicada em certas situações. Na cozinha, a medida precisa ser obrigatória como boa prática.

2. Higiene pessoal e geral

As medidas de higiene e cuidados pessoais geralmente contemplam orientações mais gerais. No entanto, pode ser necessário abordar pontos específicos, a depender do restaurante. A seguir, vejas as principais questões sobre isso que devem ser abordadas no manual de conduta.

Higiene das mãos

Invista em locais apropriados para a higienização das mão e estipule a frequência com que essa ação precisa ser praticada.

Limpeza de utensílios e equipamentos

Estabeleça qual é o método mais adequado para limpar ou desinfetar os utensílios e equipamentos utilizados no decorrer do expediente.

Retirada do lixo

Defina a frequência com a qual lixo e resíduos devem ser retirados e por qual trajeto. A ideia é evitar a passagem de lixo pelos ambientes onde estão os clientes.

Limpeza da cozinha

Manter a cozinha limpa e organizada é uma prática que deve ser constante no estabelecimento, já que esse é o setor que vai garantir a qualidade do que será servido para os clientes. Evite passe livre de clientes e pessoas não autorizadas nessa área.

3. Manuseio de alimentos e recursos

As normas para lidar com alimentos e recursos devem ser uma das primeiras a serem criadas.

Alimento cru e cozido

É fundamental evitar contato entre alimentos cruz e cozidos, tendo em vista que isso abre as portas para a disseminação de infecções e doenças.

Desperdício de água e energia

É essencial desligar as luzes depois do fechamento do restaurante e evitar o desperdício de água durante a jornada de trabalho, por exemplo, não abrindo torneiras sem necessidade.

Restos de comida

Além do risco de contágio e desenvolvimento de bactérias, não se atentar a restos de alimentos pode resultar em uma visão nada agradável para os integrantes da equipe e para os clientes, já que indica maus hábitos de higiene.

Alimentos vencidos

Os gestores e os funcionários da cozinha precisam sempre estar atentos aos produtos vencidos e à validade que está prestes a expirar.

Gorduras e óleos

Uma prática que precisa ser evitada é a de jogar gordura e óleo na pia. Assim, defina exatamente o procedimento que a equipe deve usar como referência ao se desfazer desses elementos.

4. Celulares, computadores e demais eletrônicos

Também é importante definir regras sobre o acesso a dispositivos eletrônicos durante o expediente.

Contas pessoais

Podemos usar como exemplo as redes sociais em momentos ociosos. Na maioria dos casos, não existe a necessidade de proibir, mas o ideal é limitar o uso de celulares pessoais para colaboradores que circulam com frequência. Caso precisem conferir algo, o ideal é que isso seja feito em local privado, e não na frente dos clientes.

Cardápios digitais, tablets e smartphones

Aponte onde cada equipamento precisa ser guardado ao final do expediente, como devem ser usados e quando e onde devem ser carregados.

5. Jornada de trabalho e faltas

Estabeleça como vai funcionar a jornada de trabalho de cada colaborador e qual a conduta da empresa ao tratar a respeito de atrasos e faltas. Definir essas regras com antecedência é fundamental para evitar desentendimento, além de manter uma postura séria no ambiente laboral.

Para isso, é necessário ter um horário de folga bem estipulado e locais próprios para as pausas e descanso.

6. Bens do estabelecimento

Veja alguns pontos que são relevantes aqui.

Uniforme e veículos da empresa

O mais adequado é que os veículos do restaurante contem com uma planilha de controle para a quilometragem e horas de uso. No caso dos uniformes, informe se os funcionários podem levá-los para a casa ou de sevem vesti-los sempre no estabelecimento, no início das atividades. Na última situação, a empresa deverá ser responsável por mantê-los sempre disponíveis e limpos.

Casos de danos

Imprevistos podem acontecer. Sendo assim, é importante determinar quais são as regras nos cenários em que um funcionário danifique algum equipamento do restaurante, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é manual de conduta do restaurante e sua importância, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática e, assim, otimizar os procedimentos realizados no estabelecimento, ganhando qualidade e eficiência nos atendimentos e serviços executados.

Quer saber como nossas soluções podem ajudar nesse processo? Então, entre em contato agora mesmo e fale com um dos nossos consultores!

Por Redação

Manual de conduta de restaurante: saiba como criar com estas 6 dicas

Não há dúvidas da importância de criar um manual de conduta para...
6 min

Não há dúvidas da importância de criar um manual de conduta para o restaurante, tendo em vista se tratar de um documento que apresenta todas as diretrizes ligada a como deve ser o ambiente de trabalho, incluindo atendimento ao cliente, práticas da cozinha, hábitos de higiene, entre outros. Isso porque esse documento, além de simplificar os processos que fazem parte da rotina do estabelecimento, ainda contribui para a efetividade na gestão dos processos.

Mas você sabe como elaborá-lo da melhor forma? Então, leia este conteúdo e veja as dicas que preparamos! 

O que é o manual de conduta do restaurante?

É um documento que apresenta detalhes específicos de cada estabelecimento e tem a finalidade de servir como direcionamento para todos os funcionários, abrangendo todos os processos executados durante o trabalho, desde a forma de lidar com os clientes até os métodos aplicados na cozinha.

Qual é a importância do manual de conduta para restaurante?

Apesar de a elaboração do manual de conduta não ser obrigatória pela Anvisa, é importante que o restaurante dê atenção a esse ponto. Assim, os colaboradores ficam alinhados e os procedimentos padronizados.

Essa ferramenta tem uma utilidade prática de assegurar que todos os integrantes da equipe estejam sempre em sintonia, o que também contribui bastante em casos de alta rotatividade de funcionários, o que pode ser comum em alguns restaurantes. Contando com o documento como guia, o treinamento de novos profissionais é simplificado.

Mas, para que o documento esteja em conformidade com o dia a dia da equipe, é necessário criá-lo de forma personalizada. Sendo assim, é preciso observar todos os processos do restaurante e ver como os funcionários atuam em cada etapa. Após, decida como será a regra de conduta.

Como criar o manual de conduta do seu restaurante?

Para ajudar você a elaborar o manual de conduta do restaurante, separamos algumas dicas!

1. Atendimento ao cliente

As práticas aqui dependem muito da abordagem que será feita. Contudo, algumas ações são válidas em praticamente todos os contextos.

Uso de maquiagem em excesso

Aqui, o visual em si não é o grande problema. O uso excessivo de maquiagem precisa ser evitado com o intuito de impedir que resíduos dos produtos, como pó e cílios postiços, por exemplo, entrem em contato com o alimento.

Corte de cabelo

O mais adequado é que todos os garçons mantenham os cabelos curtos. Isso não é obrigatório para os atendentes, porém, a utilização da touca é indicada em certas situações. Na cozinha, a medida precisa ser obrigatória como boa prática.

2. Higiene pessoal e geral

As medidas de higiene e cuidados pessoais geralmente contemplam orientações mais gerais. No entanto, pode ser necessário abordar pontos específicos, a depender do restaurante. A seguir, vejas as principais questões sobre isso que devem ser abordadas no manual de conduta.

Higiene das mãos

Invista em locais apropriados para a higienização das mão e estipule a frequência com que essa ação precisa ser praticada.

Limpeza de utensílios e equipamentos

Estabeleça qual é o método mais adequado para limpar ou desinfetar os utensílios e equipamentos utilizados no decorrer do expediente.

Retirada do lixo

Defina a frequência com a qual lixo e resíduos devem ser retirados e por qual trajeto. A ideia é evitar a passagem de lixo pelos ambientes onde estão os clientes.

Limpeza da cozinha

Manter a cozinha limpa e organizada é uma prática que deve ser constante no estabelecimento, já que esse é o setor que vai garantir a qualidade do que será servido para os clientes. Evite passe livre de clientes e pessoas não autorizadas nessa área.

3. Manuseio de alimentos e recursos

As normas para lidar com alimentos e recursos devem ser uma das primeiras a serem criadas.

Alimento cru e cozido

É fundamental evitar contato entre alimentos cruz e cozidos, tendo em vista que isso abre as portas para a disseminação de infecções e doenças.

Desperdício de água e energia

É essencial desligar as luzes depois do fechamento do restaurante e evitar o desperdício de água durante a jornada de trabalho, por exemplo, não abrindo torneiras sem necessidade.

Restos de comida

Além do risco de contágio e desenvolvimento de bactérias, não se atentar a restos de alimentos pode resultar em uma visão nada agradável para os integrantes da equipe e para os clientes, já que indica maus hábitos de higiene.

Alimentos vencidos

Os gestores e os funcionários da cozinha precisam sempre estar atentos aos produtos vencidos e à validade que está prestes a expirar.

Gorduras e óleos

Uma prática que precisa ser evitada é a de jogar gordura e óleo na pia. Assim, defina exatamente o procedimento que a equipe deve usar como referência ao se desfazer desses elementos.

4. Celulares, computadores e demais eletrônicos

Também é importante definir regras sobre o acesso a dispositivos eletrônicos durante o expediente.

Contas pessoais

Podemos usar como exemplo as redes sociais em momentos ociosos. Na maioria dos casos, não existe a necessidade de proibir, mas o ideal é limitar o uso de celulares pessoais para colaboradores que circulam com frequência. Caso precisem conferir algo, o ideal é que isso seja feito em local privado, e não na frente dos clientes.

Cardápios digitais, tablets e smartphones

Aponte onde cada equipamento precisa ser guardado ao final do expediente, como devem ser usados e quando e onde devem ser carregados.

5. Jornada de trabalho e faltas

Estabeleça como vai funcionar a jornada de trabalho de cada colaborador e qual a conduta da empresa ao tratar a respeito de atrasos e faltas. Definir essas regras com antecedência é fundamental para evitar desentendimento, além de manter uma postura séria no ambiente laboral.

Para isso, é necessário ter um horário de folga bem estipulado e locais próprios para as pausas e descanso.

6. Bens do estabelecimento

Veja alguns pontos que são relevantes aqui.

Uniforme e veículos da empresa

O mais adequado é que os veículos do restaurante contem com uma planilha de controle para a quilometragem e horas de uso. No caso dos uniformes, informe se os funcionários podem levá-los para a casa ou de sevem vesti-los sempre no estabelecimento, no início das atividades. Na última situação, a empresa deverá ser responsável por mantê-los sempre disponíveis e limpos.

Casos de danos

Imprevistos podem acontecer. Sendo assim, é importante determinar quais são as regras nos cenários em que um funcionário danifique algum equipamento do restaurante, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é manual de conduta do restaurante e sua importância, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática e, assim, otimizar os procedimentos realizados no estabelecimento, ganhando qualidade e eficiência nos atendimentos e serviços executados.

Quer saber como nossas soluções podem ajudar nesse processo? Então, entre em contato agora mesmo e fale com um dos nossos consultores!

Por Redação