Afinal, marketing digital para pizzaria funciona?

Atualmente, é essencial para um negócio estar inserido na internet. Preparamos um conteúdo sobre marketing digital para pizzaria, veja!

Não há dúvidas de que a internet é uma grande aliada de diferentes tipos de empresas, inclusive, no ramo gastronômico. Com a visibilidade oferecida pela rede, é possível fazer um excelente trabalho de divulgação e engajamento junto ao público. Vale a pena, então, saber um pouco mais sobre o marketing digital para pizzaria.

Esse é um campo de negócios amplo e que tem uma demanda interessante em qualquer época do ano. Afinal, quem não gosta de comer uma boa pizza a dois, com a família ou com os amigos?

O prato ainda faz parte de vários eventos e comemorações. Mas apesar da popularidade, é preciso fortalecer a imagem do estabelecimento para que ele seja a preferência em meio aos concorrentes e continue, claro, a crescer, posicionar-se no mercado e gerar lucro.

Quer ver só como todo esse contexto funciona? Continue a leitura e aprenda tudo sobre o assunto!

O que é marketing digital?

O marketing digital nada mais é do que um conjunto de ações desenvolvidas e aplicadas com a ajuda de meios digitais. Seu objetivo primordial é divulgar empresas, serviços e produtos.

É possível dizer que essa metodologia mudou, e muito, a forma como as pessoas consomem e fazem compras. Antigamente, era preciso ir até a loja, pesquisar preços pessoalmente e ainda lidar com muitos vendedores, que nem sempre forneciam informações isentas sobre a empresa, porque precisavam vender e bater metas.

Agora, com apenas alguns cliques, é possível interagir com as empresas, saber sua reputação, com a ajuda de opiniões de outros consumidores, e conhecer os produtos antes mesmo de ir ao estabelecimento. Muito mais prático, concorda?

Mas afinal, quais são as estratégias geralmente utilizadas dentro do marketing digital? Aqui estão os exemplos mais interessantes!

Inbound marketing

O inbound marketing, ou marketing de atração, é uma estratégia digital na qual a empresa pode se promover por meio de ferramentas como blogs, podcasts, vídeos, newsletters e demais formas de produção de conteúdo. Uma pizzaria de sucesso que mantém um blog, por exemplo, pode investir em publicações com curiosidades sobre o preparo das massas, notícias sobre o estabelecimento e dicas sobre os ingredientes usados.

As newsletters, por outro lado, só devem ser enviadas para clientes que façam ou autorizem o cadastro via e-mail. Elas podem conter tanto links para as publicações do blog quanto outros comunicados exclusivos para esse público. é um ótimo canal para criar programas de fidelidade e promoções especiais.

Essa é uma forma de manter os clientes e futuros clientes sempre atentos aos próximos passos da pizzaria. Eles são atraídos pela informação e ficam no negócio, quando percebem que a relação se efetiva na melhor experiência de consumo.

Outbound marketing no digital

O outbound marketing, por outro lado, é o famoso “marketing tradicional”. Seu intuito principal é oferecer serviços ou produtos para os clientes: no seu caso, pizzas, bebidas e outras receitas similares.

A proposta é definitivamente ir atrás do cliente de forma ativa. Sendo assim, com a ajuda de anúncios, gráficos e banners, tanto em redes sociais quanto em outras páginas parceiras.

Essas ferramentas sempre contam com algum botão de ação, para que o cliente seja levado de fato até o primeiro contato com a empresa. Como para o site, alguma rede social ou uma landing page.

Gestão de mídias sociais

A gestão de mídias sociais envolve todo o gerenciamento de sua presença online em plataformas como Instagram, LinkedIn, Facebook, Twitter, TikTok, entre outras. Ela acontece não somente com a publicação das postagens, mas também, com todo o planejamento e processo de criação desses conteúdos disponibilizados para o público.

Essa gestão ainda tem como objetivo aumentar o tráfego no site, trazer mais reconhecimento para a empresa e fazer com que as plataformas sejam canais efetivos de comunicação com o cliente. Por isso, é muito importante contar com uma equipe preparada para fazer tudo isso.

Como a pizzaria pode aplicar o marketing digital?

Há quem pense que o marketing digital para pizzaria não dá certo. Isso porque o nicho é bastante específico e já consolidado.

No entanto, essa impressão está errada. Todo tipo de negócio pode se utilizar do marketing digital para crescer e se consolidar, e com as pizzarias, não é diferente.

Para aplicá-lo de maneira correta, o primeiro passo é elaborar um planejamento estratégico. Assim, será possível conhecer seu público e entender quais ações serão mais eficientes para atingi-lo.

Também é importante contar com uma equipe específica ou contratar uma agência especializada para tomar conta de todos os processos. Ela deve ter um conhecimento profundo acerca do negócio, para conseguir fazer um conteúdo que esteja de acordo com os objetivos da empresa. Pode-se avaliar qual é o melhor momento para divulgar, por exemplo, que seu restaurante tem forno a lenha ou armazena os alimentos com muita precaução.

É bom, além de tudo, continuar a monitorar e a acompanhar os resultados de cada estratégia. Assim, elas podem ser melhoradas ou modificadas de acordo com a necessidade ou com a época, sempre observando a resposta do público.

Por fim, vale a pena aplicar algumas ações básicas para obter esse retorno, tão importante para o sucesso do marketing e da própria pizzaria. É sobre elas que falaremos, a seguir!

Quais são as principais estratégias de marketing digital para pizzaria?

Você pode apostar em uma série de estratégias de marketing digital para pizzaria para atrair clientes novos e antigos. Aqui está uma lista com as principais possibilidades para investir!

Sorteios em redes sociais

Todo mundo adora ganhar sorteios. Para aproveitar os benefícios do marketing digital para pizzaria, você pode usar as suas redes sociais para promover o seu.

Essa é uma ótima estratégia para garantir engajamento no perfil. Isso porque os participantes terão que seguir a página, comentar, curtir a postagem e compartilhar com amigos para garantir sua chance.

Dessa maneira, o nome da sua pizzaria passa a ter um alcance muito maior. Os ganhadores ficam satisfeitos, e quem não ganhou estará sempre de olho na próxima oportunidade para participar.

Promoções e cupons

Em suas páginas online, ainda pode ser interessante disponibilizar algumas promoções e cupons. Uma opção é limitar a quantidade ou o horário de consumo, para criar a sensação de urgência e necessidade no consumidor.

Seguidores podem ter um desconto maior em certos sabores de pizza ou em dias da semana. Ainda, ter direito a um preço promocional de algum lançamento ou bebida que complemente a experiência gastronômica.

É importante pensar em datas sazonais, como Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia dos Pais, para soltar algumas promoções exclusivas. Essa é uma forma de aumentar o movimento da empresa e conquistar seu público.

Crie um relacionamento com o cliente

As redes sociais são o espaço perfeito para que você comece a criar laços estreitos com seus clientes. Por lá, além de acessarem fotos das pizzas e da pizzaria, conhecerem o cardápio e entenderem como a comida é preparada, eles podem tirar dúvidas e dar sugestões.

Com isso, uma equipe bem treinada deve estar disponível para oferecer as respostas certas a eles. Algo que aguça, e muito, a vontade de se tornar um consumidor efetivo e fiel do espaço.

Para tanto, porém, é preciso alinhar a presença digital com o atendimento presencial. Por isso, certifique-se de que a linguagem usada por ambas as equipes seja a mesma, e de que o cliente tenha uma experiência agradável dentro e fora da internet. Nesse contexto, o marketing sensorial também pode ser um ótimo aliado.

Esteja presente nas páginas certas

É fundamental que você conheça muito bem o seu público para saber em quais redes sociais os clientes estão. Por exemplo, nem todo mundo que marca presença no Facebook é usuário ativo do Instagram, por incrível que pareça.

Então, será preciso realizar uma pesquisa aprofundada para entender quem compra em sua pizzaria. Assim, você conseguirá relacionar as redes sociais que poderão gerar mais alcance e resultados para você.

Então, terá chance de fazer delas uma verdadeira vitrine para seus produtos, com o tipo de postagem adequada. Aos poucos, criará um visual próprio para o seu negócio e será reconhecido de imediato pelos clientes, além de poder promover anúncios e campanhas com um bom retorno financeiro.

Tenha um site completo e objetivo

Nem só de redes sociais se faz um bom marketing digital para pizzaria. É muito importante que você explore as outras ferramentas de um ambiente digital.

É o caso do site. Quando ele é profissional, completo e objetivo, fica muito mais fácil vender. Certifique-se de que ele se torne um canal funcional, não apenas de divulgação.

Ou seja, que tenha o endereço da empresa, telefones para contato, formulário de reservas de mesas, horários de funcionamento, entre outros detalhes. Ele também precisa ser responsivo, o que significa funcionar bem tanto por computadores quanto por smartphones ou tablets.

Então, gostou de saber um pouco mais sobre como funciona o marketing digital para pizzaria? Essas são apenas algumas dicas e conceitos iniciais para que você possa começar a fazer o seu negócio se destacar no mercado e fidelizar clientes também na internet.

Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Por Jessica

Afinal, marketing digital para pizzaria funciona?

Atualmente, é essencial para um negócio estar inserido na internet. Preparamos um conteúdo sobre marketing digital para pizzaria, veja!
9 min

Não há dúvidas de que a internet é uma grande aliada de diferentes tipos de empresas, inclusive, no ramo gastronômico. Com a visibilidade oferecida pela rede, é possível fazer um excelente trabalho de divulgação e engajamento junto ao público. Vale a pena, então, saber um pouco mais sobre o marketing digital para pizzaria.

Esse é um campo de negócios amplo e que tem uma demanda interessante em qualquer época do ano. Afinal, quem não gosta de comer uma boa pizza a dois, com a família ou com os amigos?

O prato ainda faz parte de vários eventos e comemorações. Mas apesar da popularidade, é preciso fortalecer a imagem do estabelecimento para que ele seja a preferência em meio aos concorrentes e continue, claro, a crescer, posicionar-se no mercado e gerar lucro.

Quer ver só como todo esse contexto funciona? Continue a leitura e aprenda tudo sobre o assunto!

O que é marketing digital?

O marketing digital nada mais é do que um conjunto de ações desenvolvidas e aplicadas com a ajuda de meios digitais. Seu objetivo primordial é divulgar empresas, serviços e produtos.

É possível dizer que essa metodologia mudou, e muito, a forma como as pessoas consomem e fazem compras. Antigamente, era preciso ir até a loja, pesquisar preços pessoalmente e ainda lidar com muitos vendedores, que nem sempre forneciam informações isentas sobre a empresa, porque precisavam vender e bater metas.

Agora, com apenas alguns cliques, é possível interagir com as empresas, saber sua reputação, com a ajuda de opiniões de outros consumidores, e conhecer os produtos antes mesmo de ir ao estabelecimento. Muito mais prático, concorda?

Mas afinal, quais são as estratégias geralmente utilizadas dentro do marketing digital? Aqui estão os exemplos mais interessantes!

Inbound marketing

O inbound marketing, ou marketing de atração, é uma estratégia digital na qual a empresa pode se promover por meio de ferramentas como blogs, podcasts, vídeos, newsletters e demais formas de produção de conteúdo. Uma pizzaria de sucesso que mantém um blog, por exemplo, pode investir em publicações com curiosidades sobre o preparo das massas, notícias sobre o estabelecimento e dicas sobre os ingredientes usados.

As newsletters, por outro lado, só devem ser enviadas para clientes que façam ou autorizem o cadastro via e-mail. Elas podem conter tanto links para as publicações do blog quanto outros comunicados exclusivos para esse público. é um ótimo canal para criar programas de fidelidade e promoções especiais.

Essa é uma forma de manter os clientes e futuros clientes sempre atentos aos próximos passos da pizzaria. Eles são atraídos pela informação e ficam no negócio, quando percebem que a relação se efetiva na melhor experiência de consumo.

Outbound marketing no digital

O outbound marketing, por outro lado, é o famoso “marketing tradicional”. Seu intuito principal é oferecer serviços ou produtos para os clientes: no seu caso, pizzas, bebidas e outras receitas similares.

A proposta é definitivamente ir atrás do cliente de forma ativa. Sendo assim, com a ajuda de anúncios, gráficos e banners, tanto em redes sociais quanto em outras páginas parceiras.

Essas ferramentas sempre contam com algum botão de ação, para que o cliente seja levado de fato até o primeiro contato com a empresa. Como para o site, alguma rede social ou uma landing page.

Gestão de mídias sociais

A gestão de mídias sociais envolve todo o gerenciamento de sua presença online em plataformas como Instagram, LinkedIn, Facebook, Twitter, TikTok, entre outras. Ela acontece não somente com a publicação das postagens, mas também, com todo o planejamento e processo de criação desses conteúdos disponibilizados para o público.

Essa gestão ainda tem como objetivo aumentar o tráfego no site, trazer mais reconhecimento para a empresa e fazer com que as plataformas sejam canais efetivos de comunicação com o cliente. Por isso, é muito importante contar com uma equipe preparada para fazer tudo isso.

Como a pizzaria pode aplicar o marketing digital?

Há quem pense que o marketing digital para pizzaria não dá certo. Isso porque o nicho é bastante específico e já consolidado.

No entanto, essa impressão está errada. Todo tipo de negócio pode se utilizar do marketing digital para crescer e se consolidar, e com as pizzarias, não é diferente.

Para aplicá-lo de maneira correta, o primeiro passo é elaborar um planejamento estratégico. Assim, será possível conhecer seu público e entender quais ações serão mais eficientes para atingi-lo.

Também é importante contar com uma equipe específica ou contratar uma agência especializada para tomar conta de todos os processos. Ela deve ter um conhecimento profundo acerca do negócio, para conseguir fazer um conteúdo que esteja de acordo com os objetivos da empresa. Pode-se avaliar qual é o melhor momento para divulgar, por exemplo, que seu restaurante tem forno a lenha ou armazena os alimentos com muita precaução.

É bom, além de tudo, continuar a monitorar e a acompanhar os resultados de cada estratégia. Assim, elas podem ser melhoradas ou modificadas de acordo com a necessidade ou com a época, sempre observando a resposta do público.

Por fim, vale a pena aplicar algumas ações básicas para obter esse retorno, tão importante para o sucesso do marketing e da própria pizzaria. É sobre elas que falaremos, a seguir!

Quais são as principais estratégias de marketing digital para pizzaria?

Você pode apostar em uma série de estratégias de marketing digital para pizzaria para atrair clientes novos e antigos. Aqui está uma lista com as principais possibilidades para investir!

Sorteios em redes sociais

Todo mundo adora ganhar sorteios. Para aproveitar os benefícios do marketing digital para pizzaria, você pode usar as suas redes sociais para promover o seu.

Essa é uma ótima estratégia para garantir engajamento no perfil. Isso porque os participantes terão que seguir a página, comentar, curtir a postagem e compartilhar com amigos para garantir sua chance.

Dessa maneira, o nome da sua pizzaria passa a ter um alcance muito maior. Os ganhadores ficam satisfeitos, e quem não ganhou estará sempre de olho na próxima oportunidade para participar.

Promoções e cupons

Em suas páginas online, ainda pode ser interessante disponibilizar algumas promoções e cupons. Uma opção é limitar a quantidade ou o horário de consumo, para criar a sensação de urgência e necessidade no consumidor.

Seguidores podem ter um desconto maior em certos sabores de pizza ou em dias da semana. Ainda, ter direito a um preço promocional de algum lançamento ou bebida que complemente a experiência gastronômica.

É importante pensar em datas sazonais, como Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia dos Pais, para soltar algumas promoções exclusivas. Essa é uma forma de aumentar o movimento da empresa e conquistar seu público.

Crie um relacionamento com o cliente

As redes sociais são o espaço perfeito para que você comece a criar laços estreitos com seus clientes. Por lá, além de acessarem fotos das pizzas e da pizzaria, conhecerem o cardápio e entenderem como a comida é preparada, eles podem tirar dúvidas e dar sugestões.

Com isso, uma equipe bem treinada deve estar disponível para oferecer as respostas certas a eles. Algo que aguça, e muito, a vontade de se tornar um consumidor efetivo e fiel do espaço.

Para tanto, porém, é preciso alinhar a presença digital com o atendimento presencial. Por isso, certifique-se de que a linguagem usada por ambas as equipes seja a mesma, e de que o cliente tenha uma experiência agradável dentro e fora da internet. Nesse contexto, o marketing sensorial também pode ser um ótimo aliado.

Esteja presente nas páginas certas

É fundamental que você conheça muito bem o seu público para saber em quais redes sociais os clientes estão. Por exemplo, nem todo mundo que marca presença no Facebook é usuário ativo do Instagram, por incrível que pareça.

Então, será preciso realizar uma pesquisa aprofundada para entender quem compra em sua pizzaria. Assim, você conseguirá relacionar as redes sociais que poderão gerar mais alcance e resultados para você.

Então, terá chance de fazer delas uma verdadeira vitrine para seus produtos, com o tipo de postagem adequada. Aos poucos, criará um visual próprio para o seu negócio e será reconhecido de imediato pelos clientes, além de poder promover anúncios e campanhas com um bom retorno financeiro.

Tenha um site completo e objetivo

Nem só de redes sociais se faz um bom marketing digital para pizzaria. É muito importante que você explore as outras ferramentas de um ambiente digital.

É o caso do site. Quando ele é profissional, completo e objetivo, fica muito mais fácil vender. Certifique-se de que ele se torne um canal funcional, não apenas de divulgação.

Ou seja, que tenha o endereço da empresa, telefones para contato, formulário de reservas de mesas, horários de funcionamento, entre outros detalhes. Ele também precisa ser responsivo, o que significa funcionar bem tanto por computadores quanto por smartphones ou tablets.

Então, gostou de saber um pouco mais sobre como funciona o marketing digital para pizzaria? Essas são apenas algumas dicas e conceitos iniciais para que você possa começar a fazer o seu negócio se destacar no mercado e fidelizar clientes também na internet.

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Por Jessica