Tudo que você precisa saber sobre marketing para pizzaria

O marketing para pizzaria faz com que surjam cada vez mais clientes. Com o aumento da competitividade no mercado. Isso é fundamental.

Não há dúvidas da importância de uma estratégia eficiente de marketing para pizzaria, considerando que o consumo de pizza no Brasil é bastante significativo, o que faz com que surjam cada vez mais investidores no ramo e, com isso, o aumento da competitividade.

Sendo assim, as ações e campanhas são aplicadas como uma forma de investimento que busca apresentar os produtos e serviços para um número maior de consumidores, atraí-los e, consequentemente, vender mais. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar com o marketing pode ser usado para expandir o seu negócio. Confira!

O que é marketing?

Marketing se trata do conjunto de métodos e técnicas empregadas ao estudo das demandas dos mercados e seus principais fatores. Por exemplo, produtos, vendas e públicos para o desenvolvimento das empresas.

Ou seja, é o estudo dos objetivos, causas e resultados originados por meio das diferentes maneiras de como as empresas lidam com o mercado. O marketing pode ser offline e online. Conheça melhor sobre eles.

Marketing offline

Tem como base as estratégias das mídias tradicionais que não usam o ambiente virtual como fonte de divulgação.

Propaganda impressa

É a divulgação por intermédio de outdoors, banners, jornais, revistas, cartazes, entre outros. Nesse caso, as mídias impressas apresentam um alto potencial quando bem realizadas, tendo em vista que chamam a atenção do consumidor nos meios em que ele se encontra presente.

Algumas ações, como a panfletagem, devem ser elaboradas com cuidado para evitar desperdícios de recursos, materiais e tempo. Assim, para chamar a atenção do cliente e evitar que ele jogue o panfleto fora, é preciso pensar bem na estratégia. 

Sendo assim, desde a panfletagem até um outdoor, avalie minuciosamente o local onde a propaganda será inserida, para garantir que seja direcionada ao seu público-alvo de fato.

Brindes

Ofertar itens personalizados e brindes para os consumidores é outra boa ideia. Contudo, é preciso estar atento ao brinde que será disponibilizado e como o item será útil para o cliente.

Por mais que as pessoas gostem de ganhar presentes, o ideal é criar um vínculo entre o estabelecimento e o seu público. Essa também é uma ótima chance para divulgar e aprimorar a consciência da marca.

Eventos

Realizar e participar de eventos onde os clientes estão presentes também é uma medida de marketing offline. Isso aproxima o público da marca e serve para os atrair às compras dos seus produtos e serviços. 

Nesse momento, é importante ter um time preparado para atender os participantes. Caso tenha ido ao evento somente como expectador, aproveite a ocasião para fazer muito networking.

Cartão de visita

O cartão de visita é um dos modelos mais antigos de divulgação de uma marca. No entanto, existem muitas lojas que não fazem uso dele. Suas vantagens é que o custo médio é baixo, e o retorno pode ser satisfatório. 

Por exemplo, são úteis quando você estiver em um evento e precisar de passar o seu contato para um futuro parceiro de negócios.

Marketing online

Também conhecido como marketing digital, atua com ações feitas na internet. As principais finalidades dessa estratégia é alcançar clientes com maior probabilidade de consumir os produtos e serviços que a empresa disponibiliza, fortalecer a presença da marca no mercado e atrair novos clientes.

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

O intuito do SEO é fazer com que uma marca tenha uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google, elevando o tráfego do mecanismo de pesquisa para o site da empresa.

Para que isso seja atingido, os profissionais de marketing de SEO fazem uma pesquisa de palavras e frases que os clientes estão utilizando para pesquisar informações online e empregam esses termos em seu próprio conteúdo.

Marketing de conteúdo

Essa estratégia usa narrativa e compartilhamento de informações para expandir o conhecimento da marca. A finalidade é que o leitor realize uma ação para se tornar um cliente, por exemplo, inscrever-se em uma lista de e-mails, esclarecer dúvidas ou realizar uma compra.

O conteúdo pode ser as postagens em blogs, vídeos, e-books, infográficos, podcast, entre outros. Um ponto relevante é que esses materiais precisam agregar valor ao consumidor, e não somente anunciar a marca ou tentar fazer uma venda.

Busca construir uma relação sólida e confiável com os consumidores, podendo, potencialmente, levar a muitas vendas no decorrer do tempo, e não somente uma única conversão.

Marketing de mídia social

Essa prática abrange tudo que uma empresa realizar por intermédio de mídia social. Nesse caso, o processo deve ir além da criação de postagens para canais digitais e responder comentários.

Para manter postagens consistentes e coordenadas, existem várias ferramentas online disponíveis para agendar e automatizar as publicações nas redes sociais. Contudo, é importante saber usá-las e evitar a perda de contato com o público por não ter uma pessoa real por trás das postagens.

Como desenvolver o marketing para pizzarias?

Conheça algumas dicar que podem ser aplicada para que você consiga desenvolver um marketing eficiente para pizzarias.

Aposte na identidade visual

A marca é o aspecto que faz com que os clientes reconheçam o seu negócio. Por este motivo, é necessário investir na identidade visual. Sendo assim, aposte em elementos como cardápio, logo personalizado, embalagens dos produtos, site, redes sociais e demais. 

Invista nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para alavancar o negócio, desde que utilizadas de forma adequada. O recomendado é que canais como Facebook e Instagram, por exemplo, sejam movimentados com publicações, imagens e fotos personalizadas com a logo do estabelecimento.

Investir nisso fará toda a diferença quando o assunto é comida. Você pode fazer fotografias de qualidade que mostrem o queijo derretendo, a fumaça da pizza quente, entre outros, fazendo com que as pessoas sintam vontade de comer. Isso fará com que consiga ganhar novos clientes.

Você também pode utilizar as hashtags mais seguidas sobre o assinto e, assim, compartilhar suas fotos com mais usuários das redes sociais.

Crie um bom site para a pizzaria

O site da pizzaria pode ser divulgados nas redes sociais e em serviços pagos como os disponibilizados pelo Google. Tenha em mente que muitos clientes fazem as buscas pela internet e contar com sites patrocinados ou investir em estratégias de SEO eficiente vão contribuir para que se posicione entre os primeiros resultados.

Nesse caso o site pode mostrar o cardápio, informações de contato, promoções e demais informações que seja interessante que os clientes saibam. 

Use os aplicativos de vendas delivery

A quantidade de pedidos por delivery cresceu de forma considerável durante a quarentena. Por este motivo, crie o perfil da pizzaria nos aplicativos de entrega de comida. Insira fotos atraentes dos seus produtos e tome cuidado para sempre entregar os serviços com a melhor qualidade possível.

Elabore promoções para os seguidores das redes sociais

Em muitos casos você venderá pizza para uma pessoa que viu o perfil do estabelecimento nas redes sociais e teve a vontade de experimentar. Então, se você criar promoções para os seus seguidores, conseguirá muitos clientes e incentivar que eles sigam o estabelecimento e comprem sempre. Por exemplo:

  • elabore uma campanha onde o seguidor que publicar uma foto com a pizza do estabelecimento utilizando o @ ou #, ganhará um desconto na próxima compra ou, então, uma sobremesa de brinde;
  • utilize promoções em dias com menor movimento: na compra de 2 pizzas, ganhe um refrigerante;
  • invista em cartões fidelidade, onde a cada 10 pedidos, ganhe 1 pizza.
  • Utilize a sua criatividade e, com essas ideais, garanta novos clientes para o seu negócio.

Quais meios podem ser usados como aliados nas estratégias de marketing?

O marketing é uma prática interessante para qualquer tipo de pizzaria. Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conectadas, sendo assim, é essencial usar essas ferramentas tecnológicas a favor do estabelecimento e investir em estratégias para o negócio.

Sites

Apesar do uso em expansão das redes sociais, ter um site da pizzaria é importante para quem deseja ser encontrado pelo público. Por este motivo, aposte em uma página funcional e organizada, que disponibilize ao cliente as principais informações relativas ao cardápio, contato, localização, horário de funcionamento, fotos do ambiente e demais.

Caso a pizzaria atenda por delivery, também é necessário disponibilizar o cardápio digital e a opção do consumidor realizar pedidos diretamente pelo site.

Redes sociais

Você não precisar estar em todas as redes sociais. Nesse caso, o ideal é realizar uma pesquisa para identificar onde os clientes costumam passar mais tempo, por exemplo, Instagram, Facebook, Twitter e demais, e entender como investir nelas. Entre as medidas que você pode implementar estão:

  • Realizar sorteios que estimulem curtidas e compartilhamentos;
  • Postar fotos e vídeos das pizzas;
  • Interagir com os usuários respondendo avaliações, comentários e mensagens privadas;
  • Usar conteúdo virais e tendências etc.

Google Meu negócio

Sabe os resultados que ficam em destaque, e que aparecem à direita na página do Google quando uma pesquisa é realizada? É uma função desenvolvida para empresas, onde você pode exibir o perfil da sua pizzaria com base nos termos de busca dos usuários, fazendo com que também apareça no Google Maps.

WhatsApp Business

É uma ferramenta que possibilita não apenas a interação direta com os consumidores de forma automatizada, mas disponibiliza todos os dados relativos ao estabelecimento, como horário de funcionamento, endereço, descrição do negócio, entre outros.

Como criar promoções na pizzaria?

As promoções na pizzaria podem proporcionar uma série de vantagens, como a divulgação do negócio, captação de novos clientes e aumento do faturamento. Veja alguns modelos de promoções que você pode aplicar!

Cartão fidelidade

Essa é uma promoção que pode trazer resultados incríveis. É indicada tanto para captar nossos clientes quanto para fidelizar aqueles que a pizzaria já tem. 

Funciona da seguinte maneira: você desenvolverá um cartão fidelidade e nele serão anotados as pizzas que cada pessoa pedir. Quando o consumidor completar uma certa quantidade de pedidos, ela ganha a próxima grátis.

Para que essa promoção gere as vantagens esperadas, é preciso que você faça o cálculo do número de pizzas que devem ser pedidas e quanto de lucro terá, mesmo ofertando uma pizza grátis.

Promoção pague uma, leve duas

Aqui, o cliente ganha em dobro. Isso porque, ao fazer a compra de uma pizza, ele ganha outra totalmente grátis. Nesse caso, o recomendável é analisar se o consumidor poderá escolher o sabor de sua preferência ou se a segunda pizza terá sabores determinados para escolha.

Esse cuidado é importante pelo fato de que os ingredientes para montar uma pizza não são baratos e dependendo da estratégia aplicada, essa promoção pode ser usada para atrair e fidelizar cliente, no entanto, não gerará bons lucros.

Desconto para aniversariantes

Outra forma de atrair clientes é ofertar desconto no preço da venda no dia do aniversário do cliente. Essa promoção leva pessoas para o estabelecimento, além de fazer com que elas tenham a vontade de comemorar essa data especial com familiares e amigos na sua pizzaria.

Por exemplo, você pode disponibilizar 15%, 20%, no valor total da conta. Também, pode criar uma lista de cadastro com as datas de aniversário de cada cliente e, chegando perto do dia da comemoração, pode enviar uma mensagem via SMS, e-mail ou WhatsApp desejando feliz aniversário e convidando o indivíduo a comemorar esse momento na pizzaria com um desconto especial.

Refrigerante e entrega grátis

Para realizar essa promoção é necessário verificar a margem de lucro da pizza. Considerando que para poder ofertar o refrigerante e a entrega grátis, o produto precisa cobrir estes custos e, ainda, o custo da própria pizza.

Por exemplo, caso a margem de lucro para esse tipo de promoção seja mais baixa, o ideal é implementar medidas para ganhar no volume de pizza vendidas. A finalidade principal da estratégia é captar novos clientes e divulgar os produtos da pizzaria.

Sorteio de brindes

Essa promoção é muito associada ao marketing, tendo em vista que tem a possibilidade de sortear brindes personalizados, como bonés, copo ou vale descontos. 

Por exemplo, o Instagram é uma rede social muito usada atualmente, então, disponibilize brindes por compartilhamentos de publicações da pizzaria, o dê descontos para os 10 primeiros que seguirem a página no dia.

Essa prática pode gerar retornos muito interessante, já que além de ajudar no conhecimento da pizzaria entre os usuários, ainda traz clientes para o seu negócio, já que a campanha consegue um maior alcance por meio da internet.

Promoções sazonais

Trata-se de promoção aplicada em datas específicas, como dia das mães, dia dos pais, Dia dos Namorados, entre outros. Nesse caso, é preciso elaborar algo especial para cada data, por exemplo, sobremesa grátis, desconto na conta etc.

Essa promoção também vai ajudá-lo a conquistar novos clientes, fidelizar os mais antigos e, como consequência, aumentar o faturamento.

Promoção relâmpago

É uma promoção que algo é ofertado por tempo limitado ou enquanto durar o estoque. Por exemplo, você pode oferecer uma pizza grátis na compra de outra de qualquer tamanho durante uma hora do dia, ou só para os primeiros pedidos. Essa medida incentiva o consumo na sua pizzaria.

O objetivo é aproveitar dessa alternativa nos dias onde o movimento é mais fraco. Afinal, assim consegue balancear as entradas no caixa durante a semana inteira.

Promoção combo

Aqui, alguns produtos são reunidos e vendidos a um preço mais acessível. Normalmente, os combos disponibilizados pelas pizzarias é composto pela pizza, refrigerante e uma porção de batata.

Porém, é necessário ter atenção ao definir o preço, já que não pode afetar o caixa e nem ser muito elevado. O intuito e conseguir que os clientes paguem por um bom produtos e com um excelente custo-benefício.

Dias promocionais

O intuito é ter dias específicos com promoções frequentes. Por exemplo, toda terça-feira quem comprar uma pizza pode acrescentar R$3 e levar um refrigerante de 2 litros. Toda quinta-feira a pizza é dobrada, entre outras ideias. Basta usar a criatividade. O ideal é fazer coisas que chamem a atenção e faça a pessoa virar cliente fiel.

Mesmo as promoções mais simples, quando oferecem a sensação de ganho, geram um efeito positivo bastante significativo. Então, conheça o seu público, veja o que vai os atrair e faça dessas promoções uma marca registrada do estabelecimento.

Como criar campanhas na pizzaria?

A seguir, veja as dicas que preparamos para criar uma campanha efetiva para pizzaria.

Aposte em fotos profissionais e na identidade visual

A identidade visual da pizzaria é um aspecto essencial quando o assunto é marketing. Isso porque, quanto mais bonitas e profissionais forem as fotografias dos produtos, mais atrativas elas vão parecer pelo olhas dos clientes.

Práticas que envolvem divulgação visual são bem relevantes para esse tipo de estabelecimento. Não somente as fotos do cardápio, mas a identidade visual em geral, envolvendo desde as fontes do logotipo do negócio, até as decorações internas e cores utilizadas.

Tudo precisa ser minuciosamente pensado para que os consumidores memorizem a sua marca e a associem sempre que estivem com vontade de comer uma pizza.

Personalize as embalagens

Outro ponto é as vantagens de contar com embalagens personalizadas. Isso ocorre pelo fato de serem vistas como uma dos aspectos mais relevantes quanto falamos da publicidade de uma marca, tendo em vista que seu poder de alcance não se restringe somente ao ponto de venda, considerando que viaja e passa pela percepção de vários indivíduos.

Além disso, permite que a marca entre na casa dos clientes. Sendo assim, use o potencial do negócio para divulgar e estimular o serviço de entrega. Tenha em mente a necessidade de contar com as informações básicas de contato estampadas na caixa das pizzas.

O formato da embalagem precisa ser simples, intuitivo, mas, simultaneamente, impactante, a ponto de estabelecer o conceito da marca nos clientes. Eles devem reconhecer o seu produto pela caixa.

No cenário que envolve uma pizzaria, é importante que ela também seja resistente e com a capacidade de conservar o conteúdo interior, sem que o calor provoque danos ao visual exterior. Para adquirir embalagens personalizadas e de alta qualidade é indispensável procurar por uma empresa experiente nesse ramo.

Procure por parceiros

A estratégia meio a meio também pode ser usada. Nesse caso, procure por parceiros que não sejam concorrentes de segmento para juntar forças e contribuírem para ambos crescerem na área.

Por exemplo, você pode convidar um empreendedor de um restaurante indiano para rechear uma de suas pizzas com ingredientes e temperos típicos e, simultaneamente, você pode dar um toque especial do seu estabelecimento em algum prato da casa.

Unindo essa prática com uma boa medida de divulgação, o resultado pode ser bastante promissor e muito melhor que o esperado.

Compartilhe algo especial da casa

Vamos supor que o estabelecimento tenha algum molho especial, que seja exclusivo para as preparações de suas pizzas. Você pode pensar em vendê-lo separadamente, para que os clientes utilizem em preparos em casa. Ou seja, você pode lucrar com algo que já usa na fabricação das pizzas.

Uma dica é colocar em vidros atrativos, com o nome da pizzaria e deixá-los no balcão, à vista dos consumidores. Esse é também um bom modo de trabalhar a marca da empresa, levando-a paraa dentro da casa dos seus clientes.

Degustações

Você pode utilizar meios para deixar os clientes apaixonadas por sua pizza e sempre fazer pedidos. Para isso, as degustações podem ser uma ótima alternativa, além de ser uma campanha simples e barata.

Nesse caso, chame as pessoas que passam por perto do estabelecimento para provarem dos seus produtos. Isso por si só já fará um movimento interessante. Você também pode aproveitar esse momento para disponibilizar cupons especiais para esse público.

No entanto, para bons resultados, é fundamental que as pizzas estejam ótimas. Por isso, você deve caprichar no preparo, além de contratar pessoas para realizar a ação que sejam educadas, comunicativas e agradáveis.

Agora que você já sabe tudo de marketing para pizzaria, aproveita para pegar todas as informações e dicas apresentadas neste conteúdo e, com isso, criar promoções e campanhas eficientes, que contribuirão diretamente para os resultados e para a expansão do seu negócio.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas por meio deste artigo? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba diretamente na sua caixa de e-mail informações atuais e relevantes sobre vários temas!

Por Jessica

Tudo que você precisa saber sobre marketing para pizzaria

O marketing para pizzaria faz com que surjam cada vez mais clientes. Com o aumento da competitividade no mercado. Isso é fundamental.
17 min

Não há dúvidas da importância de uma estratégia eficiente de marketing para pizzaria, considerando que o consumo de pizza no Brasil é bastante significativo, o que faz com que surjam cada vez mais investidores no ramo e, com isso, o aumento da competitividade.

Sendo assim, as ações e campanhas são aplicadas como uma forma de investimento que busca apresentar os produtos e serviços para um número maior de consumidores, atraí-los e, consequentemente, vender mais. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar com o marketing pode ser usado para expandir o seu negócio. Confira!

O que é marketing?

Marketing se trata do conjunto de métodos e técnicas empregadas ao estudo das demandas dos mercados e seus principais fatores. Por exemplo, produtos, vendas e públicos para o desenvolvimento das empresas.

Ou seja, é o estudo dos objetivos, causas e resultados originados por meio das diferentes maneiras de como as empresas lidam com o mercado. O marketing pode ser offline e online. Conheça melhor sobre eles.

Marketing offline

Tem como base as estratégias das mídias tradicionais que não usam o ambiente virtual como fonte de divulgação.

Propaganda impressa

É a divulgação por intermédio de outdoors, banners, jornais, revistas, cartazes, entre outros. Nesse caso, as mídias impressas apresentam um alto potencial quando bem realizadas, tendo em vista que chamam a atenção do consumidor nos meios em que ele se encontra presente.

Algumas ações, como a panfletagem, devem ser elaboradas com cuidado para evitar desperdícios de recursos, materiais e tempo. Assim, para chamar a atenção do cliente e evitar que ele jogue o panfleto fora, é preciso pensar bem na estratégia. 

Sendo assim, desde a panfletagem até um outdoor, avalie minuciosamente o local onde a propaganda será inserida, para garantir que seja direcionada ao seu público-alvo de fato.

Brindes

Ofertar itens personalizados e brindes para os consumidores é outra boa ideia. Contudo, é preciso estar atento ao brinde que será disponibilizado e como o item será útil para o cliente.

Por mais que as pessoas gostem de ganhar presentes, o ideal é criar um vínculo entre o estabelecimento e o seu público. Essa também é uma ótima chance para divulgar e aprimorar a consciência da marca.

Eventos

Realizar e participar de eventos onde os clientes estão presentes também é uma medida de marketing offline. Isso aproxima o público da marca e serve para os atrair às compras dos seus produtos e serviços. 

Nesse momento, é importante ter um time preparado para atender os participantes. Caso tenha ido ao evento somente como expectador, aproveite a ocasião para fazer muito networking.

Cartão de visita

O cartão de visita é um dos modelos mais antigos de divulgação de uma marca. No entanto, existem muitas lojas que não fazem uso dele. Suas vantagens é que o custo médio é baixo, e o retorno pode ser satisfatório. 

Por exemplo, são úteis quando você estiver em um evento e precisar de passar o seu contato para um futuro parceiro de negócios.

Marketing online

Também conhecido como marketing digital, atua com ações feitas na internet. As principais finalidades dessa estratégia é alcançar clientes com maior probabilidade de consumir os produtos e serviços que a empresa disponibiliza, fortalecer a presença da marca no mercado e atrair novos clientes.

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

O intuito do SEO é fazer com que uma marca tenha uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google, elevando o tráfego do mecanismo de pesquisa para o site da empresa.

Para que isso seja atingido, os profissionais de marketing de SEO fazem uma pesquisa de palavras e frases que os clientes estão utilizando para pesquisar informações online e empregam esses termos em seu próprio conteúdo.

Marketing de conteúdo

Essa estratégia usa narrativa e compartilhamento de informações para expandir o conhecimento da marca. A finalidade é que o leitor realize uma ação para se tornar um cliente, por exemplo, inscrever-se em uma lista de e-mails, esclarecer dúvidas ou realizar uma compra.

O conteúdo pode ser as postagens em blogs, vídeos, e-books, infográficos, podcast, entre outros. Um ponto relevante é que esses materiais precisam agregar valor ao consumidor, e não somente anunciar a marca ou tentar fazer uma venda.

Busca construir uma relação sólida e confiável com os consumidores, podendo, potencialmente, levar a muitas vendas no decorrer do tempo, e não somente uma única conversão.

Marketing de mídia social

Essa prática abrange tudo que uma empresa realizar por intermédio de mídia social. Nesse caso, o processo deve ir além da criação de postagens para canais digitais e responder comentários.

Para manter postagens consistentes e coordenadas, existem várias ferramentas online disponíveis para agendar e automatizar as publicações nas redes sociais. Contudo, é importante saber usá-las e evitar a perda de contato com o público por não ter uma pessoa real por trás das postagens.

Como desenvolver o marketing para pizzarias?

Conheça algumas dicar que podem ser aplicada para que você consiga desenvolver um marketing eficiente para pizzarias.

Aposte na identidade visual

A marca é o aspecto que faz com que os clientes reconheçam o seu negócio. Por este motivo, é necessário investir na identidade visual. Sendo assim, aposte em elementos como cardápio, logo personalizado, embalagens dos produtos, site, redes sociais e demais. 

Invista nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para alavancar o negócio, desde que utilizadas de forma adequada. O recomendado é que canais como Facebook e Instagram, por exemplo, sejam movimentados com publicações, imagens e fotos personalizadas com a logo do estabelecimento.

Investir nisso fará toda a diferença quando o assunto é comida. Você pode fazer fotografias de qualidade que mostrem o queijo derretendo, a fumaça da pizza quente, entre outros, fazendo com que as pessoas sintam vontade de comer. Isso fará com que consiga ganhar novos clientes.

Você também pode utilizar as hashtags mais seguidas sobre o assinto e, assim, compartilhar suas fotos com mais usuários das redes sociais.

Crie um bom site para a pizzaria

O site da pizzaria pode ser divulgados nas redes sociais e em serviços pagos como os disponibilizados pelo Google. Tenha em mente que muitos clientes fazem as buscas pela internet e contar com sites patrocinados ou investir em estratégias de SEO eficiente vão contribuir para que se posicione entre os primeiros resultados.

Nesse caso o site pode mostrar o cardápio, informações de contato, promoções e demais informações que seja interessante que os clientes saibam. 

Use os aplicativos de vendas delivery

A quantidade de pedidos por delivery cresceu de forma considerável durante a quarentena. Por este motivo, crie o perfil da pizzaria nos aplicativos de entrega de comida. Insira fotos atraentes dos seus produtos e tome cuidado para sempre entregar os serviços com a melhor qualidade possível.

Elabore promoções para os seguidores das redes sociais

Em muitos casos você venderá pizza para uma pessoa que viu o perfil do estabelecimento nas redes sociais e teve a vontade de experimentar. Então, se você criar promoções para os seus seguidores, conseguirá muitos clientes e incentivar que eles sigam o estabelecimento e comprem sempre. Por exemplo:

  • elabore uma campanha onde o seguidor que publicar uma foto com a pizza do estabelecimento utilizando o @ ou #, ganhará um desconto na próxima compra ou, então, uma sobremesa de brinde;
  • utilize promoções em dias com menor movimento: na compra de 2 pizzas, ganhe um refrigerante;
  • invista em cartões fidelidade, onde a cada 10 pedidos, ganhe 1 pizza.
  • Utilize a sua criatividade e, com essas ideais, garanta novos clientes para o seu negócio.

Quais meios podem ser usados como aliados nas estratégias de marketing?

O marketing é uma prática interessante para qualquer tipo de pizzaria. Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conectadas, sendo assim, é essencial usar essas ferramentas tecnológicas a favor do estabelecimento e investir em estratégias para o negócio.

Sites

Apesar do uso em expansão das redes sociais, ter um site da pizzaria é importante para quem deseja ser encontrado pelo público. Por este motivo, aposte em uma página funcional e organizada, que disponibilize ao cliente as principais informações relativas ao cardápio, contato, localização, horário de funcionamento, fotos do ambiente e demais.

Caso a pizzaria atenda por delivery, também é necessário disponibilizar o cardápio digital e a opção do consumidor realizar pedidos diretamente pelo site.

Redes sociais

Você não precisar estar em todas as redes sociais. Nesse caso, o ideal é realizar uma pesquisa para identificar onde os clientes costumam passar mais tempo, por exemplo, Instagram, Facebook, Twitter e demais, e entender como investir nelas. Entre as medidas que você pode implementar estão:

  • Realizar sorteios que estimulem curtidas e compartilhamentos;
  • Postar fotos e vídeos das pizzas;
  • Interagir com os usuários respondendo avaliações, comentários e mensagens privadas;
  • Usar conteúdo virais e tendências etc.

Google Meu negócio

Sabe os resultados que ficam em destaque, e que aparecem à direita na página do Google quando uma pesquisa é realizada? É uma função desenvolvida para empresas, onde você pode exibir o perfil da sua pizzaria com base nos termos de busca dos usuários, fazendo com que também apareça no Google Maps.

WhatsApp Business

É uma ferramenta que possibilita não apenas a interação direta com os consumidores de forma automatizada, mas disponibiliza todos os dados relativos ao estabelecimento, como horário de funcionamento, endereço, descrição do negócio, entre outros.

Como criar promoções na pizzaria?

As promoções na pizzaria podem proporcionar uma série de vantagens, como a divulgação do negócio, captação de novos clientes e aumento do faturamento. Veja alguns modelos de promoções que você pode aplicar!

Cartão fidelidade

Essa é uma promoção que pode trazer resultados incríveis. É indicada tanto para captar nossos clientes quanto para fidelizar aqueles que a pizzaria já tem. 

Funciona da seguinte maneira: você desenvolverá um cartão fidelidade e nele serão anotados as pizzas que cada pessoa pedir. Quando o consumidor completar uma certa quantidade de pedidos, ela ganha a próxima grátis.

Para que essa promoção gere as vantagens esperadas, é preciso que você faça o cálculo do número de pizzas que devem ser pedidas e quanto de lucro terá, mesmo ofertando uma pizza grátis.

Promoção pague uma, leve duas

Aqui, o cliente ganha em dobro. Isso porque, ao fazer a compra de uma pizza, ele ganha outra totalmente grátis. Nesse caso, o recomendável é analisar se o consumidor poderá escolher o sabor de sua preferência ou se a segunda pizza terá sabores determinados para escolha.

Esse cuidado é importante pelo fato de que os ingredientes para montar uma pizza não são baratos e dependendo da estratégia aplicada, essa promoção pode ser usada para atrair e fidelizar cliente, no entanto, não gerará bons lucros.

Desconto para aniversariantes

Outra forma de atrair clientes é ofertar desconto no preço da venda no dia do aniversário do cliente. Essa promoção leva pessoas para o estabelecimento, além de fazer com que elas tenham a vontade de comemorar essa data especial com familiares e amigos na sua pizzaria.

Por exemplo, você pode disponibilizar 15%, 20%, no valor total da conta. Também, pode criar uma lista de cadastro com as datas de aniversário de cada cliente e, chegando perto do dia da comemoração, pode enviar uma mensagem via SMS, e-mail ou WhatsApp desejando feliz aniversário e convidando o indivíduo a comemorar esse momento na pizzaria com um desconto especial.

Refrigerante e entrega grátis

Para realizar essa promoção é necessário verificar a margem de lucro da pizza. Considerando que para poder ofertar o refrigerante e a entrega grátis, o produto precisa cobrir estes custos e, ainda, o custo da própria pizza.

Por exemplo, caso a margem de lucro para esse tipo de promoção seja mais baixa, o ideal é implementar medidas para ganhar no volume de pizza vendidas. A finalidade principal da estratégia é captar novos clientes e divulgar os produtos da pizzaria.

Sorteio de brindes

Essa promoção é muito associada ao marketing, tendo em vista que tem a possibilidade de sortear brindes personalizados, como bonés, copo ou vale descontos. 

Por exemplo, o Instagram é uma rede social muito usada atualmente, então, disponibilize brindes por compartilhamentos de publicações da pizzaria, o dê descontos para os 10 primeiros que seguirem a página no dia.

Essa prática pode gerar retornos muito interessante, já que além de ajudar no conhecimento da pizzaria entre os usuários, ainda traz clientes para o seu negócio, já que a campanha consegue um maior alcance por meio da internet.

Promoções sazonais

Trata-se de promoção aplicada em datas específicas, como dia das mães, dia dos pais, Dia dos Namorados, entre outros. Nesse caso, é preciso elaborar algo especial para cada data, por exemplo, sobremesa grátis, desconto na conta etc.

Essa promoção também vai ajudá-lo a conquistar novos clientes, fidelizar os mais antigos e, como consequência, aumentar o faturamento.

Promoção relâmpago

É uma promoção que algo é ofertado por tempo limitado ou enquanto durar o estoque. Por exemplo, você pode oferecer uma pizza grátis na compra de outra de qualquer tamanho durante uma hora do dia, ou só para os primeiros pedidos. Essa medida incentiva o consumo na sua pizzaria.

O objetivo é aproveitar dessa alternativa nos dias onde o movimento é mais fraco. Afinal, assim consegue balancear as entradas no caixa durante a semana inteira.

Promoção combo

Aqui, alguns produtos são reunidos e vendidos a um preço mais acessível. Normalmente, os combos disponibilizados pelas pizzarias é composto pela pizza, refrigerante e uma porção de batata.

Porém, é necessário ter atenção ao definir o preço, já que não pode afetar o caixa e nem ser muito elevado. O intuito e conseguir que os clientes paguem por um bom produtos e com um excelente custo-benefício.

Dias promocionais

O intuito é ter dias específicos com promoções frequentes. Por exemplo, toda terça-feira quem comprar uma pizza pode acrescentar R$3 e levar um refrigerante de 2 litros. Toda quinta-feira a pizza é dobrada, entre outras ideias. Basta usar a criatividade. O ideal é fazer coisas que chamem a atenção e faça a pessoa virar cliente fiel.

Mesmo as promoções mais simples, quando oferecem a sensação de ganho, geram um efeito positivo bastante significativo. Então, conheça o seu público, veja o que vai os atrair e faça dessas promoções uma marca registrada do estabelecimento.

Como criar campanhas na pizzaria?

A seguir, veja as dicas que preparamos para criar uma campanha efetiva para pizzaria.

Aposte em fotos profissionais e na identidade visual

A identidade visual da pizzaria é um aspecto essencial quando o assunto é marketing. Isso porque, quanto mais bonitas e profissionais forem as fotografias dos produtos, mais atrativas elas vão parecer pelo olhas dos clientes.

Práticas que envolvem divulgação visual são bem relevantes para esse tipo de estabelecimento. Não somente as fotos do cardápio, mas a identidade visual em geral, envolvendo desde as fontes do logotipo do negócio, até as decorações internas e cores utilizadas.

Tudo precisa ser minuciosamente pensado para que os consumidores memorizem a sua marca e a associem sempre que estivem com vontade de comer uma pizza.

Personalize as embalagens

Outro ponto é as vantagens de contar com embalagens personalizadas. Isso ocorre pelo fato de serem vistas como uma dos aspectos mais relevantes quanto falamos da publicidade de uma marca, tendo em vista que seu poder de alcance não se restringe somente ao ponto de venda, considerando que viaja e passa pela percepção de vários indivíduos.

Além disso, permite que a marca entre na casa dos clientes. Sendo assim, use o potencial do negócio para divulgar e estimular o serviço de entrega. Tenha em mente a necessidade de contar com as informações básicas de contato estampadas na caixa das pizzas.

O formato da embalagem precisa ser simples, intuitivo, mas, simultaneamente, impactante, a ponto de estabelecer o conceito da marca nos clientes. Eles devem reconhecer o seu produto pela caixa.

No cenário que envolve uma pizzaria, é importante que ela também seja resistente e com a capacidade de conservar o conteúdo interior, sem que o calor provoque danos ao visual exterior. Para adquirir embalagens personalizadas e de alta qualidade é indispensável procurar por uma empresa experiente nesse ramo.

Procure por parceiros

A estratégia meio a meio também pode ser usada. Nesse caso, procure por parceiros que não sejam concorrentes de segmento para juntar forças e contribuírem para ambos crescerem na área.

Por exemplo, você pode convidar um empreendedor de um restaurante indiano para rechear uma de suas pizzas com ingredientes e temperos típicos e, simultaneamente, você pode dar um toque especial do seu estabelecimento em algum prato da casa.

Unindo essa prática com uma boa medida de divulgação, o resultado pode ser bastante promissor e muito melhor que o esperado.

Compartilhe algo especial da casa

Vamos supor que o estabelecimento tenha algum molho especial, que seja exclusivo para as preparações de suas pizzas. Você pode pensar em vendê-lo separadamente, para que os clientes utilizem em preparos em casa. Ou seja, você pode lucrar com algo que já usa na fabricação das pizzas.

Uma dica é colocar em vidros atrativos, com o nome da pizzaria e deixá-los no balcão, à vista dos consumidores. Esse é também um bom modo de trabalhar a marca da empresa, levando-a paraa dentro da casa dos seus clientes.

Degustações

Você pode utilizar meios para deixar os clientes apaixonadas por sua pizza e sempre fazer pedidos. Para isso, as degustações podem ser uma ótima alternativa, além de ser uma campanha simples e barata.

Nesse caso, chame as pessoas que passam por perto do estabelecimento para provarem dos seus produtos. Isso por si só já fará um movimento interessante. Você também pode aproveitar esse momento para disponibilizar cupons especiais para esse público.

No entanto, para bons resultados, é fundamental que as pizzas estejam ótimas. Por isso, você deve caprichar no preparo, além de contratar pessoas para realizar a ação que sejam educadas, comunicativas e agradáveis.

Agora que você já sabe tudo de marketing para pizzaria, aproveita para pegar todas as informações e dicas apresentadas neste conteúdo e, com isso, criar promoções e campanhas eficientes, que contribuirão diretamente para os resultados e para a expansão do seu negócio.

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Por Jessica