Entenda como estipular metas de vendas para o seu negócio

Este conteúdo vai te ajudar a entender como estipular metas de vendas para ampliar e potencializar o seu negócio, confira!

Você já se deparou com obstáculos para atingir as suas metas de vendas? Não se preocupe, pois isso é bastante comum no ambiente empresarial e pode ocorrer devido a variados fatores. No entanto, você já parou para analisar que um dos possíveis motivos é exatamente a maneira como os seus objetivos são definidos? 

É por isso que realizar o planejamento acaba sendo muito importante no desenvolvimento de qualquer estratégia de comércio. As metas definidas acabam sendo um tipo de guia para os vendedores. Quanto mais realistas e embasadas elas forem, mais eficientes serão as atividades posteriores.

O que acha de nos aprofundarmos neste assunto? Ao longo deste artigo, vamos abordar as principais questões para elucidar seu conhecimento.

O que são metas de vendas? 

Diversas pessoas, equivocadamente, veem metas como sinônimos de objetivos. É coerente, já que são concepções bastante semelhantes. Porém, as metas são as etapas necessárias para alcançar um objetivo mais amplo.

Em outras palavras, quando pensamos em metas, devemos considerar questões mensuráveis com duração limitada e que fazem parte de um projeto. No cenário das vendas, consequentemente, elas apontam os resultados que devem ser conquistados para chegar ao sucesso.

Podemos exemplificar utilizando o caso de um restaurante. Imagine que você decide que o seu negócio necessita ampliar a geração de lucros para se manter de pé. Assim, precisa definir o que deve ser feito para tal: comercializar uma quantidade x de produtos? Diminuir o custo por cliente? Aumentar a penetração no mercado? Ou aumentar a satisfação dos clientes?

Perceba que todas essas atividades são possíveis de quantificar, portanto, dão origem às metas de venda. Gostaria de saber mais sobre como calculá-las? Acompanhe o próximo tópico!

Como calcular metas de vendas para vendedores? 

No planejamento de metas, é necessário estabelecer um cálculo não apenas para requerer resultados do seu time, mas para fazer o acompanhamento do progresso naquele período. Uma boa dica para determinar metas aos vendedores é utilizar a margem dos 20%. 

Por exemplo, se o propósito é melhorar o faturamento em 15% no fim do mês, acrescente 20%. Se o profissional alcançar essa porcentagem, ele demonstrará competência e habilidade. Logo, é interessante bonificá-lo com uma comissão.

No entanto, há variadas estratégias e metodologias sobre como calcular metas de vendas, e o mais importante é que elas sejam realistas e desafiadoras. Como resultado, você constrói um ambiente seguro, que faz com que os profissionais queiram cada dia mais resultados positivos para o crescimento do negócio.

Inclusive, alguns indicadores podem funcionar como metas de vendas, a exemplo de:

  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • Número de oportunidades concluídas;
  • Número de oportunidades geradas;
  • Taxa de conversão;
  • Tempo médio de venda.

Mas é claro que a aplicação dessas KPIs ocorre de acordo com as informações de metas que você deseja obter. Algumas podem ser aplicadas para medir o desempenho de um funcionário específico, enquanto outras são usadas para mensurar o desempenho de uma equipe ou as vendas de toda a empresa.

Quais são os exemplos de metas de vendas para bares e restaurantes?

Para um mercado movimentado como o que temos nos dias atuais, é preciso que os empreendedores do setor alimentício que desejam crescer estejam abertos a inovações, novos métodos e novas ferramentas de gestão. 

Dessa forma, as metas se tornam essenciais para o futuro do seu negócio. Afinal, vão ajudar a reconhecer os passos necessários para chegar ao objetivo. Veja quais delas os empreendedores costumam considerar importantes.

Digitalizar o negócio

O mundo mudou, e a relação de consumo e o contato com os clientes também. Após a pandemia de COVID-19, muitos restaurantes tiveram que se adaptar ao uso da tecnologia. Portanto, colocar o seu negócio na internet, seja para marketing, seja para vender, se tornou uma meta necessária.

Automatizar os pedidos

Junto da digitalização, fazer a automatização do atendimento e dos pedidos tornou-se extremamente necessário para ser mais eficiente. Com a utilização de aplicativos e plataformas, é possível gerar pedidos sem precisar anotar manualmente, organizar a rotina de gestão e ganhar eficiência na operação.

Fidelizar mais clientes

Fidelizar clientes não é algo novo, mas uma meta fundamental para qualquer negócio. Isso porque clientes fiéis compram com frequência, não trocam sua marca, fazem marketing boca a boca e ainda trazem novos clientes a partir de indicações, por um custo menor.

Como avaliar se metas de vendas estão sendo conquistadas? 

Mais importante que estipular metas alcançáveis é ter condições de analisá-las e calcular os seus resultados. De nada adianta determinar uma ação se você não é capaz de entender se a campanha alcançou o resultado esperado. Mas afinal, como é possível monitorar as metas de venda?

O ideal é assegurar que todos os envolvidos entendam quais são as metas, buscando estruturar um sistema que permita medir cada um dos indicadores. Para isso, existem opções de sistema de gestão que, por meio de interfaces intuitivas, possibilitam que os gestores vejam o progresso das atividades, façam mudanças e tenham acesso a relatórios importantes. 

Nesse processo, é fundamental ser transparente com as equipes, o que inclui gestores e colaboradores. Planejar reuniões e relatórios periódicos é uma maneira de ter certeza que todos estarão alinhados aos processos que devem ser realizados para garantir o alcance das metas.

Ao medir o progresso de suas metas com sucesso, você será capaz de manter sua equipe de colaboradores motivada, assegurar a eficiência nas operações e, ainda, obter a experiência profissional que será essencial para liderar as próximas ações no futuro.

As metas de vendas são pontos importantes para alcançar os seus objetivos. Elas devem ser possíveis e claras, de forma que possibilitem um ambiente de trabalho mais produtivo para as suas equipes. Para encontrar os indicadores que se encaixam melhor em sua estratégia, faça estudos sobre os aspectos internos e externos do seu negócio.

Deseja otimizar a gestão e mensurar os indicadores das metas de vendas no seu restaurante? Como expomos neste post, uma ótima iniciativa é fazer o uso da tecnologia a seu favor!

Gostou do conteúdo? Assine a newsletter e mantenha as atualizações do nosso blog em dia.

Por Redação

Entenda como estipular metas de vendas para o seu negócio

Este conteúdo vai te ajudar a entender como estipular metas de vendas para ampliar e potencializar o seu negócio, confira!
6 min

Você já se deparou com obstáculos para atingir as suas metas de vendas? Não se preocupe, pois isso é bastante comum no ambiente empresarial e pode ocorrer devido a variados fatores. No entanto, você já parou para analisar que um dos possíveis motivos é exatamente a maneira como os seus objetivos são definidos? 

É por isso que realizar o planejamento acaba sendo muito importante no desenvolvimento de qualquer estratégia de comércio. As metas definidas acabam sendo um tipo de guia para os vendedores. Quanto mais realistas e embasadas elas forem, mais eficientes serão as atividades posteriores.

O que acha de nos aprofundarmos neste assunto? Ao longo deste artigo, vamos abordar as principais questões para elucidar seu conhecimento.

O que são metas de vendas? 

Diversas pessoas, equivocadamente, veem metas como sinônimos de objetivos. É coerente, já que são concepções bastante semelhantes. Porém, as metas são as etapas necessárias para alcançar um objetivo mais amplo.

Em outras palavras, quando pensamos em metas, devemos considerar questões mensuráveis com duração limitada e que fazem parte de um projeto. No cenário das vendas, consequentemente, elas apontam os resultados que devem ser conquistados para chegar ao sucesso.

Podemos exemplificar utilizando o caso de um restaurante. Imagine que você decide que o seu negócio necessita ampliar a geração de lucros para se manter de pé. Assim, precisa definir o que deve ser feito para tal: comercializar uma quantidade x de produtos? Diminuir o custo por cliente? Aumentar a penetração no mercado? Ou aumentar a satisfação dos clientes?

Perceba que todas essas atividades são possíveis de quantificar, portanto, dão origem às metas de venda. Gostaria de saber mais sobre como calculá-las? Acompanhe o próximo tópico!

Como calcular metas de vendas para vendedores? 

No planejamento de metas, é necessário estabelecer um cálculo não apenas para requerer resultados do seu time, mas para fazer o acompanhamento do progresso naquele período. Uma boa dica para determinar metas aos vendedores é utilizar a margem dos 20%. 

Por exemplo, se o propósito é melhorar o faturamento em 15% no fim do mês, acrescente 20%. Se o profissional alcançar essa porcentagem, ele demonstrará competência e habilidade. Logo, é interessante bonificá-lo com uma comissão.

No entanto, há variadas estratégias e metodologias sobre como calcular metas de vendas, e o mais importante é que elas sejam realistas e desafiadoras. Como resultado, você constrói um ambiente seguro, que faz com que os profissionais queiram cada dia mais resultados positivos para o crescimento do negócio.

Inclusive, alguns indicadores podem funcionar como metas de vendas, a exemplo de:

  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • Número de oportunidades concluídas;
  • Número de oportunidades geradas;
  • Taxa de conversão;
  • Tempo médio de venda.

Mas é claro que a aplicação dessas KPIs ocorre de acordo com as informações de metas que você deseja obter. Algumas podem ser aplicadas para medir o desempenho de um funcionário específico, enquanto outras são usadas para mensurar o desempenho de uma equipe ou as vendas de toda a empresa.

Quais são os exemplos de metas de vendas para bares e restaurantes?

Para um mercado movimentado como o que temos nos dias atuais, é preciso que os empreendedores do setor alimentício que desejam crescer estejam abertos a inovações, novos métodos e novas ferramentas de gestão. 

Dessa forma, as metas se tornam essenciais para o futuro do seu negócio. Afinal, vão ajudar a reconhecer os passos necessários para chegar ao objetivo. Veja quais delas os empreendedores costumam considerar importantes.

Digitalizar o negócio

O mundo mudou, e a relação de consumo e o contato com os clientes também. Após a pandemia de COVID-19, muitos restaurantes tiveram que se adaptar ao uso da tecnologia. Portanto, colocar o seu negócio na internet, seja para marketing, seja para vender, se tornou uma meta necessária.

Automatizar os pedidos

Junto da digitalização, fazer a automatização do atendimento e dos pedidos tornou-se extremamente necessário para ser mais eficiente. Com a utilização de aplicativos e plataformas, é possível gerar pedidos sem precisar anotar manualmente, organizar a rotina de gestão e ganhar eficiência na operação.

Fidelizar mais clientes

Fidelizar clientes não é algo novo, mas uma meta fundamental para qualquer negócio. Isso porque clientes fiéis compram com frequência, não trocam sua marca, fazem marketing boca a boca e ainda trazem novos clientes a partir de indicações, por um custo menor.

Como avaliar se metas de vendas estão sendo conquistadas? 

Mais importante que estipular metas alcançáveis é ter condições de analisá-las e calcular os seus resultados. De nada adianta determinar uma ação se você não é capaz de entender se a campanha alcançou o resultado esperado. Mas afinal, como é possível monitorar as metas de venda?

O ideal é assegurar que todos os envolvidos entendam quais são as metas, buscando estruturar um sistema que permita medir cada um dos indicadores. Para isso, existem opções de sistema de gestão que, por meio de interfaces intuitivas, possibilitam que os gestores vejam o progresso das atividades, façam mudanças e tenham acesso a relatórios importantes. 

Nesse processo, é fundamental ser transparente com as equipes, o que inclui gestores e colaboradores. Planejar reuniões e relatórios periódicos é uma maneira de ter certeza que todos estarão alinhados aos processos que devem ser realizados para garantir o alcance das metas.

Ao medir o progresso de suas metas com sucesso, você será capaz de manter sua equipe de colaboradores motivada, assegurar a eficiência nas operações e, ainda, obter a experiência profissional que será essencial para liderar as próximas ações no futuro.

As metas de vendas são pontos importantes para alcançar os seus objetivos. Elas devem ser possíveis e claras, de forma que possibilitem um ambiente de trabalho mais produtivo para as suas equipes. Para encontrar os indicadores que se encaixam melhor em sua estratégia, faça estudos sobre os aspectos internos e externos do seu negócio.

Deseja otimizar a gestão e mensurar os indicadores das metas de vendas no seu restaurante? Como expomos neste post, uma ótima iniciativa é fazer o uso da tecnologia a seu favor!

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