A escolha de nomes de lanchonetes pode ser um desafio para quem começa a empreender no ramo. Afinal, essa é uma decisão importante, que faz toda a diferença para o posicionamento do seu negócio no mercado — um setor concorrido, no qual se destacar é preciso.
Inclusive, um bom nome também é uma forma de atrair mais clientes. Muitas vezes, é por meio dele que o consumidor sabe o que está prestes a experimentar e pode até mesmo ter uma ideia dos sabores dos lanches. Assim, a criatividade representa um fator-chave.
Então, vamos lá?! A seguir, vamos abordar o assunto mais a fundo e tentar inspirá-lo com algumas ideias certeiras para nomear o seu estabelecimento. Continue a leitura!
Qual é a importância de escolher um bom nome para lanchonetes?
Em meio a diversos nomes para lanchonetes, escolher o “certo” traz uma série de vantagens para o seu estabelecimento. Aliás, vale a pena entender algumas delas antes de avaliar as possibilidades. Veja só!
Melhor posicionamento de marca
Um bom nome faz com que o posicionamento do seu negócio fique claro na mente do público, assim como no mercado. Ou seja, trata-se de uma forma de atrair o perfil certo de cliente e de se colocar como uma referência no seu segmento.
Aumento da lembrança da empresa por parte do público
Um nome de impacto também é a certeza de que a sua lanchonete permanecerá sempre na mente do cliente. Assim, toda vez em que ele estiver com vontade de comer o que o seu estabelecimento serve, automaticamente, fará uma conexão com o nome.
Elevação dos resultados das estratégias de marketing
O nome é também parte superimportante de uma estratégia de marketing consistente e bem-feita. Afinal, é por meio dele que as pessoas encontrarão o seu estabelecimento nas redes sociais e associarão com o seu logotipo e com a identidade visual do negócio.
Quais são os principais e melhores nomes?
A verdade é que nomes de lanchonetes criativos não faltam. É possível unir termos, buscar referências e até brincar com as palavras. Inclusive, para que você se inspire e encontre um caminho que combine com a proposta do seu estabelecimento, confira as nossas sugestões a seguir!
Use o seu nome
Por que não usar o seu próprio nome — ou sobrenome — na sua lanchonete? A escolha é uma forma de aumentar a proximidade com o cliente, que, à medida que vai se fidelizando, começa a se sentir em casa.
Como é uma opção bem simples, no entanto, vale a pena conferir se não há outro empreendimento com o mesmo nome, combinado? Em caso positivo, a propósito, você pode apostar em variações, que podem ser mais divertidas ou mais sérias, conforme a cara do seu negócio: por exemplo, “Lanches do Pedro” pode se transformar em “Lanchonete do Pedrão” ou “Pedro’s Lanches”.
Indique o tipo de lanche comercializado
Vale a pena destacar no nome do estabelecimento com qual tipo de lanche você trabalha. Se forem hambúrgueres, por exemplo, acrescentar esse termo ou outras opções, como “burguer”, “burgão” ou “hamburgueria gourmet“, pode ser uma boa pedida.
Para quem serve uma ampla variedade de refeições, o indicativo favorece até mesmo o consumidor. Também como exemplo, podemos considerar alguém que comanda uma pizzaria, mas que também oferece lanches rápidos. Então, acrescentar “pizza e lanches” ou “pizzaria e lanchonete” pode ser interessante.
Considere um tema
A sua lanchonete tem um tema na decoração ou na proposta? Se sim, considere acrescentá-lo ao nome ou pense em algo que induza o cliente a reconhecê-lo.
Há quem trabalhe exclusivamente com os famosos smash burguers, por exemplo. Então, usar o termo “smash” na nomenclatura é uma alternativa que dá certo.
A mesma coisa vale para quem trabalha com lanches na chapa e no forno. Mostrar que esse é o modo de preparo já mexe com o imaginário do consumidor.
Como escolher a opção ideal entre tantos nomes para lanchonetes?
Depois de conferir essas inspirações, como escolher a melhor alternativa em meio a tantos nomes para lanchonetes? Além disso, o que levar em conta para realmente conquistar o público-alvo?
Dúvidas como essas são comuns, mas não se preocupe, já que é perfeitamente viável aplicar algumas práticas que ajudarão a direcionar ainda mais a escolha. Veja a seguir!
Prefira nomes fáceis de pronunciar e de escrever
Se você quer estreitar o relacionamento com o seu público, não complique. Opte por um nome de lanchonete diferente, mas que seja fácil de pronunciar e de escrever.
Do contrário, as pessoas não saberão nem mesmo encontrar o seu negócio em um aplicativo de delivery. Acredite: essa dificuldade é algo que pode prejudicar (e muito!) a sua atuação.
Aposte em adjetivos
Você também pode unir adjetivos, seja no próprio nome da lanchonete, seja no slogan. Essa classe de palavras aguça os sentidos, principalmente se os termos estiverem relacionados à fome.
Escolha, porém, adjetivos que representem a sua marca, ok? Se não, o termo será apenas um adjetivo genérico, que não transmitirá, de fato, a sua proposta.
Evite nomes longos
A mesma dica sobre a facilidade dos nomes é válida aqui: quanto mais objetivo e criativo ele for, melhor. Nomes longos podem até parecer autênticos em um primeiro momento, mas a verdade é que podem fazer com que os consumidores nem entendam qual é o tipo de lanche comercializado.
Além disso, os nomes muito longos são muito complicados de memorizar. Ou seja, rapidamente, o seu negócio pode ser esquecido no imaginário do público.
Não exagere no estrangeirismo
Outra boa pedida é não escolher nomes que pesem no estrangeirismo. Termos em Inglês e em outras línguas não saem de moda e, inclusive, são muito comuns no segmento de lanches — é verdade.
No entanto, mais uma vez, a complexidade pode dificultar o seu relacionamento com o consumidor. Então, use essa estratégia com moderação e inteligência.
Opte por nomes originais
Outro ponto essencial é — seja qual for a sua escolha — fazer uma boa pesquisa de mercado e conferir junto aos órgãos competentes se o nome já é utilizado por outro estabelecimento, como dito. Afinal, é fundamental que você mantenha tudo regularizado para que não haja problemas legais ou prejuízos.
Nomes muito parecidos também podem causar problemas, então, vale a pena investir em algum diferencial para distanciar um pouco as ideias e assegurar a originalidade do seu negócio.
Gostou de descobrir algumas dicas para escolher nomes de lanchonetes diferentes? Agora, você já pode dar o primeiro passo para começar a desenvolver o seu negócio, ficar marcado na mente do consumidor, tornar-se uma referência em seu segmento e ter muito sucesso no setor de alimentação.
Lembre-se, entretanto, de que ter uma cozinha estruturada é o que fará com que os seus lanches sejam inesquecíveis, tanto quanto a sua marca. Para isso, conte com a gente: entre em contato conosco, agende a sua visita e conheça os nossos serviços!