A organização de cozinha é indispensável para obter mais agilidade e produtividade em um negócio gastronômico. Afinal, organizar o espaço traz praticidade ao facilitar o encontro e o manuseio dos itens mais frequentes, por exemplo. Dessa maneira, fica mais fácil atender os clientes de modo a satisfazê-los.
É exatamente sobre isso que vamos falar neste conteúdo. A seguir, entenda melhor como organizar a cozinha do seu restaurante. Para tal, explicaremos por que é importante manter esse espaço bem-organizado, mostrando como isso ajuda na produtividade. Abordamos ainda de que modo organizar e quais ferramentas são úteis nessa tarefa.
É exatamente sobre isso que vamos falar neste conteúdo. A seguir, saiba por que é importante manter esse espaço bem-organizado e como isso ajuda na produtividade. Veja também, dicas sobre como organizar a cozinha e quais ferramentas são úteis para essa tarefa. Confira!
Por que é importante ter uma cozinha bem-organizada?
A cozinha é o centro de produção de um negócio gastronômico. Se algo falhar nesse local, há uma reação em cadeia de problemas até chegar no cliente, que pode nunca mais voltar ao estabelecimento.
Isso porque, o consumidor decepcionado uma vez pode não dar uma segunda chance para o estabelecimento. Por essa razão, dificultar a movimentação e o acesso a ingredientes, com a desorganização, só prejudica o trabalho. Para entender melhor, veja alguns benefícios de ter uma cozinha mais organizada!
Ambiente limpo
A cozinha é um local úmido e em constante contato com alimentos. Isso aumenta o risco da proliferação de micro-organismos, propiciando a contaminação dos pratos.
Então, ter um ambiente limpo não somente evita contaminação de ingredientes e receitas já prontas, como respeita as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desobedecer a tais regras pode gerar multas e interdições.
A contaminação de alimentos prejudica a saúde dos clientes, algo muito nocivo à imagem dos estabelecimentos. Além disso, é importante para a qualidade de vida e até motivação dos funcionários trabalharem em um espaço limpo.
Facilidade para os profissionais
Os profissionais precisam alcançar os utensílios e ingredientes com rapidez. Para isso, a organização do local é imprescindível. Afinal, uma cozinha arrumada também possibilita uma movimentação livre e ágil.
Agilidade no preparo de pratos
Com praticidade, também vem rapidez na elaboração dos pratos. Dessa maneira, é possível reduzir o tempo de preparo das receitas. Ou seja, uma refeição que costuma levar 30 minutos pode ser realizada em 15, caso haja organização dos ingredientes e acesso mais fáceis no espaço.
Rapidez no atendimento
A velocidade na cozinha aumenta a produtividade, o que também afeta o atendimento. Assim, os clientes terão de esperar menos, se os profissionais do restaurante conseguirem agilizar as receitas.
Melhor aproveitamento dos ingredientes
Os recipientes de armazenamento bem-organizados contribuem para prevenir desperdício por deixar itens com prazos de validade mais acessíveis, por exemplo. Por outro lado, a falta de organização pode esconder alimentos que ficam esquecidos e perdem a validade.
Como organizar a sua cozinha da melhor forma?
A organização desse espaço envolve não somente a disposição de objetos e móveis, mas também a forma como ele é usado. Isso cria metodologias e estratégias de trabalho que proporcionam aos funcionários do local mais agilidade, eficiência e produtividade. A seguir, confira 3 dicas infalíveis para colocar isso em prática!
1. Criar um layout funcional
Ao estruturar a sua cozinha, componha um espaço que facilite a organização, o acesso de objetos e ingredientes, a limpeza e a circulação no ambiente. Para isso, pode ser necessário contratar um especialista, mas vale o investimento exigido!
É interessante, por exemplo, deixar o fogão no centro do cômodo, como uma ilha. Isso ajuda na movimentação dos funcionários, por liberar espaço e tornar o fogão o centro da produção. Não se esqueça de também dispor armários, mesas, refrigeradores etc, viabilizando o alcance entre eles e o fogão.
2. Ter atenção com refrigeradores e despensas
Os refrigeradores e as despensas são partes muito visitadas na cozinha. Por essa razão, é necessário colocar os itens mais usados em receitas em áreas mais visíveis e de altura média. Isso facilita o encontro dos ingredientes mais requisitados, reduzindo o tempo de preparo.
3. Preparar o “mise en place”
Esse é um termo francês, que em tradução literal significa “colocado em ordem” ou “posto em ordem”. De maneira menos literal, significa traçar estratégias para não faltar quando se trata de cozinha. Afinal, em um restaurante ou afins, não é vantajoso deixar ingredientes ou utensílios em falta, certo?
Por isso, faça balanços diários ou, pelo menos, semanais para verificar a falta ou escassez de algum ingrediente e reabastecê-lo.
Quais ferramentas podem ajudar nessa organização?
Alguns itens contribuem para o encontro de ingredientes e outros objetos rapidamente, agilizando o preparo da receita. Confira a seguir!
Prateleiras e divisores
Tais recursos são interessantes para gavetas, como as de talheres e outros compartimentos. Afinal, um divisor facilita a organização de pontos onde pode haver muitos itens soltos e bagunçados.
Além disso, as prateleiras são indispensáveis em uma cozinha para o alcance dos ingredientes mais utilizados, além de pratos, copos, xícaras, etc. Logo, sempre coloque os itens mais requisitados em espaços mais visíveis.
Potes herméticos
Esses objetos são importantes para conservar os ingredientes e facilitar o acesso a eles. Por outro lado, coletar cereais ou temperos direto do saco plástico vendido causa mau jeito na hora de servir, além de deixá-los mais expostos.
Enquanto isso, recipientes rígidos, como potes herméticos, são mais fáceis de manusear e segurar. Além disso, os potes herméticos dificultam a entrada de micro-organismo e demais impurezas, preservando os alimentos.
Etiquetas
São itens simples, mas bastante efetivos: cole etiquetas nos potes de cereais, temperos e demais ingredientes para evitar confundir o conteúdo. Até porque, imagine jogar um tempero mais picante em um prato não apimentado tradicionalmente.
Ganchos
São muito práticos para suportar itens comumente usados, como xícaras, espátulas, panelas e frigideiras. Logo, instale os ganchos em pontos visíveis e pendure utensílios do dia a dia. Isso é muito mais prático que buscá-los dentro de compartimentos em um armário.
Como vimos, manter a organização de cozinha em dia gera mais agilidade no preparo de receitas. Além disso, eleva a produtividade, permitindo atender a mais pedidos e aumentar os lucros do negócio. Isso também facilita a rotina dos funcionários e melhora o ambiente de trabalho para esse pessoal no centro de produção.
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