Saiba como fazer um organograma de um restaurante

Ao gerenciar um negócio, é importante implementar medidas que vão contribuir para...

Ao gerenciar um negócio, é importante implementar medidas que vão contribuir para a organização do time de colaboradores e a delegação de tarefas, respeitando a hierarquia do local.

Isso vai possibilitar que tudo flua da melhor forma possível, o que vai contribuir para a entrega de produtos e uma prestação de serviços de qualidade. Dessa forma, entender como fazer o organograma de um restaurante é fundamental.

Mas esse processo pode gerar dúvidas para alguns gestores. Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar como essa ferramenta pode ser usada e gerar bons resultados para o seu estabelecimento. Confira!

O que é organograma?

É um recurso que tem foco visual e que auxilia o gestor a analisar de forma mais eficiente a organização do estabelecimento. Ele tem serventia tanto para os processos hierárquicos quanto para a estruturação. Afinal, o organograma mostra quais são as equipes adequadas para que o restaurante funcione da melhor forma.

Por intermédio de um gráfico simples, ele apresenta as funções executadas pelos colaboradores de maneira detalhada, além de ramificar a quem cada integrante está subordinado. Por isso é tão importante desenvolver essa ferramenta no seu negócio.

Qual é a sua importância?

Como já foi dito, o organograma de um restaurante mostra cada um dos funcionários que integra o time, em conjunto com os proprietários e gerentes. Ou seja, ele ajuda a esclarecer quais atividades serão realizadas pelos profissionais, de maneira que a estrutura organizacional fique mais nítida para toda a equipe.

Conheça os benefícios de implementar um organograma no seu restaurante!

Melhora a produtividade

É mais comum do que se imagina encontrar empresas que precisam lidar com uma produtividade abaixo do planejado. Muitos colaboradores, inclusive, não se sentem produtivos em suas funções.

Existem diversas causas que podem levar a isso, e uma delas é a falta de um organograma. Quando há uma organização empresarial clara, fica mais fácil elevar a produtividade, já que todos saberão o que precisam executar.

Aprimora a comunicação interna

Quando o funcionário sabe com quem deve falar para solucionar questões, a expectativa é que aconteça uma melhora na comunicação entre os integrantes do time, o que simplifica a resolução de imprevistos.

No entanto, é necessário que o líder saiba ouvir os seus subordinados e vice-versa, ou seja, os dois precisam compreender o organograma.

Colabora com a integração de novos funcionários

Quando o restaurante contrata um colaborador, é essencial dar atenção redobrada à sua integração, levando em conta que ele precisa se sentir respeitado e bem acolhido na nova posição. O organograma é interessante para esclarecer como o negócio funciona, o que o profissional vai ter como função e a quem ele deve recorrer em situações urgentes.

Se o estabelecimento é pequeno, pode ser mais fácil fazer isso de uma forma verbal e apresentar os líderes de maneira presencial, mas o organograma vai gerar uma melhor organização e eficiência.

Gera entendimento dos níveis

Compreender quais são os níveis existentes no restaurante e identificar quem está no topo e na base é fundamental para qualquer negócio. Mesmo uma empresa flexível conta com essas definições, tendo em vista que elas ajudam a gerenciar as tarefas e aprimorar a comunicação entre a equipe.

Existem três níveis básicos, que são o gerencial, o estratégico e o técnico. Por meio de um organograma, é mais fácil entendê-los, ainda que a hierarquia não seja tão forte no estabelecimento. Em muitos casos, os funcionários sentem mais credibilidade e tranquilidade quando sabem quem são os seus líderes.

Promove organização e transparência

Para que o seu restaurante seja uma sucesso, é indispensável que haja uma cultura organizacional forte. Geralmente, os colaboradores preferem empresas que demonstrem preocupação com aspectos como a organização e a transparência.

Isso porque os profissionais prezam por trabalhar em ambientes estruturados, onde têm acesso às informações. Assim, a ferramenta possibilita que todos compreendam a estrutura do trabalho.

Como elaborar um organograma de restaurante?

Para elaborar um organograma, é importante analisar a estrutura do estabelecimento. A seguir, confira o melhor modelo para o seu negócio!

Organograma de um restaurante pequeno porte

Mesmo quando o estabelecimento é pequeno, ele precisa de documentos para auxiliar a estruturá-lo. Nesse tipo de situação, o gerente e o chefe de cozinha são as posições mais altas na hierarquia, depois dos proprietários e sócios.

Por mais que as posições maiores apresentem funções bem diferentes, o bom desempenho desses profissionais é o que fará o resultado final ser interessante, já que um cuidará das operações internas e outro, da cozinha — estruturas que são vistas como pilares do estabelecimento. Nesse cenário, o organograma de um restaurante pequeno pode ser assim:

Sócio proprietário

Gerente administrativo Chefe de cozinha

Garçom 1 Assistente de cozinha

Garçom 2 Assistente de cozinha 2

Caixa

Bartender

Organograma de um restaurante médio porte

Conforme o time vai aumentando, fica mais difícil organizar os colaboradores. Dessa forma, o proprietário é o maior cargo, seguido pelo gerente, que fica responsável por supervisionar tudo. Também há os gerentes de serviço para cada setor e o gerente de bebidas, se preciso.

Esse gerente de serviço tem a função de cuidar dos atendentes do salão e demais eventos relacionados ao ambiente, enquanto o gerente de bebidas fica responsável pelos funcionários do bar.

Na cozinha, são encontrados o chefe de cozinha, que fica responsável pelos assistentes de cozinha, os subchefes e o lavador de pratos, quando existem todas essas funções.

Veja só:

Sócio proprietário

Gerente geral

Gerente de serviço Gerente de bebidas Chefe de cozinha

Garçons Bartender Subchefe

Caixa Assistente de cozinha

Organograma de um restaurante grande

Quando o restaurante é grande, é importante ter atenção à estrutura, para que nada saia do controle, já que o número de colaboradores é maior. Delegar funções é ainda mais necessário nessa situação, para não correr o risco de sobrecarregar a equipe e não ter profissionais indisponíveis quando necessário.

Entre os principais, estão o sócio-proprietário, que comanda o gerente-geral; depois, os gerentes de serviço, bebidas e assistente, que realizam certas atividades para aliviar um pouco o trabalho do gerente-geral.

Conseguiu entender a importância de criar o organograma de um restaurante? Então, coloque em prática as dicas apresentadas para organizar melhor o seu negócio e aumentar as chances de bons resultados e expansão.

Achou este artigo útil? Siga as nossas redes sociais e assine a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos em primeira mão!

Por Redação

Saiba como fazer um organograma de um restaurante

Ao gerenciar um negócio, é importante implementar medidas que vão contribuir para...
6 min

Ao gerenciar um negócio, é importante implementar medidas que vão contribuir para a organização do time de colaboradores e a delegação de tarefas, respeitando a hierarquia do local.

Isso vai possibilitar que tudo flua da melhor forma possível, o que vai contribuir para a entrega de produtos e uma prestação de serviços de qualidade. Dessa forma, entender como fazer o organograma de um restaurante é fundamental.

Mas esse processo pode gerar dúvidas para alguns gestores. Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar como essa ferramenta pode ser usada e gerar bons resultados para o seu estabelecimento. Confira!

O que é organograma?

É um recurso que tem foco visual e que auxilia o gestor a analisar de forma mais eficiente a organização do estabelecimento. Ele tem serventia tanto para os processos hierárquicos quanto para a estruturação. Afinal, o organograma mostra quais são as equipes adequadas para que o restaurante funcione da melhor forma.

Por intermédio de um gráfico simples, ele apresenta as funções executadas pelos colaboradores de maneira detalhada, além de ramificar a quem cada integrante está subordinado. Por isso é tão importante desenvolver essa ferramenta no seu negócio.

Qual é a sua importância?

Como já foi dito, o organograma de um restaurante mostra cada um dos funcionários que integra o time, em conjunto com os proprietários e gerentes. Ou seja, ele ajuda a esclarecer quais atividades serão realizadas pelos profissionais, de maneira que a estrutura organizacional fique mais nítida para toda a equipe.

Conheça os benefícios de implementar um organograma no seu restaurante!

Melhora a produtividade

É mais comum do que se imagina encontrar empresas que precisam lidar com uma produtividade abaixo do planejado. Muitos colaboradores, inclusive, não se sentem produtivos em suas funções.

Existem diversas causas que podem levar a isso, e uma delas é a falta de um organograma. Quando há uma organização empresarial clara, fica mais fácil elevar a produtividade, já que todos saberão o que precisam executar.

Aprimora a comunicação interna

Quando o funcionário sabe com quem deve falar para solucionar questões, a expectativa é que aconteça uma melhora na comunicação entre os integrantes do time, o que simplifica a resolução de imprevistos.

No entanto, é necessário que o líder saiba ouvir os seus subordinados e vice-versa, ou seja, os dois precisam compreender o organograma.

Colabora com a integração de novos funcionários

Quando o restaurante contrata um colaborador, é essencial dar atenção redobrada à sua integração, levando em conta que ele precisa se sentir respeitado e bem acolhido na nova posição. O organograma é interessante para esclarecer como o negócio funciona, o que o profissional vai ter como função e a quem ele deve recorrer em situações urgentes.

Se o estabelecimento é pequeno, pode ser mais fácil fazer isso de uma forma verbal e apresentar os líderes de maneira presencial, mas o organograma vai gerar uma melhor organização e eficiência.

Gera entendimento dos níveis

Compreender quais são os níveis existentes no restaurante e identificar quem está no topo e na base é fundamental para qualquer negócio. Mesmo uma empresa flexível conta com essas definições, tendo em vista que elas ajudam a gerenciar as tarefas e aprimorar a comunicação entre a equipe.

Existem três níveis básicos, que são o gerencial, o estratégico e o técnico. Por meio de um organograma, é mais fácil entendê-los, ainda que a hierarquia não seja tão forte no estabelecimento. Em muitos casos, os funcionários sentem mais credibilidade e tranquilidade quando sabem quem são os seus líderes.

Promove organização e transparência

Para que o seu restaurante seja uma sucesso, é indispensável que haja uma cultura organizacional forte. Geralmente, os colaboradores preferem empresas que demonstrem preocupação com aspectos como a organização e a transparência.

Isso porque os profissionais prezam por trabalhar em ambientes estruturados, onde têm acesso às informações. Assim, a ferramenta possibilita que todos compreendam a estrutura do trabalho.

Como elaborar um organograma de restaurante?

Para elaborar um organograma, é importante analisar a estrutura do estabelecimento. A seguir, confira o melhor modelo para o seu negócio!

Organograma de um restaurante pequeno porte

Mesmo quando o estabelecimento é pequeno, ele precisa de documentos para auxiliar a estruturá-lo. Nesse tipo de situação, o gerente e o chefe de cozinha são as posições mais altas na hierarquia, depois dos proprietários e sócios.

Por mais que as posições maiores apresentem funções bem diferentes, o bom desempenho desses profissionais é o que fará o resultado final ser interessante, já que um cuidará das operações internas e outro, da cozinha — estruturas que são vistas como pilares do estabelecimento. Nesse cenário, o organograma de um restaurante pequeno pode ser assim:

Sócio proprietário

Gerente administrativo Chefe de cozinha

Garçom 1 Assistente de cozinha

Garçom 2 Assistente de cozinha 2

Caixa

Bartender

Organograma de um restaurante médio porte

Conforme o time vai aumentando, fica mais difícil organizar os colaboradores. Dessa forma, o proprietário é o maior cargo, seguido pelo gerente, que fica responsável por supervisionar tudo. Também há os gerentes de serviço para cada setor e o gerente de bebidas, se preciso.

Esse gerente de serviço tem a função de cuidar dos atendentes do salão e demais eventos relacionados ao ambiente, enquanto o gerente de bebidas fica responsável pelos funcionários do bar.

Na cozinha, são encontrados o chefe de cozinha, que fica responsável pelos assistentes de cozinha, os subchefes e o lavador de pratos, quando existem todas essas funções.

Veja só:

Sócio proprietário

Gerente geral

Gerente de serviço Gerente de bebidas Chefe de cozinha

Garçons Bartender Subchefe

Caixa Assistente de cozinha

Organograma de um restaurante grande

Quando o restaurante é grande, é importante ter atenção à estrutura, para que nada saia do controle, já que o número de colaboradores é maior. Delegar funções é ainda mais necessário nessa situação, para não correr o risco de sobrecarregar a equipe e não ter profissionais indisponíveis quando necessário.

Entre os principais, estão o sócio-proprietário, que comanda o gerente-geral; depois, os gerentes de serviço, bebidas e assistente, que realizam certas atividades para aliviar um pouco o trabalho do gerente-geral.

Conseguiu entender a importância de criar o organograma de um restaurante? Então, coloque em prática as dicas apresentadas para organizar melhor o seu negócio e aumentar as chances de bons resultados e expansão.

Achou este artigo útil? Siga as nossas redes sociais e assine a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos em primeira mão!

Por Redação