Como nós, os argentinos também têm um apreço por churrasco. A Parrilla Argentina é uma receita dos nossos vizinhos muito atraente para incluir no cardápio do seu restaurante. Ela conta com um sabor delicioso e peculiar, além de ficar bem bonita no prato.
Por isso, neste texto vamos explicar o que é a Parrilla Argentina e como você pode servi-la para os seus clientes, aumentando as opções de pratos. Falaremos um pouco da origem, quais cortes usar, os acompanhamentos possíveis, churrasqueiras e as vantagens de um abastecimento de gás. Confira!
O que é a Parrilla Argentina?
Parrilla é uma palavra do espanhol, que no contexto da gastronomia significa grelha. Logo, a Parrilla Argentina é uma forma típica dos nossos vizinhos de grelhar alimentos. Na Argentina, parrilla não é exatamente o nome do prato, mas sim como eles nomeiam a grelha (um modelo específico com canaletas para escorrer a gordura derretida e o líquido da carne) e, também, a técnica. Ela se originou de povos próximos do Rio da Prata, que corta a Argentina e o Uruguai.
Tal método consiste em grelhar a carne (entre outros alimentos) de uma maneira diferente daqui, a fim de manter e realçar mais o sabor original dos assados. Nesse tipo de churrasco, a grelha sofre uma angulação. Com isso, é possível deixar a brasa mais próxima da grelha e, assim, aplicar altos níveis térmicos sobre o alimento, sem a incidência de chamas muito altas nem fumaça sobre a carne.
Complementar a isso, a Parrilla Argentina apresenta um preparo mais prático, pois não é necessário retirar a grelha da churrasqueira para repor o carvão. Isso acontece, porque, ao assar o alimento, as brasas ficam na lateral da grelha, e não exatamente debaixo dela, como é feito normalmente por aqui.
Isso contribui para a gordura não pingar sobre o carvão e, por consequência, gerar menos fumaça, ao contrário de uma churrasqueira comum. Desse modo, é possível aumentar o calor aproximando as brasas da grelha, e não movendo altura desta, como fazemos no Brasil.
Tal método minimiza a quantidade de fumaça durante a preparação do prato. Isso resulta em alimentos também mais saudáveis, pois eles não entram em contato tão intenso com a fumaça.
Como escolher a carne?
O churrasco é sempre uma boa pedida, os clientes brasileiros adoram essa refeição típica. Mas, para fazê-lo, sobretudo quando se trata da Parrilla Argentina, é importante prestar atenção aos cortes de carne usados. Os argentinos costumam colocar na churrasqueira os derivados do contrafilé. Lembrando que na parrilla também podem ser assados frango e legumes.
Agora, vamos falar um pouco de alguns cortes. Confira!
Ancho
Esse corte argentino é retirado da parte frontal do contrafilé. Devido ao seu marmoreio (gordura no interior do músculo bovino ou suíno), estendido por todas as fibras musculares, é bastante macio e suculento.
Assado de tira
Parte mais próxima da costela do animal, este corte apresenta um sabor bastante peculiar, motivo que o torna famoso nos churrascos argentinos.
Bife de chorizo
Corte tipicamente argentino, extraído da parte central do contrafilé. Ele se localiza no miolo do músculo bovino, portanto, um ponto no qual é exercido pouco esforço. Isso gera uma carne de textura bastante macia, com sabor acentuado. É um corte argentino bastante famoso e delicioso.
Filé mignon
Chamado na Argentina de Bife de Lomo, este corte é extraído do dorso bovino. Estamos familiarizados com o ótimo sabor dessa carne por aqui também.
Fraldinha
Muito consumida na Argentina, é conhecida como Vacío. Como sabemos, a Fraldinha é uma carne bem fibrosa e saborosa. Quando assada ao ponto, fica mais macia e suculenta.
Picanha
A picanha é bastante apreciada por nós, brasileiros. Lá na Argentina, ela tem um nome diferente, chama-se Tapa de Cuadril. Localizada na parte traseira do bovino, é macia, tem marmoreio e uma capa de gordura saborosa, que não pode ser retirada no preparo, pois é responsável por dar mais sabor e maciez à carne. Esse corte fica muito bom preparado na parrilha, sobretudo se assado em tiras.
Quais são os acompanhamentos da Parrilla Argentina?
A Parrilla Argentina também é churrasco, então, é possível acompanhá-la com arroz, farofa e molho vinagrete, acompanhamentos tradicionalmente brasileiros. Contudo, se deseja proporcionar uma experiência internacional aos seus clientes, vamos dar opções mais argentinas para você.
Molho chimichurri
Feito com cebolinha, salsinha e orégano, este molho é bastante consumido no churrasco argentino e também uruguaio. Além das ervas mencionadas, tem como ingredientes: azeite, alho, pimentas e vinagre. Isso tudo resulta em uma mistura verde, de gosto acentuado. Geralmente, o molho é adicionado por cima dos bifes.
Acompanhamentos variados
Nossos vizinhos costumam comer seus churrascos com legumes e verduras, como cenouras e batatas, assados na própria grelha. Geralmente, após a lavagem de tais alimentos, eles são cortados e colocados para assar junto das carnes, assim pegam o aroma e até um pouco do sabor delas. Além disso, são ótimos acompanhamentos para a Parrilla Argentina:
- Batata frita;
- Saladas verdes;
- Cebolas-brancas assadas;
- Empanados argentinos;
- Cenouras na grelha;
- Queijo provolone grelhado (pode também ser colocado em cima da carne).
Quais os tipos de churrasqueiras podem ser usadas para o preparo?
Como falamos antes, a parrilla é uma grelha diferente, equipada com tipos de calhas que recebem a gordura derretida e escorrem-na para fora. Assim, não pinga nada sobre a brasa e a fumaça não se intensifica. Complementar a isso, no lugar de carvão, os argentinos usam lenha como combustível para gerar o calor.
No Brasil, as churrasqueiras são diferentes e empregamos o carvão para assar as carnes. Mas, neste tópico, vamos dar algumas dicas e apontar vantagens sobre o abastecimento a gás, confira!
Churrasqueira a carvão
Quantas vezes você foi a um churrasco e saiu de lá com um cheiro de fumaça. Ou então percebeu um odor ruim entrando pela sua janela aberta e, quando reparou, vinha da churrasqueira do quintal vizinho. As grelhas a carvão, tradicionalmente, usadas no Brasil geram bastante fumaça, e isso muitas vezes é desagradável.
As churrasqueiras a carvão ainda exigem uma atenção especial à segurança e manuseio delas. Dessa forma, não pode deixar as crianças correndo por perto, nem mexendo nela. O ideal é que alguém experiente cuide da carne. Além disso, elas não contam com um controle de temperatura ou do tamanho das chamas, isso também pode facilitar acidentes, caso o fogo não seja monitorado e controlado.
Mas claro que podem ser empregadas para assar a Parrilla Argentina. A vantagem delas é o sabor defumado que proporcionam às carnes.
Churrasqueira a gás
Muito popular na Europa e nos Estados Unidos, esta versão tem se tornado mais usual por aqui. Isso porque há modelos mais compactos que podem ser utilizados em apartamentos.
A churrasqueira a gás também é muito mais segura que a versão a carvão. O fogo pode ser controlado por meio da regulagem do equipamento. E nada de fumaça, como não há carvão ou lenha, também não há ocorrência de mau cheiro.
Uma churrasqueira a gás ainda é interessante para preparar sua Parrilla Argentina, pois não demora para acender, como ocorre, às vezes, com o carvão.
Quais os benefícios do gás?
O GLP, Gás Liquefeito de Petróleo, empregado nas churrasqueiras é econômico, por ser bastante durável, além de muito mais sustentável que o carvão. O gás ainda apresenta uma elevada eficiência energética, isso significa que não vai demorar para esquentar a grelha.
Com um abastecimento a gás bem implementado no seu estabelecimento, é possível ter esses benefícios do GLP de modo muito mais prático, sem problemas de estoque, com um sistema sofisticado e de elevada segurança, pois tal estrutura segue as regras da ABNT e do Corpo de Bombeiros.
Como preparar uma receita de Parrilla Argentina?
Após dar algumas dicas sobre as churrasqueiras, agora vamos trazer uma receita saborosa de Parrilla Argentina. Nela, recomendamos um corte argentino, o bife de chorizo. Porém, você pode usar qualquer um dos que indicamos neste texto ou variar o churrasco com mais de um corte no mesmo prato.
Antes, é importante saber que os argentinos não usam o sal grosso em seus churrascos. Eles adicionam um sal diferente, chamado sal de parrilla ou sal entrefino.
Esse produto é extraído de um ambiente desértico da Argentina, em vez do mar. Por isso, difere no tamanho dos grãos, ficando entre o sal refinado e o sal grosso. Daí também ser chamado de sal entrefino.
Também é possível assar a carne com o refinado. Confira os ingredientes!
Ingredientes
- Sal refinado ou sal parrilla a gosto;
- 1 batata inglesa;
- 1 cebola-branca;
- 1 kg de bife de chorizo.
Preparo
- Acenda a churrasqueira;
- Coloque os bifes de chorizo na grelha;
- Adicione uma camada fina de sal somente em um dos lados da carne;
- Enrole as cebolas em papel alumínio e coloque-as na grelha junto das batatas cortadas e dos bifes;
- Quando as peças de carne estiverem marcadas pela grelha na parte de baixo, vire-as para assarem do outro lado;
- Após dourarem completamente, basta retirar os bifes, as batatas e cebolas da grelha, cortar as carnes e servi-las com os acompanhamentos e o molho chimichurri.
Demos algumas dicas de acompanhamento também neste preparo, mas isso fica a seu gosto. Faça testes com diferentes acompanhamentos na sua Parrilla Argentina e veja do que os clientes do seu restaurante gostam mais. Gastronomia é arte, e arte é criatividade.
Essas informações foram úteis? Então, aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a ficarem bem-informadas sobre o tema!