Não é de hoje que o setor de alimentos começou a investir na produção sustentável. A demanda por refeições ecológicas está cada vez maior e esse é um conceito que agrega muito valor à experiência do consumidor. Dos ingredientes à entrega, todo o processo produtivo pode ser mais amigo do meio ambiente. E ter um restaurante sustentável de sucesso não é uma tarefa tão difícil quanto possa parecer.
Não existe nenhuma dificuldade em encontrar materiais, utensílios e ingredientes que façam parte dessa cadeia. Ou seja, você pode incorporá-los em seu dia a dia. Além disso, vale a pena pensar nos 3R (Reduzir, Reciclar e Reutilizar). Quem faz isso na vida pessoal está no caminho certo para incorporar no cenário profissional.
Mas se você ainda tem dúvidas sobre como adotar essas práticas inteligentes e sustentáveis, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar o conceito de restaurante sustentável e por que ele é uma tendência. Ao final, mostraremos as práticas que podem ajudar a aplicar esse conceito. Boa leitura!
O que é um restaurante sustentável?
Antes de falar sobre o restaurante, é preciso entender melhor o que é produção sustentável. É a partir dessa definição que você consegue transformar um estabelecimento. Conforme descreve o Ministério do Meio Ambiente, produzir sustentavelmente significa optar por alternativas que minimizem impactos ambientais e sociais ao longo de todo um processo produtivo.
Dessa maneira, a empresa que atua com base nesse conceito emite menos gases do efeito estufa, investe em energias renováveis e consegue aumentar a vida útil de produtos e ingredientes. Basicamente, o restaurante sustentável, então, aplica esse conceito em sua rotina.
Ele se preocupa com os efeitos e o destino de suas ações diárias e por isso pensa, não apenas no bem-estar do cliente, mas em como seus processos afetam natureza e sociedade. Preocupa-se, ainda, em deixar suas ações sustentáveis bem claras para a comunidade.
Tudo isso, agrega para garantir uma cozinha eficiente e uma série de vantagens para que o negócio prospere e ganhe força em um mercado cada vez mais exigente e competitivo. E aqui estão algumas delas!
Mais rentabilidade para o negócio
O restaurante sustentável consegue economizar recursos e ter um bom retorno financeiro com isso. Com os ganhos, é possível investir em outras ações e práticas para atrair clientes.
Melhora da imagem corporativa
Todo restaurante é uma empresa, com uma missão, valores, e uma equipe atuante e envolvida. Quando sustentável, passa uma imagem muito melhor para o público interno e externo, no sentido de se preocupar com o que realmente importa e trabalhar com afinco para isso.
Menos custos de produção
Uma cadeira produtiva inteligente e sustentável gera menos custos de produção. Isso porque não há necessidade de refazer processos, corrigir falhas e nem perde dinheiro com a contratação de fornecedores errados.
Gerenciamento de resíduos
O processo de produção de um restaurante inevitavelmente gera muitos resíduos. Mas com a realização de um descarte sustentável é possível garantir uma redução residual significativa. Isso significa menos lixos nocivos jogados na natureza, e mais descartes adequados desse volume.
Alimentação mais saudável
Um estabelecimento focado em princípios de sustentabilidade, consequentemente oferece uma alimentação mais saudável para seus clientes. Com ingredientes orgânicos e frescos, armazenados corretamente e preparados com consciência ambiental, a saúde do consumidor agradece.
Por que ser sustentável é uma tendência?
Sim, de fato a produção sustentável está em alta. Mas o que torna essa questão tão importante para um restaurante? Veja, a seguir, alguns dos principais aspectos que fazem com que esse conceito seja uma tendência.
Diferenciação dos concorrentes
O mercado de alimentação é bastante acirrado. Há opções para todos os bolsos e paladares.
Por isso, é muito importante trabalhar com um diferencial competitivo. Ou seja, uma característica que torne o seu restaurante mais interessante aos olhos dos clientes. E, possivelmente, algo que o concorrente não ofereça e não faça tão bem quanto você. A sustentabilidade se encaixa muito bem nesse fator.
Você só tem vantagens ao trabalhar em um restaurante sustentável. Ele mostra que o empreendimento apoia uma causa nobre e importante, a preservação do meio ambiente e que você faz isso por meio de uma série de práticas inspiradoras e efetivas. Essas ações podem até mesmo ser percebidas de imediato pelos consumidores, seja no sabor e no modo de preparo, seja na própria imagem que o estabelecimento passa.
Modernização de processos
Um restaurante sustentável tem processos muito mais modernos. O cliente não precisa consultar um cardápio de papel e plástico, mas acessa uma versão digital, por meio de um QR Code. O mesmo acontece com as comandas, que podem ser registradas pelos garçons com o uso de um tablet.
A pesagem de pratos no self-service também não precisa ser anotada em papel. Basta registrá-las em pequenos totens com códigos de barras, que embora sejam de plástico, são reutilizáveis.
Essa é uma forma excelente de otimizar o atendimento e fazer com que ele seja mais rápido. Mesmo que papel seja reciclável, o uso costuma ser excessivo nesse tipo de estabelecimento, e o cliente valoriza os cuidados tomados para que a sua utilização seja minimizada.
Experiência do cliente
O consumidor está cada vez mais consciente a respeito de seus princípios. E não tenha dúvidas de que ele prefere ir até um restaurante sustentável do que comer em um estabelecimento comum.
É claro que ele pode até considerar questões como preço e localização nessa escolha. Mas quando ele percebe que os processos contribuem para o meio ambiente, esse pode acabar se tornando o fator decisivo para a compra.
Afinal, ele sabe que quando se alimenta em seu restaurante, contribui indiretamente para a preservação do meio ambiente. Você pode, a partir desse retorno financeiro, começar até mesmo a pensar em outras ações e investimentos para aprimorar seu comportamento sustentável.
A partir disso, a experiência do cliente só tende a melhorar. Além de ter uma vivência gastronômica única, ele passa a confiar mais no seu negócio, indicando para outras pessoas e se fideliza.
Bem-estar social
Uma empresa sustentável atua como exemplo para funcionários, clientes, fornecedores e parceiros. As iniciativas adotadas são sempre vistas como inspiração e passam a fazer parte de outros momentos da vida dessas pessoas., tornando-as ainda mais conscientes sobre a importância da conservação do meio ambiente.
Essa é uma forma de incentivar o bem-estar social e frisar a importância da sustentabilidade na vida da comunidade. Dessa maneira, ao mesmo tempo que você atrai clientes com o mesmo pensamento e ações, também chama a atenção de quem nunca teve contato com esse conceito. É um trabalho indireto, mas que funciona muito bem e traz bons resultados.
Além disso, mostra que a empresa não embarca na tendência apenas com foco no lucro, mas que também faz parte de um grande e engajado ciclo, que realmente tem objetivos sustentáveis reais e amplos.
Futuro
As empresas sustentáveis são cruciais para a preservação do planeta. Ou seja, é praticamente impossível se sustentar no mercado hoje em dia sem essa premissa.
Quem não se compromete, fica para trás. E ainda deixa de contribuir para o desenvolvimento ambiental e social da própria região em que atua, diminuindo futuras oportunidades para que o negócio cresça. Além disso, fecha as portas para outros tipos de negócio. Por exemplo, as comunidades agricultoras não terão mais para quem fornecer seus produtos. Já pensou no prejuízo e no desperdício que isso pode gerar?
Que práticas ajudam a aplicar o conceito de sustentabilidade?
Mas, afinal, quais são as práticas que realmente ajudam a aplicar o conceito de sustentabilidade? Como garantir uma produção sustentável e que realmente se adéque às demandas de seu restaurante? Veja algumas dicas a seguir!
Eliminar desperdícios
A primeira e mais importante regra de um restaurante sustentável é eliminar desperdícios. Para isso, é muito importante fazer uma boa gestão de estoque. Os alimentos devem ser escolhidos corretamente, conforme a quantidade a ser consumida por dia ou por período, no caso dos não-perecíveis.
Dessa forma, também é essencial desenvolver um cardápio assertivo. Caso ele seja fixo, é importante pensar em ingredientes sazonais e na saída dos pratos. Aqueles procurados apenas eventualmente ou mediante algum ingrediente especial, podem ter estoque de alimentos menor. Os que contam com maior demanda, precisam ter cada item da receita disponível.
Assim, o cliente também não fica decepcionado por causa de alguma possível falta. Para self-service, vale a pena criar cronogramas e cardápios diários e semanais, para saber exatamente o que e quando comprar e poder utilizar ao máximo a compra dos alimentos.
Tenha atenção às datas de validade e faça um controle preciso do estoque, priorizando o consumo do que vence primeiro. Se você trabalha com alguma marca que não deu certo para a receita ou para o propósito inicial, não jogue fora. Você pode trabalhar com doações, utilizar os produtos para outras finalidades, tentar trocar ou revender de maneira legal e justa. Existem empresas e órgãos que ajudam a dar uma destinação adequada para esses itens.
Preste atenção ainda na conservação de carnes e laticínios, para serem consumidos no prazo correto. E não compre em excesso, porque pode gerar sobrecarga energética no armazenamento.
Reaproveitar
Reaproveitar os alimentos em receitas ajuda, e muito, a evitar desperdícios. E é possível realizar essa atividade de maneiras diferentes em seu restaurante sustentável.
A começar pela manipulação de ingredientes. O colaborador responsável por essa atividade deve identificar se há perda de insumos tratados. Ou seja, o que é comprado em grande quantidade pode contar com unidades que não estejam assim tão boas para consumo. Mas que podem ser encaminhados para outras finalidades mais simples do que a intenção original de uma receita mais elaborada.
Outro fator importante em relação ao desperdício é saber reaproveitar ingredientes. As partes de um alimento que não são utilizadas em determinadas receitas, poderão ser utilizadas em outras. E se houver algo que não possa ser usado de alguma forma, lembre-se de que o resto dos alimentos orgânicos pode virar compostagem. Se o seu restaurante tem um jardim ornamental, por exemplo, utilize como adubo.
Estruturalmente, você ainda pode apostar em reaproveitamento. A coleta de água da chuva também pode ser realizada com um sistema correto. A água coletada é geralmente aproveitada para a lavagem de áreas externas, vidros, chão e outros materiais que não sejam utilizados para o preparo direto de alimentos.
Economizar recursos
Também é muito importante pensar na economia de recursos. E como ela pode acontecer? É simples! Se o seu estabelecimento permite a utilização de luz natural para iluminar o ambiente, aproveite ao máximo esse recurso. Assim, você não precisa deixar as luzes ligadas durante o dia.
Se puder poupar o uso excessivo de ar-condicionado, também será uma boa. Quanto mais naturalmente ventilado estiver o local, mas conforto proporcionará aos clientes. Quem sabe você também não pensa, por exemplo, em adotar um sistema de energia fotovoltaica em seu estabelecimento? A duração do equipamento é longa e a distribuição mais justa e com menos desperdícios.
O consumo de água também costuma ser bastante intenso em um restaurante. Não apenas para o preparo da comida, mas para higienizar ingredientes e lavar utensílios, louças e panelas. Por isso, essa parte pode ser ainda mais desafiadora. Mas acredite, ainda assim você consegue obter um bom resultado com as providências certas.
Primeiro, capacite a equipe. Desenvolva uma metodologia que funcione para todos e promova a conscientização sobre a importância de usar somente o necessário. Depois, pense mais uma vez em reformas estruturais, se perceber que podem otimizar a economia. Nos banheiros e na cozinha, sempre é possível instalar torneiras mais econômicas, e outros recursos tecnológicos para controlar o consumo.
Escolher bem os fornecedores
Não se esqueça de escolher muito bem seus fornecedores. Prefira sempre aqueles que trabalham com práticas transparentes e sustentáveis. Pesquise e, quando permitido, acompanhe o processo produtivo deles. Informe-se a respeito da procedência de materiais e ingredientes e se a empresa conta com algum projeto ambiental.
O fornecedor deve sempre estar alinhado com as propostas do próprio restaurante, inclusive. Então, converse bastante sobre o assunto na hora de negociar. Pode ser interessante apostar em fornecedores locais, de comércios menores. Em geral, eles investem em produções mais naturais, como as verduras orgânicas, que não utilizam agrotóxicos.
Se você trabalha com delivery, considere também optar por versões recicláveis e reutilizáveis de embalagens. Com isso, você consegue economizar nesses itens e ainda surpreende positivamente o consumidor no momento da entrega.
Para o abastecimento de carnes e laticínios, tenha uma responsabilidade especial. É preciso conferir a procedência com muito mais cuidado.
Reciclar
Por fim, tenha em mente que o que não pode ser reduzido ou reutilizado deve ser reciclado. E as possibilidades para essa ação são muitas.
O óleo vegetal usado, por exemplo, não deve ser descartado diretamente no lixo. O ideal é que você procure por empresas que recolhem gratuitamente o material e realizam o descarte correto.
Os materiais pesados, como pilhas ou eletrodomésticos quebrados também não podem ser jogados direto no lixo. Existem pontos de coleta na cidade, então basta se informar na prefeitura e descobrir o mais próximo para fazer o descarte.
A matéria orgânica, por outro lado, pode virar adubo, conforme comentamos anteriormente. Mas se você não tem interesse no cultivo de hortas ou na manutenção de plantas decorativas, é possível fazer parcerias com agricultores e até mesmo com seus fornecedores para ceder os restos para eles e, assim, transformar a matéria em adubo efetivamente.
Reusar
Os produtos descartáveis são mais práticos, reduzindo, inclusive, a necessidade de água para lavagem dos utensílios. No entanto, o prejuízo que causam à natureza é maior do possa parecer. O descarte pode exceder a normalidade, a depender do fluxo de clientes em seu restaurante.
Dessa forma, se não houver o encaminhamento para a reciclagem, o material vai direto para o meio ambiente, demorando décadas para se decompor. Sendo assim, a melhor alternativa é sempre preferir objetos duráveis, para diminuir o descarte por uso e a necessidade de produção.
Isso gera uma economia para o restaurante, pois será menos um tipo de material para comprar. Existem alternativas mais em conta de objetos duráveis, que você pode personalizar conforme a proposta do restaurante. Mas, se ainda assim você precisar utilizar itens descartáveis, tenha consciência ambiental. Opte sempre por itens biodegradáveis ou reciclados.
Separar o lixo corretamente
Se você não tem a prática de separar o lixo corretamente em seu restaurante, é hora de adotá-la. Pode parecer mais rápido e prático juntar restos e itens recicláveis em um só lugar. Mas isso só impede a reciclagem, já que nada terá a destinação correta. Sendo assim, promova a diferenciação das lixeiras da cozinha e das áreas externas.
Esse será um estímulo para que tanto os clientes quanto os colaboradores façam a separação de maneira natural e intuitiva. Depois, basta encaminhar o lixo para a destinação apropriada.
Ter um banheiro sustentável
O banheiro é um ambiente muito importante dentro de qualquer restaurante. Tanto quanto o ambiente em que a comida é preparada e servida, ele demonstra a higiene e o cuidado do local. E sim, ele também pode incluir medidas sustentáveis muito importantes, implementadas de maneira simples.
A começar pelo lixo, que deve ser recolhido periodicamente e separado do lixo da cozinha. Você pode substituir o uso de toalhas de papel por um secador de mãos, especialmente se já utilizar uma fonte renovável de energia. Também vale a pena instalar um sensor de movimento, para que as luzes não fiquem acesas sem necessidade.
As descargas também podem ser mais sustentáveis, com mecanismos que utilizem apenas a quantidade de água ideal para eliminar dejetos. Enfim, o projeto ideal do banheiro gera muitos benefícios para o meio ambiente e para o próprio negócio.
Priorizar alimentos orgânicos
Mais uma tendência presente no mercado de alimentação é a preferência por alimentos orgânicos. Afinal, ninguém quer consumir receitas com agrotóxicos e outros produtos químicos. Portanto, considere trabalhar exclusivamente com alimentos de origem orgânica. Esse será um hábito sustentável para o restaurante e atrairá um público alinhado com o conceito.
Em alguns restaurantes há até mesmo uma horta própria com tomates, alface, temperos e outros ingredientes, utilizados nos próprios pratos. Essa é uma prática que, sem dúvida, agrega ainda mais valor ao negócio.
Apostar em uma decoração sustentável
Pode parecer uma questão a parte, mas a decoração também reforça o conceito de sustentabilidade no restaurante. E o melhor: dá para usar, e muito, a criatividade. Cadeiras e mesas feitas de madeira reflorestada, em um estilo rústico, são um sucesso para hamburguerias e bares. As lâmpadas LED, que economizam energia, caem muito bem em ambientes modernos e atualizados.
Ainda é possível aproveitar materiais como revistas, jornais e garrafas PET para objetos decorativos. Essa é uma forma de transmitir visualmente toda a proposta de seu negócio.
Fazer receitas sazonais
Essa é uma maneira inteligente de organização o cardápio, essencial para ser sustentável. As receitas sazonais valorizam e respeitam os ciclos da natureza. E assim, contribuem para que as próximas gerações tenham acesso aos mesmos ingredientes que nós. Portanto, verifique no calendário de produção da agricultura quais são os itens da época.
A partir deles, você poderá pensar em pratos especiais, desenvolvidos com o que o meio ambiente oferece de melhor. Essa é uma ótima maneira de inovar nas receitas e fazer com que seu cardápio seja mais rico e interessante.
Pronto! Agora você já sabe mais sobre o que é produção sustentável e como implementá-la em seu restaurante. Como você pode ver, esse é uma tendência que veio para ficar, e garante inúmeros benefícios não só para o meio ambiente, mas também para o seu negócio. Então, não deixe de investir nas práticas sugeridas e continue a pensar em outras estratégias que reforcem esse conceito.
Mas não se esqueça: a produção sustentável não pode ser algo que somente seus colaboradores e você tenham conhecimento. É fundamental que ela seja divulgada para o público, para que ele saiba o que seu estabelecimento faz. Então, divulgue suas iniciativas nas redes sociais e em materiais dentro do próprio restaurante para mostrar suas práticas!
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