Propagandas criativas: conheça as melhores para te inspirar!

Por que não investir em uma divulgação memorável da sua pizzaria? Inspire-se em propagandas criativas e transforme o marketing do seu estabelecimento!

A criação de propagandas criativas viabiliza o alcance de resultados bastante positivos para as marcas que focam esse tipo de investimento. Inclusive, muitas podem se tornar virais e gerar um grande aumento nas vendas, reduzindo o custo por aquisição e/ou divulgando o negócio de modo orgânico.

Aliás, a criatividade pode ser uma ferramenta altamente valiosa para quem deseja elaborar propagandas e campanhas que marcarão uma época e permanecerão na memória das pessoas. Na verdade, algumas ações até são consideradas clássicas — verdadeiras referências de uma geração.

De fato, é impossível medir o poder de uma propaganda criativa. Neste post, porém, vamos te mostrar como elas podem impactar um estabelecimento e contribuir para o sucesso da gestão de uma pizzaria, listando algumas das melhores para inspirá-lo a criar as suas. Continue a leitura!

O que são propagandas criativas? 

As ideias de propagandas criativas fazem parte de uma estratégia eficiente de divulgação de uma marca. De modo geral, graças a elas, é possível encantar o seu público-alvo ao expor os seus produtos e/ou os seus serviços de maneira atrativa.

No entanto, para elaborá-las, não existe uma “fórmula pronta”. Portanto, a equipe de marketing do seu estabelecimento pode ajustar a linguagem e a mensagem de acordo com o público-alvo da pizzaria, com foco em alcançar o sucesso.

O fato é que as propagandas são essenciais quando o assunto envolve a atração de consumidores e o estímulo do desejo pela sua marca. Ou seja, tentar se destacar no mercado, mas não investir na iniciativa, pode ser um grande erro.

Qual é a importância de usar a criatividade nas propagandas? 

A ampla concorrência do mercado atual, a alta velocidade das informações e a necessidade das empresas de atrair a atenção do público são indiscutíveis. Assim, cada vez mais, torna-se imprescindível apostar em boas campanhas de marketing, o que envolve — entre outros aspectos — a elaboração de textos para propagandas criativas.

Afinal, o marketing e a criatividade andam lado a lado no desenvolvimento de ações que aumentam a conversão das vendas. Inclusive, pensar de forma criativa é fundamental até para economizar na hora de investir em publicidade, já que a criatividade compensa orçamentos mais enxutos.

Como usá-la para fazer propagandas? 

Nos canais de comunicação mais abertos, como a televisão, ou naqueles mais direcionados, como os popularmente utilizados no marketing digital, as propagandas mais adequadas são as que abusam da criatividade. Na prática, elas apresentam histórias e/ou fazem o público refletir sobre os valores expressados.

Diante disso, uma “pitada” de ousadia — mas, é claro, acompanhada de sensatez — e o uso de slogans memoráveis também podem fazer parte do seu diferencial na construção de um anúncio. O mais recomendável é buscar sair do lugar-comum e ir além do “mais do mesmo”.

Como elaborar propagandas criativas?

Como dito, não há uma “fórmula pronta” que funcione como uma garantia para a criação de propagandas marcantes e que ficarão na memória do seu público-alvo. Contudo, existem, sim, alguns passos-chave que podem ajudá-lo na elaboração. Veja a seguir!

Saiba quem é o seu público-alvo

É bem difícil ser bem-sucedido em uma peça publicitária sem, previamente, saber qual grupo de pessoas você deseja atingir — ou seja, o seu público-alvo. A propósito, o mesmo vale quando o time de marketing não domina a forma ideal de comunicar os benefícios que as soluções da marca proporcionam.

Um estabelecimento do setor alimentício, por exemplo, deve saber quais são as preferências dos seus consumidores. Afinal, é preciso alinhar a comunicação à identidade da marca e àquilo que o negócio deseja transmitir.

Aliás, é superimportante considerar que algumas pessoas se interessam por peças mais bem-humoradas, enquanto outras preferem a tradição e a elegância. Além disso, é imperativo compreender as dores dos seus clientes para identificar como aquilo que você tem a oferecer pode solucioná-las.

Imagine, por exemplo, um público cuja vida é mais agitada e que dispõe de pouco tempo para preparar as suas refeições, mas que prefere se alimentar com qualidade. Diante disso, um estabelecimento que comercialize pratos saudáveis pode ser muito atrativo.

De modo geral, para compreender os seus consumidores, é essencial analisar o mercado e investir em um marketing estratégico. Assim, as propagandas produzidas poderão ser mais acertadas e, sendo criativas, poderão até se tornar inesquecíveis.

Realize brainstormings

Um brainstorming — reunião para discutir ideias — com o setor responsável pela criatividade é uma incrível estratégia de criação. Assim, todos poderão ser ouvidos, e o encontro tende a revelar ideias mais ricas e inovadoras para o desenvolvimento da ação, por exemplo, reunindo frases para propagandas criativas e marcantes.

Ou seja, a união de pessoas criativas viabiliza que boas ideias sejam expostas e adequadas à estratégia que o estabelecimento pretende utilizar. Inclusive, clientes já fidelizados também podem ser abordados para oferecer sugestões. Em contrapartida, vale a pena conceder descontos aos que fizeram parte do experimento.

Após as etapas anteriores, porém, lembre-se de que, antes de publicar a propaganda e torná-la disponível ao público, é fundamental fazer testes. Portanto, o mais indicado é exibi-la para pessoas que não estiveram envolvidas na sua criação.

Utilize diversos canais

Não se esqueça das redes sociais ao buscar os canais ideais para exibir as suas propagandas. Afinal, essas mídias possibilitam a abordagem de muitas alternativas para a criação de anúncios.

A sua marca pode optar, por exemplo, por focar uma publicidade mais direcionada. Aliás, trata-se de uma iniciativa especialmente interessante para estabelecimentos que desejam utilizar vídeos mais curtos.

Outra dica é combinar as propagandas e os anúncios com métricas de marketing digital. Nesse caso, é válido usar dados que auxiliam na tomada de decisões relacionadas à divulgação da pizzaria.

Quais são as melhores propagandas criativas? 

Como dito, existem propagandas que marcaram uma época e, inclusive, ainda deixam saudades, concorda? Então, no intuito de trazer aquele sentimento nostálgico, vamos listar alguns exemplos das melhores propagandas criadas, explicando o motivo pelo qual são consideradas tão importantes. Vamos lá?!

Bombril

Em 1978, foi criado o “Garoto Bombril” pela agência DPZ. O protagonista Carlos Moreno marcou uma época pelo formato direto de falar com a câmera, dando a ideia de que estava conversando com os telespectadores.

Nas quase 500 peças publicitárias nas quais apareceu, Moreno apresentava os problemas enfrentados pelas pessoas na hora da limpeza. Então, mostrava como os produtos da marca que representava eram relevantes para aquelas atividades, facilitando-as.

Big Mac

Um dos jingles mais lembrados é o do McDonald’s, que foi ao ar pela primeira vez em 1976. O comercial ficou mais elaborado com a criação de uma música que descrevia os ingredientes do Big Mac.

Inclusive, algumas franquias dos Estados Unidos chegaram a oferecer sanduíches de graça para as pessoas que cantavam a música em menos de três segundos. Já no Brasil, a propaganda só passou a ser exibida a partir da década de 80, mas, de vez em quando, ainda é utilizada em algumas campanhas.

Netflix

Essa propaganda não é tão antiga quanto as outras, mas também teve muito sucesso. Para lançar uma nova temporada da série “Orange is the New Black”, a empresa de streaming apostou na fama da cantora Inês Brasil.

O vídeo publicado alcançou mais de um milhão de visualizações e centenas de compartilhamentos em pouco tempo. É claro que todo esse sucesso somente foi possível por conta da estratégia de utilizar uma figura que é alvo de diversos memes na Internet.

Nesse contexto, é importante ressaltar que, quanto mais a ação publicitária se relacionar com o público-alvo da marca, como dito, melhores tendem a ser os resultados da empresa.

Como vimos, o desenvolvimento de estratégias de marketing que envolvam a elaboração de propagandas criativas é viável para qualquer tipo de empreendimento. Basta que a marca tenha informações claras a seu respeito (como deseja ser vista e reconhecida, por exemplo) e saiba tudo acerca do seu público-alvo. Acredite: a iniciativa pode alavancar a sua pizzaria de uma forma surpreendente.

Você sabia que, além das propagandas criativas, outras medidas podem mudar o rumo do seu empreendimento? Entre em contato com a gente e descubra!

Por Redação

Propagandas criativas: conheça as melhores para te inspirar!

Por que não investir em uma divulgação memorável da sua pizzaria? Inspire-se em propagandas criativas e transforme o marketing do seu estabelecimento!
8 min

A criação de propagandas criativas viabiliza o alcance de resultados bastante positivos para as marcas que focam esse tipo de investimento. Inclusive, muitas podem se tornar virais e gerar um grande aumento nas vendas, reduzindo o custo por aquisição e/ou divulgando o negócio de modo orgânico.

Aliás, a criatividade pode ser uma ferramenta altamente valiosa para quem deseja elaborar propagandas e campanhas que marcarão uma época e permanecerão na memória das pessoas. Na verdade, algumas ações até são consideradas clássicas — verdadeiras referências de uma geração.

De fato, é impossível medir o poder de uma propaganda criativa. Neste post, porém, vamos te mostrar como elas podem impactar um estabelecimento e contribuir para o sucesso da gestão de uma pizzaria, listando algumas das melhores para inspirá-lo a criar as suas. Continue a leitura!

O que são propagandas criativas? 

As ideias de propagandas criativas fazem parte de uma estratégia eficiente de divulgação de uma marca. De modo geral, graças a elas, é possível encantar o seu público-alvo ao expor os seus produtos e/ou os seus serviços de maneira atrativa.

No entanto, para elaborá-las, não existe uma “fórmula pronta”. Portanto, a equipe de marketing do seu estabelecimento pode ajustar a linguagem e a mensagem de acordo com o público-alvo da pizzaria, com foco em alcançar o sucesso.

O fato é que as propagandas são essenciais quando o assunto envolve a atração de consumidores e o estímulo do desejo pela sua marca. Ou seja, tentar se destacar no mercado, mas não investir na iniciativa, pode ser um grande erro.

Qual é a importância de usar a criatividade nas propagandas? 

A ampla concorrência do mercado atual, a alta velocidade das informações e a necessidade das empresas de atrair a atenção do público são indiscutíveis. Assim, cada vez mais, torna-se imprescindível apostar em boas campanhas de marketing, o que envolve — entre outros aspectos — a elaboração de textos para propagandas criativas.

Afinal, o marketing e a criatividade andam lado a lado no desenvolvimento de ações que aumentam a conversão das vendas. Inclusive, pensar de forma criativa é fundamental até para economizar na hora de investir em publicidade, já que a criatividade compensa orçamentos mais enxutos.

Como usá-la para fazer propagandas? 

Nos canais de comunicação mais abertos, como a televisão, ou naqueles mais direcionados, como os popularmente utilizados no marketing digital, as propagandas mais adequadas são as que abusam da criatividade. Na prática, elas apresentam histórias e/ou fazem o público refletir sobre os valores expressados.

Diante disso, uma “pitada” de ousadia — mas, é claro, acompanhada de sensatez — e o uso de slogans memoráveis também podem fazer parte do seu diferencial na construção de um anúncio. O mais recomendável é buscar sair do lugar-comum e ir além do “mais do mesmo”.

Como elaborar propagandas criativas?

Como dito, não há uma “fórmula pronta” que funcione como uma garantia para a criação de propagandas marcantes e que ficarão na memória do seu público-alvo. Contudo, existem, sim, alguns passos-chave que podem ajudá-lo na elaboração. Veja a seguir!

Saiba quem é o seu público-alvo

É bem difícil ser bem-sucedido em uma peça publicitária sem, previamente, saber qual grupo de pessoas você deseja atingir — ou seja, o seu público-alvo. A propósito, o mesmo vale quando o time de marketing não domina a forma ideal de comunicar os benefícios que as soluções da marca proporcionam.

Um estabelecimento do setor alimentício, por exemplo, deve saber quais são as preferências dos seus consumidores. Afinal, é preciso alinhar a comunicação à identidade da marca e àquilo que o negócio deseja transmitir.

Aliás, é superimportante considerar que algumas pessoas se interessam por peças mais bem-humoradas, enquanto outras preferem a tradição e a elegância. Além disso, é imperativo compreender as dores dos seus clientes para identificar como aquilo que você tem a oferecer pode solucioná-las.

Imagine, por exemplo, um público cuja vida é mais agitada e que dispõe de pouco tempo para preparar as suas refeições, mas que prefere se alimentar com qualidade. Diante disso, um estabelecimento que comercialize pratos saudáveis pode ser muito atrativo.

De modo geral, para compreender os seus consumidores, é essencial analisar o mercado e investir em um marketing estratégico. Assim, as propagandas produzidas poderão ser mais acertadas e, sendo criativas, poderão até se tornar inesquecíveis.

Realize brainstormings

Um brainstorming — reunião para discutir ideias — com o setor responsável pela criatividade é uma incrível estratégia de criação. Assim, todos poderão ser ouvidos, e o encontro tende a revelar ideias mais ricas e inovadoras para o desenvolvimento da ação, por exemplo, reunindo frases para propagandas criativas e marcantes.

Ou seja, a união de pessoas criativas viabiliza que boas ideias sejam expostas e adequadas à estratégia que o estabelecimento pretende utilizar. Inclusive, clientes já fidelizados também podem ser abordados para oferecer sugestões. Em contrapartida, vale a pena conceder descontos aos que fizeram parte do experimento.

Após as etapas anteriores, porém, lembre-se de que, antes de publicar a propaganda e torná-la disponível ao público, é fundamental fazer testes. Portanto, o mais indicado é exibi-la para pessoas que não estiveram envolvidas na sua criação.

Utilize diversos canais

Não se esqueça das redes sociais ao buscar os canais ideais para exibir as suas propagandas. Afinal, essas mídias possibilitam a abordagem de muitas alternativas para a criação de anúncios.

A sua marca pode optar, por exemplo, por focar uma publicidade mais direcionada. Aliás, trata-se de uma iniciativa especialmente interessante para estabelecimentos que desejam utilizar vídeos mais curtos.

Outra dica é combinar as propagandas e os anúncios com métricas de marketing digital. Nesse caso, é válido usar dados que auxiliam na tomada de decisões relacionadas à divulgação da pizzaria.

Quais são as melhores propagandas criativas? 

Como dito, existem propagandas que marcaram uma época e, inclusive, ainda deixam saudades, concorda? Então, no intuito de trazer aquele sentimento nostálgico, vamos listar alguns exemplos das melhores propagandas criadas, explicando o motivo pelo qual são consideradas tão importantes. Vamos lá?!

Bombril

Em 1978, foi criado o “Garoto Bombril” pela agência DPZ. O protagonista Carlos Moreno marcou uma época pelo formato direto de falar com a câmera, dando a ideia de que estava conversando com os telespectadores.

Nas quase 500 peças publicitárias nas quais apareceu, Moreno apresentava os problemas enfrentados pelas pessoas na hora da limpeza. Então, mostrava como os produtos da marca que representava eram relevantes para aquelas atividades, facilitando-as.

Big Mac

Um dos jingles mais lembrados é o do McDonald’s, que foi ao ar pela primeira vez em 1976. O comercial ficou mais elaborado com a criação de uma música que descrevia os ingredientes do Big Mac.

Inclusive, algumas franquias dos Estados Unidos chegaram a oferecer sanduíches de graça para as pessoas que cantavam a música em menos de três segundos. Já no Brasil, a propaganda só passou a ser exibida a partir da década de 80, mas, de vez em quando, ainda é utilizada em algumas campanhas.

Netflix

Essa propaganda não é tão antiga quanto as outras, mas também teve muito sucesso. Para lançar uma nova temporada da série “Orange is the New Black”, a empresa de streaming apostou na fama da cantora Inês Brasil.

O vídeo publicado alcançou mais de um milhão de visualizações e centenas de compartilhamentos em pouco tempo. É claro que todo esse sucesso somente foi possível por conta da estratégia de utilizar uma figura que é alvo de diversos memes na Internet.

Nesse contexto, é importante ressaltar que, quanto mais a ação publicitária se relacionar com o público-alvo da marca, como dito, melhores tendem a ser os resultados da empresa.

Como vimos, o desenvolvimento de estratégias de marketing que envolvam a elaboração de propagandas criativas é viável para qualquer tipo de empreendimento. Basta que a marca tenha informações claras a seu respeito (como deseja ser vista e reconhecida, por exemplo) e saiba tudo acerca do seu público-alvo. Acredite: a iniciativa pode alavancar a sua pizzaria de uma forma surpreendente.

Você sabia que, além das propagandas criativas, outras medidas podem mudar o rumo do seu empreendimento? Entre em contato com a gente e descubra!

Por Redação