9 dicas para sua pizzaria prosperar em tempos de crise

Tempos de crise são difíceis de prever e podem tirar o sono...

Tempos de crise são difíceis de prever e podem tirar o sono de muitos empresários e microempreendedores. Sentiu identificação? Isso pode ocorrer com qualquer negócio e por diferentes questões, como inflação e desafios de gestão diante do desabastecimento de produtos da pizzaria por rupturas da cadeia de suprimentos.

Aliás, é frequente que questões tributárias e gastos desnecessários desequilibrem a balança financeira do negócio. Isso pode ocorrer, especialmente, quando o gestor se preocupa em excesso com outros aspectos do negócio e deixa as finanças em segundo plano. 

Existem diversas razões para que o negócio enfrente tempos de crise. Seja qual for o seu empreendimento, para sobreviver a isso sem perder o gás, é preciso se preparar para imprevistos e fazer boas escolhas de longo prazo. Listamos 9 dicas que podem ajudar. Continue a leitura e drible os desafios da sua empresa!

O que fazer em tempos de crise?

Primeiro, nada de medo! Crises também são boas oportunidades para sair da zona de conforto e implementar mudanças que refletirão positivamente no negócio. De qualquer forma, se não conseguir controlar o medo, ele pode ser útil para você tomar atitudes mais cautelosas na gestão da pizzaria. 

Logo, quando esse tipo de demanda foi intensificada de uma hora para outra, a empresa teve facilidade em se adaptar. O mesmo pode ocorrer em outros contextos e com empresas do seu nicho. 

O que fazer quando a próxima crise chegar? Siga essas 9 dicas

Passar por tempos de crise faz parte do empreendedorismo, sejam eles pequenos, sejam médios ou grandes negócios. Afinal, algumas instabilidades, como crises sanitárias e políticas, não podem ser controladas. 

De todo modo, é importante saber agir nesses momentos para que o negócio se mantenha relevante e lucrativo. Quer entender mais sobre isso? Confira, a seguir, 9 dicas valiosas para prosperar!

1. Imagine-se no comando de um barco no mar

Trata-se de uma metáfora comum para qualquer negócio, cujos questionamentos ajudam a entender os pontos positivos e os negativos da sua gestão. Esse mapeamento é essencial para saber por onde começar a ajustar a corporação.

Assim, questione-se das seguintes maneiras:

  • Como você está conduzindo seu barco? 
  • Tem todas as informações em seu painel de bordo para tomar as decisões? 
  • Considerou possíveis imprevistos e diferentes ondas? 
  • Sabe onde quer chegar? 
  • Administra equilibradamente seus estoques e recursos? 
  • Tem conhecimento suficiente para manejar o barco? 
  • Sua tripulação é competente? 

2. Inove e esteja de olho nos sinais

Você não pode almejar resultados diferentes se continua fazendo tudo igual. Nesse sentido, é importante ter referências de inovação, dentro e fora do nicho, para aguçar a criatividade. Para isso, saiba que, às vezes, é melhor se espelhar em poucos e bons exemplos do que na maioria, que nem sempre é modelo de sucesso. 

Selecione cinco dos seus principais concorrentes ou outras marcas que você acha interessante, podendo agregar algo para o seu público-alvo. Estudar as estratégias de superação em tempos de crise de mais negócios que o mencionado pode dificultar a filtragem. 

Contudo, isso não é motivo para ignorar outras referências ao seu redor. Pelo contrário, até conversas com amigos, música, podcast, novela, série de TV etc. podem inspirar você. Logo, tenha atenção aos sinais de que é preciso mudar alguma conduta ou política. 

Por exemplo, clientes, fornecedores e colaboradores precisam ser ouvidos e podem ter recados importantes. Afinal, eles têm visões diferentes da sua e tendem a ter propriedade ao apresentar pontos negativos e positivos, e ao sugerir melhorar. 

3. Ponha tudo na ponta do lápis

Não leve ao pé da letra: se não tiver lápis e papel, um bom software ou sistema online de gestão financeira pode ajudar e até trazer mais praticidade e facilidade no gerenciamento do negócio. Isso porque é importante calcular receitas, despesas, impostos, gastos trabalhistas, compra de matéria-prima, aluguel do ponto, entre outras questões.

Organizar todas essas informações sem auxílio da tecnologia pode ser mais difícil, necessitar de refações e ter chances de erro. Isso é perigoso porque a gestão financeira é como o coração de um ser vivo, responsável por enviar nutrientes para garantir a sobrevivência das demais áreas do corpo.

Outra recomendação relacionada é não mensurar somente o seu caixa. Então, pense nos cortes de custos que podem aumentar sua margem de contribuição sem prejudicar a qualidade do produto e do serviço. Deixar de comprar ingredientes caros e com pouca saída é uma das estratégias.

De todo modo, o seu foco precisa ser em economizar para prosperar. Assim, mapeie onde pode ter gastos desnecessários e que não trazem retorno ao negócio. São esses que devem ser cortados em tempos de crise, para que outros setores consigam se manter.

4. Aumente sua produtividade

Nem todos os cortes de custos imediatos valem a pena a médio e longo prazos, e ajudam a superar tempos de crise. Por exemplo, cortar verbas para o setor de marketing e publicidade interfere na divulgação da sua empresa e na relação com a clientela. Logo, é mais difícil atrair, fidelizar e transformar o público em advogado da marca, essencial em períodos de instabilidade.

Além disso, negligenciar outras questões, como a escolha entre o uso da lenha ou um forno a gás como matriz energética, pode provocar dores de cabeça difíceis de prever e remediar. Então, avalie os prós e contras de cada opção e prefira produtos e serviços oferecidos por empresas confiáveis e com soluções práticas.

Isso porque essas características devem aumentar a sua produtividade e manter o padrão de qualidade das pizzas, descomplicando o seu dia a dia e prevenindo problemas. Alcançar esse objetivo previne e ajuda na sobrevivência em tempos de crise.

5. Participe de eventos da sua área

Participar de eventos da área é uma maneira de conhecer outros profissionais que vivem desafios similares aos seus. Assim, fica mais fácil ter referências de estratégia e superação de crise para implementar na pizzaria. 

6. Tenha mentores

Os mentores são profissionais aliados ao desenvolvimento profissional de gestores de negócio, como pizzarias. É como um professor que guia os alunos nas disciplinas para que eles tenham maior compreensão dos conteúdos.

Sozinhos, eles podem até estudar e aprender muita coisa. No entanto, a confiança e a expertise que o docente pode passar não são substituíveis.

Além disso, a mentoria é uma estratégia para minimizar erros. Afinal, no mundo dos negócios, errar pode eliminar o direito à segunda chance. Por exemplo, imagine que você não efetua a gestão de estoque como deveria e a sua pizzaria ficou sem matérias-primas para fazer pizza justo no dia do rodízio.

Então, é natural que a clientela se decepcione com a experiência frustrante, troque o seu estabelecimento pela concorrência e não retorne. Em situações ainda mais delicadas, o público pode compartilhar o acontecimento com outras pessoas, virtual ou presencialmente, e atrapalhar a retenção de consumidores.

Esse é um dos motivos que esclarecem a relevância de um mentor para driblar tempos de crise. Além disso, considere que esse profissional proporciona um olhar externo sobre o seu negócio, que pode não ser visto por você.

7. Planeje reformas no ambiente

Mudanças na estrutura física da pizzaria também são úteis para superar tempos de crise no negócio. Isso porque não basta oferecer pizzas saborosas e preços acessíveis, conforme o seu público-alvo.

Se a sua marca funciona presencialmente, o local precisa ser agradável, especialmente, porque esse alimento costuma ser associado a confraternização com familiares, amigos e até encontros amorosos. Diante disso, é natural priorizar espaços mais aconchegantes.

Nesse sentido, por melhor que já seja a estrutura atual, anunciar reformas no ambiente costuma causar burburinho. Isso eleva a popularidade e estimula a curiosidade do público em visitar o espaço para tirar suas próprias conclusões.

É nesse momento que você deve colocar em prática estratégias de fidelização, para que as pessoas retornem e falem bem do estabelecimento. Por exemplo, já pensou em deixar a sua pizzaria mais ‘’instagramável’’?

Esse conceito consiste no desenvolvimento de espaços pensados em incentivar o público a registrá-los para publicar nas redes sociais, com destaque para o Instagram. Já reparou que alguns estabelecimentos têm o @ do perfil nas mídias digitais fazendo parte da decoração?

Ainda, alguns espaços têm áreas específicas para tirar fotos. Nelas, a identidade do estabelecimento é impressa para que os usuários batam o olho e já reconheçam, ou façam isso porque viram o @ no fundo da fotografia. Diante disso, a possibilidade de tirar fotos nesses locais pode ser um gatilho a mais para visitar a pizzaria.

8. Escute o cliente e mude quando necessário

Construir um canal aberto e ter os pés no chão para ouvir, respeitar e, quando necessário, acatar as sugestões dos clientes, pode prevenir crises.

Por exemplo, o seu delivery recebe reclamações frequentes relacionadas a demora na entrega, mas nada é feito para mudar esse cenário. Afinal, você continua no lucro e não param de chegar pedidos de refeição. Isso sinaliza que a qualidade da pizza e até outras questões podem ser positivas e superiores à entrega.

No entanto, imagine um cenário em que a sua pizzaria precisa atuar majoritariamente por delivery. O constante atraso nas entregas, somado com o aumento nas demandas, pode intensificar a insatisfação do público. 

Isso deve resultar em cancelamentos, mais feedbacks negativos nas avaliações (afastando possíveis interessados) e em consumidores que não buscam a sua marca novamente. Em outras palavras, ao não combater um problema já alertado pelos clientes, ele pode se agravar e gerar uma crise.

Além disso, a negligência com o feedback do público sinaliza que a sua pizzaria não se importa suficientemente com ele. Ao considerar que o consumidor 5.0 elevou o nível de impaciência e exigência, essa situação tende a ser ainda mais delicada e elevar as chances de você ser trocado por estabelecimentos que valorizem os clientes.

9. Revise todo o seu negócio

Ao longo da leitura, listamos diversas dicas e informações para você colocar em prática e desenvolver uma melhor gestão do negócio em tempos de crise. Então, é importante revisar todas essas práticas periodicamente para se certificar que elas estão sendo bem implementadas.

Enxergue essa abordagem como uma reciclagem da sua gestão, para que ela se mantenha alinhada com os objetivos e as demandas da empresa. Isso porque o dinamismo do mundo altera as necessidades dos consumidores frequentemente. 

Logo, é importante garantir que você tem os recursos, a expertise e a habilidade necessária para lidar com as transformações e satisfazer a clientela. Caso contrário, novos tempos de crise devem surgir, e você terá dificuldade para lidar e driblá-las, já que passou um período por fora das mudanças do mundo.

Então, entendeu como manter a sua empresa lucrativa mesmo em tempos de crise? É importante ficar de olho nas dicas e informações fornecidas. Afinal, instabilidades no mundo dos negócios são muito comuns, o que se reflete em inflação, problemas com produtos, gestação ineficiente etc.

Essas informações foram úteis? Então, aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a ficarem bem-informadas sobre o tema!

Por Redação

9 dicas para sua pizzaria prosperar em tempos de crise

Tempos de crise são difíceis de prever e podem tirar o sono...
11 min

Tempos de crise são difíceis de prever e podem tirar o sono de muitos empresários e microempreendedores. Sentiu identificação? Isso pode ocorrer com qualquer negócio e por diferentes questões, como inflação e desafios de gestão diante do desabastecimento de produtos da pizzaria por rupturas da cadeia de suprimentos.

Aliás, é frequente que questões tributárias e gastos desnecessários desequilibrem a balança financeira do negócio. Isso pode ocorrer, especialmente, quando o gestor se preocupa em excesso com outros aspectos do negócio e deixa as finanças em segundo plano. 

Existem diversas razões para que o negócio enfrente tempos de crise. Seja qual for o seu empreendimento, para sobreviver a isso sem perder o gás, é preciso se preparar para imprevistos e fazer boas escolhas de longo prazo. Listamos 9 dicas que podem ajudar. Continue a leitura e drible os desafios da sua empresa!

O que fazer em tempos de crise?

Primeiro, nada de medo! Crises também são boas oportunidades para sair da zona de conforto e implementar mudanças que refletirão positivamente no negócio. De qualquer forma, se não conseguir controlar o medo, ele pode ser útil para você tomar atitudes mais cautelosas na gestão da pizzaria. 

Logo, quando esse tipo de demanda foi intensificada de uma hora para outra, a empresa teve facilidade em se adaptar. O mesmo pode ocorrer em outros contextos e com empresas do seu nicho. 

O que fazer quando a próxima crise chegar? Siga essas 9 dicas

Passar por tempos de crise faz parte do empreendedorismo, sejam eles pequenos, sejam médios ou grandes negócios. Afinal, algumas instabilidades, como crises sanitárias e políticas, não podem ser controladas. 

De todo modo, é importante saber agir nesses momentos para que o negócio se mantenha relevante e lucrativo. Quer entender mais sobre isso? Confira, a seguir, 9 dicas valiosas para prosperar!

1. Imagine-se no comando de um barco no mar

Trata-se de uma metáfora comum para qualquer negócio, cujos questionamentos ajudam a entender os pontos positivos e os negativos da sua gestão. Esse mapeamento é essencial para saber por onde começar a ajustar a corporação.

Assim, questione-se das seguintes maneiras:

  • Como você está conduzindo seu barco? 
  • Tem todas as informações em seu painel de bordo para tomar as decisões? 
  • Considerou possíveis imprevistos e diferentes ondas? 
  • Sabe onde quer chegar? 
  • Administra equilibradamente seus estoques e recursos? 
  • Tem conhecimento suficiente para manejar o barco? 
  • Sua tripulação é competente? 

2. Inove e esteja de olho nos sinais

Você não pode almejar resultados diferentes se continua fazendo tudo igual. Nesse sentido, é importante ter referências de inovação, dentro e fora do nicho, para aguçar a criatividade. Para isso, saiba que, às vezes, é melhor se espelhar em poucos e bons exemplos do que na maioria, que nem sempre é modelo de sucesso. 

Selecione cinco dos seus principais concorrentes ou outras marcas que você acha interessante, podendo agregar algo para o seu público-alvo. Estudar as estratégias de superação em tempos de crise de mais negócios que o mencionado pode dificultar a filtragem. 

Contudo, isso não é motivo para ignorar outras referências ao seu redor. Pelo contrário, até conversas com amigos, música, podcast, novela, série de TV etc. podem inspirar você. Logo, tenha atenção aos sinais de que é preciso mudar alguma conduta ou política. 

Por exemplo, clientes, fornecedores e colaboradores precisam ser ouvidos e podem ter recados importantes. Afinal, eles têm visões diferentes da sua e tendem a ter propriedade ao apresentar pontos negativos e positivos, e ao sugerir melhorar. 

3. Ponha tudo na ponta do lápis

Não leve ao pé da letra: se não tiver lápis e papel, um bom software ou sistema online de gestão financeira pode ajudar e até trazer mais praticidade e facilidade no gerenciamento do negócio. Isso porque é importante calcular receitas, despesas, impostos, gastos trabalhistas, compra de matéria-prima, aluguel do ponto, entre outras questões.

Organizar todas essas informações sem auxílio da tecnologia pode ser mais difícil, necessitar de refações e ter chances de erro. Isso é perigoso porque a gestão financeira é como o coração de um ser vivo, responsável por enviar nutrientes para garantir a sobrevivência das demais áreas do corpo.

Outra recomendação relacionada é não mensurar somente o seu caixa. Então, pense nos cortes de custos que podem aumentar sua margem de contribuição sem prejudicar a qualidade do produto e do serviço. Deixar de comprar ingredientes caros e com pouca saída é uma das estratégias.

De todo modo, o seu foco precisa ser em economizar para prosperar. Assim, mapeie onde pode ter gastos desnecessários e que não trazem retorno ao negócio. São esses que devem ser cortados em tempos de crise, para que outros setores consigam se manter.

4. Aumente sua produtividade

Nem todos os cortes de custos imediatos valem a pena a médio e longo prazos, e ajudam a superar tempos de crise. Por exemplo, cortar verbas para o setor de marketing e publicidade interfere na divulgação da sua empresa e na relação com a clientela. Logo, é mais difícil atrair, fidelizar e transformar o público em advogado da marca, essencial em períodos de instabilidade.

Além disso, negligenciar outras questões, como a escolha entre o uso da lenha ou um forno a gás como matriz energética, pode provocar dores de cabeça difíceis de prever e remediar. Então, avalie os prós e contras de cada opção e prefira produtos e serviços oferecidos por empresas confiáveis e com soluções práticas.

Isso porque essas características devem aumentar a sua produtividade e manter o padrão de qualidade das pizzas, descomplicando o seu dia a dia e prevenindo problemas. Alcançar esse objetivo previne e ajuda na sobrevivência em tempos de crise.

5. Participe de eventos da sua área

Participar de eventos da área é uma maneira de conhecer outros profissionais que vivem desafios similares aos seus. Assim, fica mais fácil ter referências de estratégia e superação de crise para implementar na pizzaria. 

6. Tenha mentores

Os mentores são profissionais aliados ao desenvolvimento profissional de gestores de negócio, como pizzarias. É como um professor que guia os alunos nas disciplinas para que eles tenham maior compreensão dos conteúdos.

Sozinhos, eles podem até estudar e aprender muita coisa. No entanto, a confiança e a expertise que o docente pode passar não são substituíveis.

Além disso, a mentoria é uma estratégia para minimizar erros. Afinal, no mundo dos negócios, errar pode eliminar o direito à segunda chance. Por exemplo, imagine que você não efetua a gestão de estoque como deveria e a sua pizzaria ficou sem matérias-primas para fazer pizza justo no dia do rodízio.

Então, é natural que a clientela se decepcione com a experiência frustrante, troque o seu estabelecimento pela concorrência e não retorne. Em situações ainda mais delicadas, o público pode compartilhar o acontecimento com outras pessoas, virtual ou presencialmente, e atrapalhar a retenção de consumidores.

Esse é um dos motivos que esclarecem a relevância de um mentor para driblar tempos de crise. Além disso, considere que esse profissional proporciona um olhar externo sobre o seu negócio, que pode não ser visto por você.

7. Planeje reformas no ambiente

Mudanças na estrutura física da pizzaria também são úteis para superar tempos de crise no negócio. Isso porque não basta oferecer pizzas saborosas e preços acessíveis, conforme o seu público-alvo.

Se a sua marca funciona presencialmente, o local precisa ser agradável, especialmente, porque esse alimento costuma ser associado a confraternização com familiares, amigos e até encontros amorosos. Diante disso, é natural priorizar espaços mais aconchegantes.

Nesse sentido, por melhor que já seja a estrutura atual, anunciar reformas no ambiente costuma causar burburinho. Isso eleva a popularidade e estimula a curiosidade do público em visitar o espaço para tirar suas próprias conclusões.

É nesse momento que você deve colocar em prática estratégias de fidelização, para que as pessoas retornem e falem bem do estabelecimento. Por exemplo, já pensou em deixar a sua pizzaria mais ‘’instagramável’’?

Esse conceito consiste no desenvolvimento de espaços pensados em incentivar o público a registrá-los para publicar nas redes sociais, com destaque para o Instagram. Já reparou que alguns estabelecimentos têm o @ do perfil nas mídias digitais fazendo parte da decoração?

Ainda, alguns espaços têm áreas específicas para tirar fotos. Nelas, a identidade do estabelecimento é impressa para que os usuários batam o olho e já reconheçam, ou façam isso porque viram o @ no fundo da fotografia. Diante disso, a possibilidade de tirar fotos nesses locais pode ser um gatilho a mais para visitar a pizzaria.

8. Escute o cliente e mude quando necessário

Construir um canal aberto e ter os pés no chão para ouvir, respeitar e, quando necessário, acatar as sugestões dos clientes, pode prevenir crises.

Por exemplo, o seu delivery recebe reclamações frequentes relacionadas a demora na entrega, mas nada é feito para mudar esse cenário. Afinal, você continua no lucro e não param de chegar pedidos de refeição. Isso sinaliza que a qualidade da pizza e até outras questões podem ser positivas e superiores à entrega.

No entanto, imagine um cenário em que a sua pizzaria precisa atuar majoritariamente por delivery. O constante atraso nas entregas, somado com o aumento nas demandas, pode intensificar a insatisfação do público. 

Isso deve resultar em cancelamentos, mais feedbacks negativos nas avaliações (afastando possíveis interessados) e em consumidores que não buscam a sua marca novamente. Em outras palavras, ao não combater um problema já alertado pelos clientes, ele pode se agravar e gerar uma crise.

Além disso, a negligência com o feedback do público sinaliza que a sua pizzaria não se importa suficientemente com ele. Ao considerar que o consumidor 5.0 elevou o nível de impaciência e exigência, essa situação tende a ser ainda mais delicada e elevar as chances de você ser trocado por estabelecimentos que valorizem os clientes.

9. Revise todo o seu negócio

Ao longo da leitura, listamos diversas dicas e informações para você colocar em prática e desenvolver uma melhor gestão do negócio em tempos de crise. Então, é importante revisar todas essas práticas periodicamente para se certificar que elas estão sendo bem implementadas.

Enxergue essa abordagem como uma reciclagem da sua gestão, para que ela se mantenha alinhada com os objetivos e as demandas da empresa. Isso porque o dinamismo do mundo altera as necessidades dos consumidores frequentemente. 

Logo, é importante garantir que você tem os recursos, a expertise e a habilidade necessária para lidar com as transformações e satisfazer a clientela. Caso contrário, novos tempos de crise devem surgir, e você terá dificuldade para lidar e driblá-las, já que passou um período por fora das mudanças do mundo.

Então, entendeu como manter a sua empresa lucrativa mesmo em tempos de crise? É importante ficar de olho nas dicas e informações fornecidas. Afinal, instabilidades no mundo dos negócios são muito comuns, o que se reflete em inflação, problemas com produtos, gestação ineficiente etc.

Essas informações foram úteis? Então, aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a ficarem bem-informadas sobre o tema!

Por Redação