Público-alvo de restaurante: saiba como descobrir

Você sabe qual é o público-alvo do seu restaurante? Entender esse aspecto...

Você sabe qual é o público-alvo do seu restaurante? Entender esse aspecto é essencial para conseguir atrair clientes, alavancar as vendas, o faturamento e expandir o seu negócio de forma saudável.

Afinal, não é possível agradar a todos de uma vez no ramo gastronômico, então, é preciso identificar as pessoas que apresentam características, desejos e necessidades comuns e que podem ser atendidas com os produtos e serviços ofertados pelo seu estabelecimento.

Além disso, deixar de definir o seu público-alvo de maneira adequada pode gerar prejuízos para o negócio. Para evitar que isso aconteça, elaboramos este conteúdo com algumas dicas de como ter sucesso nessa missão. Confira!

O que é público-alvo?

São os consumidores que o restaurante pretende atender com os seus produtos e serviços. Essa identificação é uma etapa fundamental, já que esses indivíduos apresentam características em comum com o que identifica o estabelecimento no mercado e para quem ele direciona as suas campanhas de marketing e estratégias.

Qual a importância?

Entender sobre o público para o qual o modelo de negócio se destina é essencial para ter mais precisão e assertividade no desenvolvimento de táticas e soluções.

Ter em mente quem são essas pessoas ajuda a empresa no momento de criar as suas ações de marketing e escolher os canais mais apropriados para levar uma mensagem aos clientes com quem pretende fechar negócio e fidelizar.

Por exemplo, dependendo de quem você deseja alcançar, os preços mais elevados podem afastar potenciais consumidores. Da mesma maneira, valores muitos baratos podem levar ao entendimento de que a comida oferecida não é tão boa.

Dessa forma, estabelecer o público-alvo é importante para que o seu negócio não perca tempo e nem recursos tentando chamar a atenção de clientes que não têm nada a ver com a proposta de valor da marca.

Outro ponto é que entender as necessidades, os desejos, os hábitos de consumo e as demandas simplifica a manutenção de um relacionamento de confiança e duradouro com os consumidores.

Como definir o público-alvo do seu restaurante?

Existem algumas dicas que podem ser aplicadas para entender melhor qual é o tipo de público do seu restaurante. Veja quais são!

Entenda o seu negócio

Antes de tentar descobrir qual é o público-alvo do seu restaurante, é essencial compreender totalmente o que ele é. Isso significa que é preciso saber quais são os produtos, os serviços, os objetivos e as metas do seu estabelecimento.

Realize pesquisas de mercado

É fundamental também conhecer o mercado gastronômico em que vai atuar e entender os consumidores, identificando os seus hábitos de consumo e como se comportam, bem como as suas demandas.

As pesquisas de mercado são ferramentas interessantes para esse fim. Isso porque você pode trabalhar com dados e informações já usados por outras empresas, associações profissionais e institutos, por exemplo. Mas também pode utilizar outros mecanismos, como questionários e entrevistas realizados com os consumidores.

Avalie a localização

A localização é outro aspecto relevante para estipular o tipo de cliente que o seu estabelecimento vai atrair. É preciso considerar o que há em volta, como tipos de negócios, pessoas que passam pelas ruas e que podem, eventualmente, ir ao restaurante etc.

Por exemplo, se você está em uma área comercial, sabe que vai atrair mais funcionários das empresas próximas. Então, avalie o que há na região, em que o ponto está, e veja como isso influencia nas vendas. Em seguida, planeje estratégias e implemente o que estiver à disposição para agradar aos clientes.

Leve os preços em consideração

Os preços cobrados também vão impactar o tipo de clientela que o estabelecimento atrai. Por exemplo, as famílias de classe baixa ou média não vão sair para almoçar ou jantar em um restaurante que cobra preços altos. Então, o valor cobrado precisa ser compatível com o que as pessoas estão dispostas a pagar.

Ao entender qual é o público-alvo do seu negócio, fica mais fácil determinar o valor mais adequado, considerando a qualidade dos produtos e serviços e o que as pessoas que vão frequentar o local podem pagar, o que é indispensável para criar um cardápio de acordo e atrativo.

Invista no ambiente

O ambiente é outra questão de peso nesse processo, já que ele é capaz de atrair um público segmentado e que goste daquele estilo. Sendo assim, crie um local atrativo e especial, que realmente apresente a cara do negócio.

Mas tenha cuidado para não perder a identidade, ou seja, a estrutura precisa ser algo de que você goste e que esteja alinhado com a marca.

Analise o conceito

O conceito precisa atender aos interesses dos consumidores que você pretende atrair. Por exemplo, se busca pessoas mais jovens, que estão procurando se divertir e relaxar, uma estrutura completa, com um cardápio casual, música ao vivo, televisão e um ar semelhante a um pub tem maiores chances de atrair esses clientes.

O intuito é focar em um grupo de indivíduos em vez de tentar agradar a todos, o que é praticamente impossível. Tenha o público-alvo como base, pois são eles que vão determinar o sucesso do seu restaurante.

Compreenda as necessidades dos clientes

É preciso salientar o quanto é significativo atender às necessidades dos clientes. Afinal, somente se eles se sentirem satisfeitos é que voltarão depois. Com o avanço da tecnologia, você pode utilizar várias ferramentas disponíveis no mercado para agregar praticidade e comodidade ao seu serviço.

Entre as soluções que podem ser aplicadas no ramo da gastronomia e que podem gerar benefícios tanto para os estabelecimentos quanto para os clientes estão a comanda eletrônica, o pagamento on-line, o cardápio com QR Code na mesa e a fila de espera digital, por exemplo.

Além disso, também é necessário ressaltar a relevância de contar com o fornecimento ideal da estrutura de gás para otimizar o funcionamento do serviço executado e garantir a qualidade nos atendimentos e a segurança do local.

Conseguiu entender a importância de identificar o público-alvo do seu restaurante? Então, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática e, com isso, entender quais são os consumidores ideais e que se identificam com o seu estabelecimento.

Este artigo foi útil para você? Aproveite a sua visita no blog para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de vários temas. Assine também a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos na sua caixa de e-mail.

Por Redação

Público-alvo de restaurante: saiba como descobrir

Você sabe qual é o público-alvo do seu restaurante? Entender esse aspecto...
6 min

Você sabe qual é o público-alvo do seu restaurante? Entender esse aspecto é essencial para conseguir atrair clientes, alavancar as vendas, o faturamento e expandir o seu negócio de forma saudável.

Afinal, não é possível agradar a todos de uma vez no ramo gastronômico, então, é preciso identificar as pessoas que apresentam características, desejos e necessidades comuns e que podem ser atendidas com os produtos e serviços ofertados pelo seu estabelecimento.

Além disso, deixar de definir o seu público-alvo de maneira adequada pode gerar prejuízos para o negócio. Para evitar que isso aconteça, elaboramos este conteúdo com algumas dicas de como ter sucesso nessa missão. Confira!

O que é público-alvo?

São os consumidores que o restaurante pretende atender com os seus produtos e serviços. Essa identificação é uma etapa fundamental, já que esses indivíduos apresentam características em comum com o que identifica o estabelecimento no mercado e para quem ele direciona as suas campanhas de marketing e estratégias.

Qual a importância?

Entender sobre o público para o qual o modelo de negócio se destina é essencial para ter mais precisão e assertividade no desenvolvimento de táticas e soluções.

Ter em mente quem são essas pessoas ajuda a empresa no momento de criar as suas ações de marketing e escolher os canais mais apropriados para levar uma mensagem aos clientes com quem pretende fechar negócio e fidelizar.

Por exemplo, dependendo de quem você deseja alcançar, os preços mais elevados podem afastar potenciais consumidores. Da mesma maneira, valores muitos baratos podem levar ao entendimento de que a comida oferecida não é tão boa.

Dessa forma, estabelecer o público-alvo é importante para que o seu negócio não perca tempo e nem recursos tentando chamar a atenção de clientes que não têm nada a ver com a proposta de valor da marca.

Outro ponto é que entender as necessidades, os desejos, os hábitos de consumo e as demandas simplifica a manutenção de um relacionamento de confiança e duradouro com os consumidores.

Como definir o público-alvo do seu restaurante?

Existem algumas dicas que podem ser aplicadas para entender melhor qual é o tipo de público do seu restaurante. Veja quais são!

Entenda o seu negócio

Antes de tentar descobrir qual é o público-alvo do seu restaurante, é essencial compreender totalmente o que ele é. Isso significa que é preciso saber quais são os produtos, os serviços, os objetivos e as metas do seu estabelecimento.

Realize pesquisas de mercado

É fundamental também conhecer o mercado gastronômico em que vai atuar e entender os consumidores, identificando os seus hábitos de consumo e como se comportam, bem como as suas demandas.

As pesquisas de mercado são ferramentas interessantes para esse fim. Isso porque você pode trabalhar com dados e informações já usados por outras empresas, associações profissionais e institutos, por exemplo. Mas também pode utilizar outros mecanismos, como questionários e entrevistas realizados com os consumidores.

Avalie a localização

A localização é outro aspecto relevante para estipular o tipo de cliente que o seu estabelecimento vai atrair. É preciso considerar o que há em volta, como tipos de negócios, pessoas que passam pelas ruas e que podem, eventualmente, ir ao restaurante etc.

Por exemplo, se você está em uma área comercial, sabe que vai atrair mais funcionários das empresas próximas. Então, avalie o que há na região, em que o ponto está, e veja como isso influencia nas vendas. Em seguida, planeje estratégias e implemente o que estiver à disposição para agradar aos clientes.

Leve os preços em consideração

Os preços cobrados também vão impactar o tipo de clientela que o estabelecimento atrai. Por exemplo, as famílias de classe baixa ou média não vão sair para almoçar ou jantar em um restaurante que cobra preços altos. Então, o valor cobrado precisa ser compatível com o que as pessoas estão dispostas a pagar.

Ao entender qual é o público-alvo do seu negócio, fica mais fácil determinar o valor mais adequado, considerando a qualidade dos produtos e serviços e o que as pessoas que vão frequentar o local podem pagar, o que é indispensável para criar um cardápio de acordo e atrativo.

Invista no ambiente

O ambiente é outra questão de peso nesse processo, já que ele é capaz de atrair um público segmentado e que goste daquele estilo. Sendo assim, crie um local atrativo e especial, que realmente apresente a cara do negócio.

Mas tenha cuidado para não perder a identidade, ou seja, a estrutura precisa ser algo de que você goste e que esteja alinhado com a marca.

Analise o conceito

O conceito precisa atender aos interesses dos consumidores que você pretende atrair. Por exemplo, se busca pessoas mais jovens, que estão procurando se divertir e relaxar, uma estrutura completa, com um cardápio casual, música ao vivo, televisão e um ar semelhante a um pub tem maiores chances de atrair esses clientes.

O intuito é focar em um grupo de indivíduos em vez de tentar agradar a todos, o que é praticamente impossível. Tenha o público-alvo como base, pois são eles que vão determinar o sucesso do seu restaurante.

Compreenda as necessidades dos clientes

É preciso salientar o quanto é significativo atender às necessidades dos clientes. Afinal, somente se eles se sentirem satisfeitos é que voltarão depois. Com o avanço da tecnologia, você pode utilizar várias ferramentas disponíveis no mercado para agregar praticidade e comodidade ao seu serviço.

Entre as soluções que podem ser aplicadas no ramo da gastronomia e que podem gerar benefícios tanto para os estabelecimentos quanto para os clientes estão a comanda eletrônica, o pagamento on-line, o cardápio com QR Code na mesa e a fila de espera digital, por exemplo.

Além disso, também é necessário ressaltar a relevância de contar com o fornecimento ideal da estrutura de gás para otimizar o funcionamento do serviço executado e garantir a qualidade nos atendimentos e a segurança do local.

Conseguiu entender a importância de identificar o público-alvo do seu restaurante? Então, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática e, com isso, entender quais são os consumidores ideais e que se identificam com o seu estabelecimento.

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