Restaurante fitness: saiba como montar o seu!

Você quer ter um restaurante fitness? Então confira o nosso artigo e saiba por onde começar a montar o seu!

Abrir um empreendimento requer bastante estudo sobre as tendências do ramo em que você pretende atuar — e com o mercado gastronômico não é diferente. Afinal, é fundamental acompanhar os padrões de consumo da sociedade e como eles impactam na alimentação, principalmente naquela feita fora de casa.

Um bom exemplo de tendência que chegou para ficar é o restaurante fitness, que mescla hábitos alimentares com estilo de vida saudável.

Você já ouviu falar no termo? Neste post, vamos explicar como funciona esse segmento e como montar um restaurante fitness para atrair mais clientes e fidelizá-los. Confira!

O que são restaurantes fitness?

Restaurantes fitness são estabelecimentos voltados para o público que busca manter uma alimentação mais controlada para fins nutricionais, estéticos e, principalmente, para maximizar os resultados de diferentes práticas de atividades físicas. Por isso, o cardápio desses espaços contam com características bem específicas.

Por exemplo, eles oferecem opções de alimentos com uma maior quantidade de proteína, menos calorias e utilizam vários ingredientes naturais e orgânicos. Além disso, eles podem ir além e disponibilizarem linhas de pratos ou mesmo menus completos que são vegetarianos ou veganos.

Por que os restaurantes fitness são tendência?

Os motivos para o sucesso dos restaurantes fitness são muito variados. Primeiro, as pessoas estão cada vez mais interessadas em hábitos de vida saudáveis, o que inclui a alimentação. Afinal, o ato de comer não se resume apenas em saciar a fome.

Ele é fundamental para o correto funcionamento do corpo, da disposição, da construção muscular, do funcionamento cerebral e, em particular, da imunidade — mecanismo responsável por combater diversos tipos de doenças e infecções.

Além disso, outros problemas podem surgir quando você não se alimenta direito. É o caso da desnutrição, desidratação, perda excessiva de peso (que leva a um quadro de anorexia), sobrepeso e obesidade.

Esse último, em específico, como demonstra o panorama da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, já é um problema grave em escala nacional. Para você ter uma ideia, 19,8% da população do país sofre com a obesidade.

Em paralelo, há o movimento fitness que propõe mudanças no estilo de vida das pessoas, tornando-as mais ativas, engajadas com o exercício físico e com uma alimentação mais saudável. Por consequência, todos esses fatores se refletem na melhora da saúde mental, no equilíbrio emocional e no ganho de produtividade no trabalho, por exemplo.

Nos últimos anos, muitos influenciadores digitais passaram a aderir a um estilo de vida fitness e a produzir conteúdos na internet sobre o assunto. Com isso, as empresas perceberam a chance de serem pioneiras em um novo nicho do mercado que foi se ampliando com o tempo. Atualmente, já é um setor bem consolidado, com alto potencial de retenção de público.

É importante lembrar que esse processo não ocorreu somente na área gastronômica, mas também na moda, no ramo esportivo e de academias, nas redes de estética e beleza, na indústria farmacêutica etc. É por essa razão que o setor fitness só tende a aumentar no futuro, já que todos esses ramos se conectam e se promovem mutuamente.

Como montar um restaurante fitness?

Se você deseja montar um restaurante fitness do zero, não deixe de conferir os próximos tópicos. Reunimos dicas que serão muito importantes para você ingressar nesse mercado, dar evidência à sua marca e atrair clientes de forma contínua e crescente. Confira!

Planeje o branding do negócio

O primeiro passo consiste em planejar o branding do seu restaurante. Ou seja, a criação da marca, não apenas a identidade visual, mas também a parte organizacional. Isso inclui entender qual é o propósito e os valores do restaurante, os seus diferenciais competitivos, qual voz a comunicação institucional terá, como o marketing se posicionará no offline e no online, entre outros.

Estude o seu público-alvo

Uma vez feita a marca e o nome para restaurante fitness, chegou o momento de você pensar no seu público-alvo. Nesse caso, estude qual é o perfil de gastos deles com alimentação, quais marcas são as preferidas, quais os hábitos fitness ele adota na rotina, quais são as demandas nutricionais etc.

Conhecer o seu público-alvo é essencial não só para desenvolver ações de marketing do seu negócio, mas também para estruturar o funcionamento do espaço para uma experiência de consumo que ajude a viralizar o empreendimento e a fidelizar os consumidores.

Monte um cardápio versátil

O próximo passo consiste em montar o menu do restaurante fitness. Essa etapa pode contar com o profissional de nutrição ou gastronomia que deverá assumir a cozinha do estabelecimento.

Essa etapa é importante para que os profissionais, em conjunto, pensem em opções versáteis para os diferentes horários de funcionamento. Além disso, é necessário ter insumos e temperos com um bom custo-benefício, contar com um preparo simplificado e que possibilitem redução de resíduos e maior aproveitamento de alimentos.

Afinal, tudo isso impacta o custo de produção dos pratos e, por consequência, o valor repassado para o cliente final — independentemente se ele consome as refeições de maneira presencial ou por delivery.

Escolha com atenção o local do estabelecimento

Por fim, avalie qual será o ramo em que o seu estabelecimento atuará. É importante que você considere não apenas a estrutura da cozinha e do espaço de recepção dos clientes, mas também a localidade como um todo.

Isso envolve, por exemplo, conhecer se há outros restaurantes concorrentes por perto, o quão comercial é o bairro escolhido, se existem marcas fitness na região com as quais você possa fazer parceria de divulgação, quais são os acessos do público ao espaço (considerando o transporte público da cidade) etc.

Como você viu, a abertura de um restaurante fitness envolve desde a concepção da marca até a escolha do ramo de atuação e o tipo de infraestrutura que ele proporciona. Portanto, siga as nossas sugestões e tenha um abastecimento adequado de gás para a cozinha. Com isso, é possível reduzir despesas e aumentar a eficiência do seu estabelecimento.

Gostou de conhecer a tendência de restaurante fitness? Então siga as redes sociais da Ultragaz para ficar por dentro das novidades: Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube. Aproveite também para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos em primeira mão!

Por Redação

Restaurante fitness: saiba como montar o seu!

Você quer ter um restaurante fitness? Então confira o nosso artigo e saiba por onde começar a montar o seu!
6 min

Abrir um empreendimento requer bastante estudo sobre as tendências do ramo em que você pretende atuar — e com o mercado gastronômico não é diferente. Afinal, é fundamental acompanhar os padrões de consumo da sociedade e como eles impactam na alimentação, principalmente naquela feita fora de casa.

Um bom exemplo de tendência que chegou para ficar é o restaurante fitness, que mescla hábitos alimentares com estilo de vida saudável.

Você já ouviu falar no termo? Neste post, vamos explicar como funciona esse segmento e como montar um restaurante fitness para atrair mais clientes e fidelizá-los. Confira!

O que são restaurantes fitness?

Restaurantes fitness são estabelecimentos voltados para o público que busca manter uma alimentação mais controlada para fins nutricionais, estéticos e, principalmente, para maximizar os resultados de diferentes práticas de atividades físicas. Por isso, o cardápio desses espaços contam com características bem específicas.

Por exemplo, eles oferecem opções de alimentos com uma maior quantidade de proteína, menos calorias e utilizam vários ingredientes naturais e orgânicos. Além disso, eles podem ir além e disponibilizarem linhas de pratos ou mesmo menus completos que são vegetarianos ou veganos.

Por que os restaurantes fitness são tendência?

Os motivos para o sucesso dos restaurantes fitness são muito variados. Primeiro, as pessoas estão cada vez mais interessadas em hábitos de vida saudáveis, o que inclui a alimentação. Afinal, o ato de comer não se resume apenas em saciar a fome.

Ele é fundamental para o correto funcionamento do corpo, da disposição, da construção muscular, do funcionamento cerebral e, em particular, da imunidade — mecanismo responsável por combater diversos tipos de doenças e infecções.

Além disso, outros problemas podem surgir quando você não se alimenta direito. É o caso da desnutrição, desidratação, perda excessiva de peso (que leva a um quadro de anorexia), sobrepeso e obesidade.

Esse último, em específico, como demonstra o panorama da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, já é um problema grave em escala nacional. Para você ter uma ideia, 19,8% da população do país sofre com a obesidade.

Em paralelo, há o movimento fitness que propõe mudanças no estilo de vida das pessoas, tornando-as mais ativas, engajadas com o exercício físico e com uma alimentação mais saudável. Por consequência, todos esses fatores se refletem na melhora da saúde mental, no equilíbrio emocional e no ganho de produtividade no trabalho, por exemplo.

Nos últimos anos, muitos influenciadores digitais passaram a aderir a um estilo de vida fitness e a produzir conteúdos na internet sobre o assunto. Com isso, as empresas perceberam a chance de serem pioneiras em um novo nicho do mercado que foi se ampliando com o tempo. Atualmente, já é um setor bem consolidado, com alto potencial de retenção de público.

É importante lembrar que esse processo não ocorreu somente na área gastronômica, mas também na moda, no ramo esportivo e de academias, nas redes de estética e beleza, na indústria farmacêutica etc. É por essa razão que o setor fitness só tende a aumentar no futuro, já que todos esses ramos se conectam e se promovem mutuamente.

Como montar um restaurante fitness?

Se você deseja montar um restaurante fitness do zero, não deixe de conferir os próximos tópicos. Reunimos dicas que serão muito importantes para você ingressar nesse mercado, dar evidência à sua marca e atrair clientes de forma contínua e crescente. Confira!

Planeje o branding do negócio

O primeiro passo consiste em planejar o branding do seu restaurante. Ou seja, a criação da marca, não apenas a identidade visual, mas também a parte organizacional. Isso inclui entender qual é o propósito e os valores do restaurante, os seus diferenciais competitivos, qual voz a comunicação institucional terá, como o marketing se posicionará no offline e no online, entre outros.

Estude o seu público-alvo

Uma vez feita a marca e o nome para restaurante fitness, chegou o momento de você pensar no seu público-alvo. Nesse caso, estude qual é o perfil de gastos deles com alimentação, quais marcas são as preferidas, quais os hábitos fitness ele adota na rotina, quais são as demandas nutricionais etc.

Conhecer o seu público-alvo é essencial não só para desenvolver ações de marketing do seu negócio, mas também para estruturar o funcionamento do espaço para uma experiência de consumo que ajude a viralizar o empreendimento e a fidelizar os consumidores.

Monte um cardápio versátil

O próximo passo consiste em montar o menu do restaurante fitness. Essa etapa pode contar com o profissional de nutrição ou gastronomia que deverá assumir a cozinha do estabelecimento.

Essa etapa é importante para que os profissionais, em conjunto, pensem em opções versáteis para os diferentes horários de funcionamento. Além disso, é necessário ter insumos e temperos com um bom custo-benefício, contar com um preparo simplificado e que possibilitem redução de resíduos e maior aproveitamento de alimentos.

Afinal, tudo isso impacta o custo de produção dos pratos e, por consequência, o valor repassado para o cliente final — independentemente se ele consome as refeições de maneira presencial ou por delivery.

Escolha com atenção o local do estabelecimento

Por fim, avalie qual será o ramo em que o seu estabelecimento atuará. É importante que você considere não apenas a estrutura da cozinha e do espaço de recepção dos clientes, mas também a localidade como um todo.

Isso envolve, por exemplo, conhecer se há outros restaurantes concorrentes por perto, o quão comercial é o bairro escolhido, se existem marcas fitness na região com as quais você possa fazer parceria de divulgação, quais são os acessos do público ao espaço (considerando o transporte público da cidade) etc.

Como você viu, a abertura de um restaurante fitness envolve desde a concepção da marca até a escolha do ramo de atuação e o tipo de infraestrutura que ele proporciona. Portanto, siga as nossas sugestões e tenha um abastecimento adequado de gás para a cozinha. Com isso, é possível reduzir despesas e aumentar a eficiência do seu estabelecimento.

Gostou de conhecer a tendência de restaurante fitness? Então siga as redes sociais da Ultragaz para ficar por dentro das novidades: Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube. Aproveite também para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos em primeira mão!

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