Utilizar uma semente de soja de alto vigor aumenta a produtividade em mais de 10%, de acordo com estimativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Por isso, o ideal é que as operações de beneficiamento, entre elas o processo de secagem de sementes, não interfiram em suas características fisiológicas para não gerar perda de qualidade e consequente redução no valor de mercado.
É exatamente essa uma das principais preocupações da Ultragaz Secagem de Sementes – Soja, inovação tecnológica lançada pela Ultragaz para sementeiras, cooperativas e produtores. A solução inclui o fornecimento contínuo de GLP, insumo essencial no processo de secagem de semente, e o acesso a um sistema exclusivo de monitoramento e controle de temperatura, ventilação e umidade das sementes durante a secagem.
“O acompanhamento de todos esses parâmetros deixa o processo de secagem de semente mais preciso e consistente. Ajuda na tomada de decisão e minimiza os riscos de danos à semente e à sua capacidade de germinação”, explica D’Alessandro Catanzaro, consultor de desenvolvimento do segmento Agro da Ultragaz.
LEIA TAMBÉM: Secagem de sementes de soja: fatores que afetam a qualidade
Processo de secagem de sementes: algoritmo
A automação da Ultragaz conta com uma inteligência que responde aos dados coletados pelos sensores instalados nos secadores. cruzamento dos dados leva à emissão de sinais para a correta modulação dos queimadores — aplicando somente o calor necessário em cada etapa – ou para o encerramento do processo de secagem de semente, evitando que elas sofram danos em sua estrutura física por variações bruscas de temperatura ou que tenham seu desempenho comprometido em campo. Previsibilidade, controle e padrão são ganhos importantes dos processos tecnológicos em relação aos manuais.
As informações são transmitidas em tempo real para a plataforma web e podem ser acessadas pelo produtor em qualquer lugar. Dessa forma, é possível aproveitar melhor a mão de obra, sem que um colaborador tenha de ficar de plantão acompanhando o processo e interrompendo a secagem de tempos em tempos para verificar manualmente temperatura e umidade da semente.
BAIXE GRÁTIS O GUIA: Vantagens do uso da tecnologia no processo de secagem de sementes de soja
Processo de secagem de sementes: estatísticas
A comparação entre o período pré e pós-uso da Ultragaz Secagem de Sementes de Soja em clientes indica que a solução traz redução de 5% na taxa de quebra da semente de soja. Traz também economia no consumo de gás. Isso porque sua aplicação passa a ser mais criteriosa, com calor entrando em maior ou menor intensidade em cada fase, conforme a demanda, e não mais de maneira uniforme ao longo de todo o processo.
Mauro Lenz, engenheiro eletricista da QualyAgro, parceira técnica da Ultragaz no desenvolvimento da solução, estima que a adoção dessa tecnologia leve a uma redução de até 30% no custo final do processo de secagem de semente.
Performance x eficiência energética
Ciente de que os prazos de entrega dos produtores podem variar a cada safra, considerando clima, condições da colheita, volume produzido e quantidade de clientes, a Ultragaz Secagem de Sementes – Soja conta com dois modos de operação. Eles podem ser facilmente alterados conforme a necessidade do momento.
Se há pressa para concluir o processo de secagem de semente, o operador ativa o modo “máxima performance”, que tem menor tempo de duração, mas maior consumo de gás. Quando a urgência não é tão grande, é possível acionar o modo “eficiência energética”, com tempo de secagem padrão e consumo do energético otimizado.
Solicite agora mesmo uma visita da nossa equipe até o local para tirar todas as suas dúvidas e checar a viabilidade de instalação da solução. A Ultragaz Secagem de Sementes de Soja inclui o fornecimento contínuo de GLP para a sua operação, com abastecimento automático e programado, e assistência técnica 24 horas por dia.