A gastronomia, assim como em outras áreas, está sempre mudando. Constantemente, diversas tendências surgem e, para que o bar ou restaurante se adéque a essas novidades, é importante conhecer cada uma delas.
Assim, ficar atento às novas tendências da gastronomia é uma forma interessante de estar sempre à frente da concorrência. Além disso, é possível implementar na rotina do seu negócio algumas estratégias que são exatamente o que os seus clientes precisam e gostariam de ter acesso.
Então, quais são as tendências gastronômicas em 2024? Pensando nessa dúvida, preparamos este conteúdo para apresentar as principais novidades do setor. Acompanhe a leitura!
Como está a gastronomia na atualidade?
A gastronomia vive uma grande revolução nos últimos anos. Se ela sempre foi valorizada e vista como uma forma de expressão cultural e artística, hoje isso foi alçado a um novo nível.
A expansão das redes sociais, a facilidade de acesso à informação e a popularização de programas com a temática, fazem com que as pessoas se sintam cada vez mais interessadas em experimentar novos sabores e tendências.
Por essa razão, investir em novidades é algo que todo e qualquer empreendedor do segmento deve fazer para se manter ativo e em posição de destaque no mercado. Permanecer na mesmice faz com que os clientes busquem outros estabelecimentos para comer.
Uma dica é sempre fornecer uma experiência gastronômica única para a clientela. O ideal é que ela não envolva apenas o paladar, mas sim todos os sentidos. Por isso, investir em bons empratamentos e outras técnicas são fatores que nunca saem de moda.
Quais são as novas tendências na gastronomia?
Agora, chegou a hora de você saber quais são as tendências da gastronomia para o futuro. Confira!
Fusão de culturas
Uma das principais tendências da gastronomia é a fusão gastronômica. Por muito tempo, a cozinha era dividida em culinárias francesa, indiana, japonesa, italiana, tailandesa etc. Hoje, essa divisão ficou no passado e há uma busca pela mistura cultural.
Assim, sabores, ingredientes, técnicas e conhecimentos são compartilhados em prol da criação de pratos únicos e que trazem características pertencentes a duas ou mais culturas. Um exemplo é a culinária nikkei, que mescla elementos da comida peruana e japonesa.
Valorização dos ingredientes
Outra tendência importante é a valorização dos ingredientes e produtos locais, trazendo a força da cultura regional para os pratos criados. Nesse caso, um ponto que deve ser considerado é a sazonalidade.
A busca por ingredientes orgânicos e que sejam da estação é uma estratégia interessante para economizar, usar o que há de disponível no momento e, claro, diversificar a oferta de pratos oferecidos aos clientes.
Alimentação saudável e sustentável
A preocupação com o meio ambiente também é uma pauta cada vez mais valorizada no meio gastronômico. Assim, não é incomum observar a sustentabilidade aplicada à cozinha.
Seja nas embalagens, na realização de atividades no dia a dia do restaurante (como a redução do desperdício ou o uso integral dos alimentos), ou na própria concepção dos pratos (que podem trazer ingredientes que não agridem o meio ambiente e valorizam a produção local), essa é uma tendência para ficar atento nos próximos anos.
Alimentação vegana e vegetariana
Por falar em sustentabilidade, você sabia que abolir o consumo de carne ou reduzi-lo faz com que a nossa pegada ecológica diminua? Isso porque há uma grande economia no uso de recursos, como é o caso da água.
Sendo assim, outra tendência que cresce bastante (seja pela questão sustentável ou por outros motivos) é a alimentação vegetariana ou vegana. Investir nesse tipo de refeição é, sem dúvidas, um dos grandes caminhos para o sucesso.
Uso de técnicas modernas e tecnológicas
A gastronomia contemporânea se beneficia do uso de técnicas de culinária modernas, como a gastronomia molecular. Isso é feito com a utilização de equipamentos como sifões de espuma, que se tornam cada vez mais comuns.
Assim, há uma maior exploração de texturas, além da criação de apresentações visualmente impactantes. Outra vantagem é a reinvenção de pratos clássicos, criando releituras e desconstruções que atraem a clientela.
A utilização de equipamentos como sifões de espuma, nitrogênio líquido e aparelhos a vácuo tem se tornado comum em muitos restaurantes.
Imersão na cozinha
Por fim, outra tendência muito relevante é a questão da imersão. Ela está em tudo, e é claro que a cozinha não poderia ficar de fora!
Assim, os restaurantes, cada vez mais, investem em ambientes temáticos, que proporcionam uma imersão no universo da gastronomia. O mesmo é válido para jantares e outros detalhes que transportam o indivíduo para outro local enquanto se alimenta. É como viajar sem sair da cadeira!
Como implementá-las no restaurante?
Como vimos, existem diversas tendências na gastronomia. Mas como implementá-las no restaurante? Confira algumas dicas que fazem toda a diferença:
- invista em muita pesquisa sobre novas ideias e tendências. Esse processo pode ser feito ao acompanhar blogs, revistas especializadas, redes sociais entre outros;
- ofereça um cardápio variado, com opções diferenciadas e que respeitem aos mais diferentes tipos de características alimentares, incluindo as intolerâncias;
- valorize ingredientes locais e sazonais;
- estude sobre as diferentes técnicas de modernização da execução dos pratos;
- faça parceria com produtores locais, a fim de obter ingredientes frescos por um preço reduzido e com muita qualidade;
- invista no treinamento da equipe para que ela fique preparada para as novas tendências gastronômicas;
- evite os alimentos ultraprocessados e substitua-os por opções feitas na sua própria cozinha;
- crie pratos sem lactose, glúten ou outros ingredientes que atrapalham o consumo de quem tem intolerância a esses componentes;
- varie o cardápio com mais opções de oleaginosas, grãos, frutas, legumes e verduras, que atendem aos vegetarianos, veganos e pessoas que desejam reduzir o consumo de carne.
Gostou de conhecer as novas tendências da gastronomia e as suas características? Agora, é hora de você implementá-las em seu restaurante ou, ainda, descobrir quais delas são mais bem-vistas pelo seu público-alvo!
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