Nenhum empreendedor fica satisfeito quando a rotatividade do pessoal está alta. Geralmente, trata-se de uma situação que resulta em improdutividade e prejuízos financeiros. Afinal, a necessidade frequente de substituir os trabalhadores pode desmotivar o grupo, interferindo no ritmo de desenvolvimento das atividades.
Ou seja, não importa qual é o seu tipo de negócio: provavelmente, se há um alto índice de turnover, você quer reverter esse quadro. Neste post, vamos listar algumas dicas para reduzi-lo em um bar. Confira!
O que é turnover?
O “turnover” é uma palavra inglesa que significa “rotatividade”. O termo é usado para representar a saída e a entrada de funcionários em uma empresa. No Brasil, a taxa de rotatividade é considerada elevada e já se tornou um assunto bastante debatido.
Os motivos que a influenciam variam, incluindo a baixa qualificação dos profissionais e a dificuldade de adaptação ao trabalho. Diante de um índice alto, o estímulo ao treinamento diminui, já que não compensa investir em funcionários que tendem a permanecer por pouco tempo no negócio.
Logo, a alta rotatividade constitui um grave problema que deve ser solucionado pelo empreendedor de maneira rápida. O objetivo é minimizar os seus impactos, como veremos na sequência.
Quais são os impactos do turnover no seu bar?
A alta taxa de turnover pode causar prejuízos sérios ao orçamento de um bar. Afinal, é necessário gastar com demissões e com o recrutamento de novos funcionários. Além disso, é preciso investir em treinamentos e na integração dos novos trabalhadores com o estabelecimento.
No dia a dia, muitos clientes se familiarizam com determinado colaborador e gostam de ser atendidos por ele. Então, a mudança também pode afastar uma parcela da clientela ou diminuir a frequência com que ela vai ao bar.
Inclusive, outro ponto importante é que cada um tem o seu jeito próprio de ser e de fazer as coisas, o que pode despertar a simpatia — ou não — de determinados clientes. Há casos em que o afastamento de um funcionário pode causar a insatisfação dos frequentadores do estabelecimento. Dessa forma, ocorre também uma queda no faturamento.
Apesar de o bar ser um estabelecimento que, via de regra, não demanda muitos funcionários, é essencial reter os bons profissionais para melhorar a produtividade e manter o nível de excelência do atendimento.
Em geral, o quadro de pessoal desse tipo de negócio engloba os seguintes cargos: bartender ou mixologista, que prepara coquetéis e drinks, garçom e caixa. Em alguns locais que oferecem petiscos, há também o cozinheiro.
A quantidade de colaboradores dependerá do tamanho do estabelecimento e/ou do volume de clientes que frequentam o lugar. Afinal, um bar pode ser grande e ter pouco movimento. Por outro lado, um local menor pode ter uma movimentação bem significativa.
Quais ações tomar para evitar o turnover?
Neste tópico, vamos dar algumas dicas para evitar e diminuir a rotatividade dos funcionários que trabalham em bares. A seguir, veja algumas ideias que podem ser colocadas em prática!
1. Conte com um bom ambiente e um clima de trabalho positivo
É importante criar um ambiente de trabalho de qualidade para todos. Se, por um lado, a competitividade deve ser incentivada em um nível moderado, por outro, quando existe uma disputa não saudável entre os funcionários, o clima pode se tornar muito pesado e estressante.
Inclusive, a atmosfera pode ser difícil de ser suportada por alguns trabalhadores. Afinal, um espaço cheio de intrigas e fofocas é altamente nocivo para a saúde mental. Além disso, quando há privilégios para alguns colaboradores em detrimento de outros, a insatisfação tende a se generalizar.
A cobrança excessiva também contribui para criar um ambiente estressante para a equipe. O desenvolvimento de transtornos emocionais é muito comum nesse cenário, fazendo com que muitos funcionários deixem o trabalho na esperança de encontrar outro em que haja menos pressão.
Assédio moral, assédio sexual, estresse, bullying e sentimento de inferioridade são alguns dos principais problemas encontrados em locais desorganizados e nocivos. Portanto, o recomendável é agir na contramão disso tudo!
Ou seja, é preciso desenvolver um ambiente de qualidade, onde os funcionários se sintam valorizados e consigam manter um relacionamento harmonioso entre si. Nem sempre é fácil trabalhar em grupo, mas, nesse caso, é necessário.
Então, para ter sucesso nesse segmento, é importante saber manter bons níveis de tolerância e de flexibilidade sem, contudo, abrir mão do planejamento e da estipulação de prazos e de metas.
2. Ofereça benefícios além do salário
O bar deve manter uma política de benefícios que vá além da remuneração salarial. Nesse sentido, é importante analisar o mercado em busca de opções, como a disponibilização de um horário flexível de trabalho, a concessão de vale-cultura e de prêmios, o pagamento de comissões e bônus diversos etc.
3. Faça a gestão do banco de horas e das horas extras
Outra dica para reduzir o turnover é gerenciar corretamente o banco de horas e as horas extras. Dessa forma, haverá um controle rigoroso sobre a entrada e a saída dos funcionários, evitando que eles sejam lesados por falhas no cálculo das horas referentes à jornada de trabalho, especialmente das horas extras.
De modo geral, elas podem fazer uma grande diferença no final do mês na remuneração do trabalhador. Por isso, fazer o pagamento pontual de todas as horas trabalhadas ajudará a aumentar a satisfação do funcionário, deixando-o mais motivado.
4. Ofereça gratificações aos funcionários
Como dito, uma política de benefícios otimiza o nível de engajamento e aumenta a taxa de satisfação dos trabalhadores.
As gratificações são um elemento relevante dessa política de benefícios. Nesse caso, você pode oferecer adicionais, como gratificações por desempenho no mês, por tempo de casa, por alcance de metas estipuladas, por clientes atendidos, por coquetel ou drink vendido, entre outros.
5. Dê feedbacks aos profissionais
Outra forma de controlar o turnover é oferecendo feedbacks aos funcionários sobre o trabalho que desenvolvem. Nenhum colaborador gosta de ser corrigido em público, mas todos desejam (e precisam) saber como estão desempenhando as suas atividades. Os feedbacks contribuem muito para isso.
Na prática, é possível enviá-los, de forma privada, em uma plataforma online ou falar em particular com cada funcionário, apresentando os motivos pelos quais ele deve melhorar o seu rendimento e apontando as falhas cometidas.
O feedback também pode confirmar o bom desempenho do trabalhador, é claro. Então, faça elogios e ressalte a sua alta performance, estimulando a sua atuação.
6. Escute os profissionais
Da mesma forma que é fundamental passar feedbacks para os funcionários, também é necessário estar aberto aos comentários dos profissionais.
Eles podem passar dicas valiosas e apontar falhas e vantagens na gestão do estabelecimento. Assim, será possível identificar os pontos que devem ser corrigidos e melhorados, bem como os que devem ser mantidos.
O turnover é um dos grandes desafios que os negócios enfrentam. Assim, é importante desenvolver estratégias para lidar com esse problema no seu bar. Uma boa alternativa é começar colocando em prática as dicas listadas neste post, que o ajudarão nesse processo.
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